Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro,Daniela Cristina Sensato
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva Júnior,José Udevanier Rebouças da, Matos,Loraine Correia Vieira, Pompeu,Margarida Maria de Lima, Dornelas,Conceição Aparecida
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300450
Resumo: RESUMO Objetivo Relatar a experiência da aplicação de material didático composto por catálogo com imagens macroscópicas e microscópicas, disponível em meio impresso e digital, acompanhado de coleções de lâminas, instrumento criado por alunos do mestrado e iniciação científica, focando a autonomia do aprendizado em Patologia Humana para os alunos da graduação. Métodos Foi elaborado um questionário para ser aplicado aos alunos, para avaliação de resultados alcançados pelo modelo criado, que será oferecido aos estudantes de diversos cursos que possuem a disciplina de Patologia Humana, oferecida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). O catálogo relata a história e evolução da doença de uma paciente com tuberculose sistêmica, suas manifestações clínicas, exames físicos e laboratoriais, além de achados de necropsia, com diferentes aspectos da resposta inflamatória. Resultados Os alunos que viveram esta experiência se manifestaram a favor da implantação da nova ferramenta como material didático da disciplina e sua manutenção nos laboratórios. Conclusão A inovação nas aulas é necessária, e este modelo surge como um material complementar para a melhoria e motivação das aulas práticas no tema proposto.
id ABEM-1_5991a199473889b06a921ec606561f79
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000300450
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFCPatologiaAprendizagemMotivaçãoEducação MédicaRESUMO Objetivo Relatar a experiência da aplicação de material didático composto por catálogo com imagens macroscópicas e microscópicas, disponível em meio impresso e digital, acompanhado de coleções de lâminas, instrumento criado por alunos do mestrado e iniciação científica, focando a autonomia do aprendizado em Patologia Humana para os alunos da graduação. Métodos Foi elaborado um questionário para ser aplicado aos alunos, para avaliação de resultados alcançados pelo modelo criado, que será oferecido aos estudantes de diversos cursos que possuem a disciplina de Patologia Humana, oferecida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). O catálogo relata a história e evolução da doença de uma paciente com tuberculose sistêmica, suas manifestações clínicas, exames físicos e laboratoriais, além de achados de necropsia, com diferentes aspectos da resposta inflamatória. Resultados Os alunos que viveram esta experiência se manifestaram a favor da implantação da nova ferramenta como material didático da disciplina e sua manutenção nos laboratórios. Conclusão A inovação nas aulas é necessária, e este modelo surge como um material complementar para a melhoria e motivação das aulas práticas no tema proposto.Associação Brasileira de Educação Médica2015-09-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300450Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.3 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n3e00042015info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro,Daniela Cristina SensatoSilva Júnior,José Udevanier Rebouças daMatos,Loraine Correia VieiraPompeu,Margarida Maria de LimaDornelas,Conceição Aparecidapor2016-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000300450Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-03-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC
title Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC
spellingShingle Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC
Monteiro,Daniela Cristina Sensato
Patologia
Aprendizagem
Motivação
Educação Médica
title_short Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC
title_full Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC
title_fullStr Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC
title_full_unstemmed Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC
title_sort Experiência Pedagógica em Patologia na Faculdade de Medicina da UFC
author Monteiro,Daniela Cristina Sensato
author_facet Monteiro,Daniela Cristina Sensato
Silva Júnior,José Udevanier Rebouças da
Matos,Loraine Correia Vieira
Pompeu,Margarida Maria de Lima
Dornelas,Conceição Aparecida
author_role author
author2 Silva Júnior,José Udevanier Rebouças da
Matos,Loraine Correia Vieira
Pompeu,Margarida Maria de Lima
Dornelas,Conceição Aparecida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro,Daniela Cristina Sensato
Silva Júnior,José Udevanier Rebouças da
Matos,Loraine Correia Vieira
Pompeu,Margarida Maria de Lima
Dornelas,Conceição Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Patologia
Aprendizagem
Motivação
Educação Médica
topic Patologia
Aprendizagem
Motivação
Educação Médica
description RESUMO Objetivo Relatar a experiência da aplicação de material didático composto por catálogo com imagens macroscópicas e microscópicas, disponível em meio impresso e digital, acompanhado de coleções de lâminas, instrumento criado por alunos do mestrado e iniciação científica, focando a autonomia do aprendizado em Patologia Humana para os alunos da graduação. Métodos Foi elaborado um questionário para ser aplicado aos alunos, para avaliação de resultados alcançados pelo modelo criado, que será oferecido aos estudantes de diversos cursos que possuem a disciplina de Patologia Humana, oferecida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). O catálogo relata a história e evolução da doença de uma paciente com tuberculose sistêmica, suas manifestações clínicas, exames físicos e laboratoriais, além de achados de necropsia, com diferentes aspectos da resposta inflamatória. Resultados Os alunos que viveram esta experiência se manifestaram a favor da implantação da nova ferramenta como material didático da disciplina e sua manutenção nos laboratórios. Conclusão A inovação nas aulas é necessária, e este modelo surge como um material complementar para a melhoria e motivação das aulas práticas no tema proposto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300450
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n3e00042015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.3 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006069751808