Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cotta,Rosângela Minardi Mitre, Oliveira,Marilda Siriani de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200011
Resumo: Sob a perspectiva do ensino e saúde, este trabalho analisa a discussão realizada durante o processo de formação de um grupo de tutores no fórum do curso de especialização em Ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de Saúde, no período de junho a agosto de 2005, promovido pelo Ministério da Saúde do Brasil, Fiocruz e Rede Unida, resultante do processamento do relato de prática, intitulado Quando a pergunta qualifica o olhar. O objetivo foi analisar a produção coletiva do fórum na discussão das seguintes questões, elaboradas pelo grupo durante o encontro presencial: Como se deu historicamente a construção do conceito de cuidado a partir dos diferentes saberes-profissões?; Como lidar com uma experiência focal (inovadora) de ensino-aprendizagem?; Como garantir a governabilidade-viabilidade inovadora no contexto da gestão? A questão de aprendizagem inicial foi: o que mudar para fazer a mudança? Utilizou-se como metodologia a técnica de interpretação qualitativa do discurso do sujeito coletivo, a partir do referencial teórico de Lefréve, Lefréve e Teixeira (2000).
id ABEM-1_59dd356b63f09122225fc2de75099f95
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000200011
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúdeConstrução coletivaAprendizagemMetodologiaSujeito coletivoCuidados de saúdePessoal e saúdeSob a perspectiva do ensino e saúde, este trabalho analisa a discussão realizada durante o processo de formação de um grupo de tutores no fórum do curso de especialização em Ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de Saúde, no período de junho a agosto de 2005, promovido pelo Ministério da Saúde do Brasil, Fiocruz e Rede Unida, resultante do processamento do relato de prática, intitulado Quando a pergunta qualifica o olhar. O objetivo foi analisar a produção coletiva do fórum na discussão das seguintes questões, elaboradas pelo grupo durante o encontro presencial: Como se deu historicamente a construção do conceito de cuidado a partir dos diferentes saberes-profissões?; Como lidar com uma experiência focal (inovadora) de ensino-aprendizagem?; Como garantir a governabilidade-viabilidade inovadora no contexto da gestão? A questão de aprendizagem inicial foi: o que mudar para fazer a mudança? Utilizou-se como metodologia a técnica de interpretação qualitativa do discurso do sujeito coletivo, a partir do referencial teórico de Lefréve, Lefréve e Teixeira (2000).Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200011Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200011info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Maria de Lourdes da Silva MarquesCotta,Rosângela Minardi MitreOliveira,Marilda Siriani depor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200011Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde
title Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde
spellingShingle Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Construção coletiva
Aprendizagem
Metodologia
Sujeito coletivo
Cuidados de saúde
Pessoal e saúde
title_short Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde
title_full Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde
title_fullStr Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde
title_full_unstemmed Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde
title_sort Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde
author Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
author_facet Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Oliveira,Marilda Siriani de
author_role author
author2 Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Oliveira,Marilda Siriani de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Oliveira,Marilda Siriani de
dc.subject.por.fl_str_mv Construção coletiva
Aprendizagem
Metodologia
Sujeito coletivo
Cuidados de saúde
Pessoal e saúde
topic Construção coletiva
Aprendizagem
Metodologia
Sujeito coletivo
Cuidados de saúde
Pessoal e saúde
description Sob a perspectiva do ensino e saúde, este trabalho analisa a discussão realizada durante o processo de formação de um grupo de tutores no fórum do curso de especialização em Ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de Saúde, no período de junho a agosto de 2005, promovido pelo Ministério da Saúde do Brasil, Fiocruz e Rede Unida, resultante do processamento do relato de prática, intitulado Quando a pergunta qualifica o olhar. O objetivo foi analisar a produção coletiva do fórum na discussão das seguintes questões, elaboradas pelo grupo durante o encontro presencial: Como se deu historicamente a construção do conceito de cuidado a partir dos diferentes saberes-profissões?; Como lidar com uma experiência focal (inovadora) de ensino-aprendizagem?; Como garantir a governabilidade-viabilidade inovadora no contexto da gestão? A questão de aprendizagem inicial foi: o que mudar para fazer a mudança? Utilizou-se como metodologia a técnica de interpretação qualitativa do discurso do sujeito coletivo, a partir do referencial teórico de Lefréve, Lefréve e Teixeira (2000).
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004154003456