Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Janaina Teixeira Nunes
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Miranda,Daniel de, Marcolino,José Alvaro Marques, Muñoz,Daniel Romero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200103
Resumo: Resumo: Introdução: Vários autores têm mostrado a importância do ensino da ética na formação dos estudantes de Medicina. Em geral, a literatura tem relatado uma diminuição na sensibilidade ética dos estudantes ao longo da graduação em Medicina. Objetivos: O objetivo deste estudo foi medir a sensibilidade ética dos alunos de uma faculdade de Medicina. Método: Para a medida da sensibilidade ética foi selecionada uma amostra de 20 alunos de cada um dos seis anos de graduação, que responderam a um instrumento composto por quatro casos-vinheta. Resultados: Foi observado um aumento da sensibilidade ética dos alunos com a progressão dos anos da graduação, salvo uma pequena redução dos alunos do terceiro ano. Os alunos mais velhos mostraram maior sensibilidade ética. Não houve diferenças em relação a sexo e escolha de especialidades. Discussão: O aumento na sensibilidade ética contraria os dados da literatura. Pode haver uma associação entre maior sensibilidade ética e a estrutura curricular dessa faculdade, que enfatiza aspectos psicossociais ao longo da formação do estudante. Esses achados podem reforçar a proposta de que os currículos nas faculdades de Medicina incluam o estuda e a discussão de questões éticas durante a graduação.
id ABEM-1_56ba4d294df7dc6175aa8e1560554196
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022005000200103
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São PauloÉticaEducação MédicaHumanidadesResumo: Introdução: Vários autores têm mostrado a importância do ensino da ética na formação dos estudantes de Medicina. Em geral, a literatura tem relatado uma diminuição na sensibilidade ética dos estudantes ao longo da graduação em Medicina. Objetivos: O objetivo deste estudo foi medir a sensibilidade ética dos alunos de uma faculdade de Medicina. Método: Para a medida da sensibilidade ética foi selecionada uma amostra de 20 alunos de cada um dos seis anos de graduação, que responderam a um instrumento composto por quatro casos-vinheta. Resultados: Foi observado um aumento da sensibilidade ética dos alunos com a progressão dos anos da graduação, salvo uma pequena redução dos alunos do terceiro ano. Os alunos mais velhos mostraram maior sensibilidade ética. Não houve diferenças em relação a sexo e escolha de especialidades. Discussão: O aumento na sensibilidade ética contraria os dados da literatura. Pode haver uma associação entre maior sensibilidade ética e a estrutura curricular dessa faculdade, que enfatiza aspectos psicossociais ao longo da formação do estudante. Esses achados podem reforçar a proposta de que os currículos nas faculdades de Medicina incluam o estuda e a discussão de questões éticas durante a graduação.Associação Brasileira de Educação Médica2005-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200103Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.2 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.2-016info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Janaina Teixeira NunesMiranda,Daniel deMarcolino,José Alvaro MarquesMuñoz,Daniel Romeropor2020-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000200103Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-04-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
title Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
spellingShingle Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Silva,Janaina Teixeira Nunes
Ética
Educação Médica
Humanidades
title_short Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
title_full Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
title_fullStr Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
title_full_unstemmed Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
title_sort Medida da Sensibilidade Ética em Estudantes da Medicina: um Estudo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
author Silva,Janaina Teixeira Nunes
author_facet Silva,Janaina Teixeira Nunes
Miranda,Daniel de
Marcolino,José Alvaro Marques
Muñoz,Daniel Romero
author_role author
author2 Miranda,Daniel de
Marcolino,José Alvaro Marques
Muñoz,Daniel Romero
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Janaina Teixeira Nunes
Miranda,Daniel de
Marcolino,José Alvaro Marques
Muñoz,Daniel Romero
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Educação Médica
Humanidades
topic Ética
Educação Médica
Humanidades
description Resumo: Introdução: Vários autores têm mostrado a importância do ensino da ética na formação dos estudantes de Medicina. Em geral, a literatura tem relatado uma diminuição na sensibilidade ética dos estudantes ao longo da graduação em Medicina. Objetivos: O objetivo deste estudo foi medir a sensibilidade ética dos alunos de uma faculdade de Medicina. Método: Para a medida da sensibilidade ética foi selecionada uma amostra de 20 alunos de cada um dos seis anos de graduação, que responderam a um instrumento composto por quatro casos-vinheta. Resultados: Foi observado um aumento da sensibilidade ética dos alunos com a progressão dos anos da graduação, salvo uma pequena redução dos alunos do terceiro ano. Os alunos mais velhos mostraram maior sensibilidade ética. Não houve diferenças em relação a sexo e escolha de especialidades. Discussão: O aumento na sensibilidade ética contraria os dados da literatura. Pode haver uma associação entre maior sensibilidade ética e a estrutura curricular dessa faculdade, que enfatiza aspectos psicossociais ao longo da formação do estudante. Esses achados podem reforçar a proposta de que os currículos nas faculdades de Medicina incluam o estuda e a discussão de questões éticas durante a graduação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200103
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v29.2-016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.2 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003468234752