Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Bioética (online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000200018 |
Resumo: | O ensino médico brasileiro tem-se transformado para atender às demandas do modelo assistencial em saúde e à implementação do Sistema Único de Saúde, bem como formar profissionais com atuação generalista, capazes de prestar assistência integral e humanizada. A reforma curricular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, marco no ensino médico no estado, implantou o Eixo ético-humanístico do primeiro ao oitavo semestre do curso médico. Neste Eixo, diversas ferramentas são utilizadas no ensino da ética médica e bioética, inclusive literatura narrativa. A partir de observação empreendida no período de 2009 a 2012 este trabalho relata a experiência do referido Eixo com o uso dessa forma de literatura para o ensino médico. A literatura pode ser usada como ferramenta para viabilizar o debate sobre questões político-sociais, necessárias à formação do médico, e induzir reflexões sobre o sofrimento humano e as relações humanas imanentes à prática médica. |
id |
CFM-1_a03efbdbb3cd5c4bf9423bde549e5b7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-80422013000200018 |
network_acronym_str |
CFM-1 |
network_name_str |
Revista Bioética (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBAEducação médicaÉtica médicaBioéticaLiteraturaEnsinoMateriais de ensinoO ensino médico brasileiro tem-se transformado para atender às demandas do modelo assistencial em saúde e à implementação do Sistema Único de Saúde, bem como formar profissionais com atuação generalista, capazes de prestar assistência integral e humanizada. A reforma curricular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, marco no ensino médico no estado, implantou o Eixo ético-humanístico do primeiro ao oitavo semestre do curso médico. Neste Eixo, diversas ferramentas são utilizadas no ensino da ética médica e bioética, inclusive literatura narrativa. A partir de observação empreendida no período de 2009 a 2012 este trabalho relata a experiência do referido Eixo com o uso dessa forma de literatura para o ensino médico. A literatura pode ser usada como ferramenta para viabilizar o debate sobre questões político-sociais, necessárias à formação do médico, e induzir reflexões sobre o sofrimento humano e as relações humanas imanentes à prática médica.Conselho Federal de Medicina2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000200018Revista Bioética v.21 n.2 2013reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/S1983-80422013000200018info:eu-repo/semantics/openAccessNery Filho,AntônioLins,LilianeBatista,Cláudia BacelarVasconcelos,CamilaTorreão,LaraAndré,Sumaia BoaventuraJacobina,Ronaldo Ribeiropor2013-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422013000200018Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2013-10-17T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA |
title |
Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA |
spellingShingle |
Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA Nery Filho,Antônio Educação médica Ética médica Bioética Literatura Ensino Materiais de ensino |
title_short |
Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA |
title_full |
Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA |
title_fullStr |
Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA |
title_full_unstemmed |
Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA |
title_sort |
Bioética e literatura: relato de experiência do Eixo ético-humanístico FMB-UFBA |
author |
Nery Filho,Antônio |
author_facet |
Nery Filho,Antônio Lins,Liliane Batista,Cláudia Bacelar Vasconcelos,Camila Torreão,Lara André,Sumaia Boaventura Jacobina,Ronaldo Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Lins,Liliane Batista,Cláudia Bacelar Vasconcelos,Camila Torreão,Lara André,Sumaia Boaventura Jacobina,Ronaldo Ribeiro |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nery Filho,Antônio Lins,Liliane Batista,Cláudia Bacelar Vasconcelos,Camila Torreão,Lara André,Sumaia Boaventura Jacobina,Ronaldo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Ética médica Bioética Literatura Ensino Materiais de ensino |
topic |
Educação médica Ética médica Bioética Literatura Ensino Materiais de ensino |
description |
O ensino médico brasileiro tem-se transformado para atender às demandas do modelo assistencial em saúde e à implementação do Sistema Único de Saúde, bem como formar profissionais com atuação generalista, capazes de prestar assistência integral e humanizada. A reforma curricular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, marco no ensino médico no estado, implantou o Eixo ético-humanístico do primeiro ao oitavo semestre do curso médico. Neste Eixo, diversas ferramentas são utilizadas no ensino da ética médica e bioética, inclusive literatura narrativa. A partir de observação empreendida no período de 2009 a 2012 este trabalho relata a experiência do referido Eixo com o uso dessa forma de literatura para o ensino médico. A literatura pode ser usada como ferramenta para viabilizar o debate sobre questões político-sociais, necessárias à formação do médico, e induzir reflexões sobre o sofrimento humano e as relações humanas imanentes à prática médica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000200018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000200018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1983-80422013000200018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Bioética v.21 n.2 2013 reponame:Revista Bioética (online) instname:Conselho Federal de Medicina (CFM) instacron:CFM |
instname_str |
Conselho Federal de Medicina (CFM) |
instacron_str |
CFM |
institution |
CFM |
reponame_str |
Revista Bioética (online) |
collection |
Revista Bioética (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com |
_version_ |
1754122541932216320 |