Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200103 |
Resumo: | Resumo: Introdução: Vários autores têm mostrado a importância do ensino da ética na formação dos estudantes de Medicina. Em geral, a literatura tem relatado uma diminuição na sensibilidade ética dos estudantes ao longo da graduação em Medicina. Objetivos: O objetivo deste estudo foi medir a sensibilidade ética dos alunos de uma faculdade de Medicina. Método: Para a medida da sensibilidade ética foi selecionada uma amostra de 20 alunos de cada um dos seis anos de graduação, que responderam a um instrumento composto por quatro casos-vinheta. Resultados: Foi observado um aumento da sensibilidade ética dos alunos com a progressão dos anos da graduação, salvo uma pequena redução dos alunos do terceiro ano. Os alunos mais velhos mostraram maior sensibilidade ética. Não houve diferenças em relação a sexo e escolha de especialidades. Discussão: O aumento na sensibilidade ética contraria os dados da literatura. Pode haver uma associação entre maior sensibilidade ética e a estrutura curricular dessa faculdade, que enfatiza aspectos psicossociais ao longo da formação do estudante. Esses achados podem reforçar a proposta de que os currículos nas faculdades de Medicina incluam o estuda e a discussão de questões éticas durante a graduação. |
id |
ABEM-1_56ba4d294df7dc6175aa8e1560554196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022005000200103 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São PauloÉticaEducação MédicaHumanidadesResumo: Introdução: Vários autores têm mostrado a importância do ensino da ética na formação dos estudantes de Medicina. Em geral, a literatura tem relatado uma diminuição na sensibilidade ética dos estudantes ao longo da graduação em Medicina. Objetivos: O objetivo deste estudo foi medir a sensibilidade ética dos alunos de uma faculdade de Medicina. Método: Para a medida da sensibilidade ética foi selecionada uma amostra de 20 alunos de cada um dos seis anos de graduação, que responderam a um instrumento composto por quatro casos-vinheta. Resultados: Foi observado um aumento da sensibilidade ética dos alunos com a progressão dos anos da graduação, salvo uma pequena redução dos alunos do terceiro ano. Os alunos mais velhos mostraram maior sensibilidade ética. Não houve diferenças em relação a sexo e escolha de especialidades. Discussão: O aumento na sensibilidade ética contraria os dados da literatura. Pode haver uma associação entre maior sensibilidade ética e a estrutura curricular dessa faculdade, que enfatiza aspectos psicossociais ao longo da formação do estudante. Esses achados podem reforçar a proposta de que os currículos nas faculdades de Medicina incluam o estuda e a discussão de questões éticas durante a graduação.Associação Brasileira de Educação Médica2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200103Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.2 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.2-016info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Janaina Teixeira NunesMiranda,Daniel deMarcolino,José Alvaro MarquesMuñoz,Daniel Romeropor2020-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000200103Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-04-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
title |
Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
spellingShingle |
Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Silva,Janaina Teixeira Nunes Ética Educação Médica Humanidades |
title_short |
Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
title_full |
Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
title_fullStr |
Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
title_sort |
Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo |
author |
Silva,Janaina Teixeira Nunes |
author_facet |
Silva,Janaina Teixeira Nunes Miranda,Daniel de Marcolino,José Alvaro Marques Muñoz,Daniel Romero |
author_role |
author |
author2 |
Miranda,Daniel de Marcolino,José Alvaro Marques Muñoz,Daniel Romero |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Janaina Teixeira Nunes Miranda,Daniel de Marcolino,José Alvaro Marques Muñoz,Daniel Romero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Educação Médica Humanidades |
topic |
Ética Educação Médica Humanidades |
description |
Resumo: Introdução: Vários autores têm mostrado a importância do ensino da ética na formação dos estudantes de Medicina. Em geral, a literatura tem relatado uma diminuição na sensibilidade ética dos estudantes ao longo da graduação em Medicina. Objetivos: O objetivo deste estudo foi medir a sensibilidade ética dos alunos de uma faculdade de Medicina. Método: Para a medida da sensibilidade ética foi selecionada uma amostra de 20 alunos de cada um dos seis anos de graduação, que responderam a um instrumento composto por quatro casos-vinheta. Resultados: Foi observado um aumento da sensibilidade ética dos alunos com a progressão dos anos da graduação, salvo uma pequena redução dos alunos do terceiro ano. Os alunos mais velhos mostraram maior sensibilidade ética. Não houve diferenças em relação a sexo e escolha de especialidades. Discussão: O aumento na sensibilidade ética contraria os dados da literatura. Pode haver uma associação entre maior sensibilidade ética e a estrutura curricular dessa faculdade, que enfatiza aspectos psicossociais ao longo da formação do estudante. Esses achados podem reforçar a proposta de que os currículos nas faculdades de Medicina incluam o estuda e a discussão de questões éticas durante a graduação. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200103 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v29.2-016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.2 2005 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003468234752 |