Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200011 |
Resumo: | Sob a perspectiva do ensino e saúde, este trabalho analisa a discussão realizada durante o processo de formação de um grupo de tutores no fórum do curso de especialização em Ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de Saúde, no período de junho a agosto de 2005, promovido pelo Ministério da Saúde do Brasil, Fiocruz e Rede Unida, resultante do processamento do relato de prática, intitulado Quando a pergunta qualifica o olhar. O objetivo foi analisar a produção coletiva do fórum na discussão das seguintes questões, elaboradas pelo grupo durante o encontro presencial: Como se deu historicamente a construção do conceito de cuidado a partir dos diferentes saberes-profissões?; Como lidar com uma experiência focal (inovadora) de ensino-aprendizagem?; Como garantir a governabilidade-viabilidade inovadora no contexto da gestão? A questão de aprendizagem inicial foi: o que mudar para fazer a mudança? Utilizou-se como metodologia a técnica de interpretação qualitativa do discurso do sujeito coletivo, a partir do referencial teórico de Lefréve, Lefréve e Teixeira (2000). |
id |
ABEM-1_59dd356b63f09122225fc2de75099f95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022009000200011 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúdeConstrução coletivaAprendizagemMetodologiaSujeito coletivoCuidados de saúdePessoal e saúdeSob a perspectiva do ensino e saúde, este trabalho analisa a discussão realizada durante o processo de formação de um grupo de tutores no fórum do curso de especialização em Ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de Saúde, no período de junho a agosto de 2005, promovido pelo Ministério da Saúde do Brasil, Fiocruz e Rede Unida, resultante do processamento do relato de prática, intitulado Quando a pergunta qualifica o olhar. O objetivo foi analisar a produção coletiva do fórum na discussão das seguintes questões, elaboradas pelo grupo durante o encontro presencial: Como se deu historicamente a construção do conceito de cuidado a partir dos diferentes saberes-profissões?; Como lidar com uma experiência focal (inovadora) de ensino-aprendizagem?; Como garantir a governabilidade-viabilidade inovadora no contexto da gestão? A questão de aprendizagem inicial foi: o que mudar para fazer a mudança? Utilizou-se como metodologia a técnica de interpretação qualitativa do discurso do sujeito coletivo, a partir do referencial teórico de Lefréve, Lefréve e Teixeira (2000).Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200011Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200011info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Maria de Lourdes da Silva MarquesCotta,Rosângela Minardi MitreOliveira,Marilda Siriani depor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200011Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde |
title |
Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde |
spellingShingle |
Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques Construção coletiva Aprendizagem Metodologia Sujeito coletivo Cuidados de saúde Pessoal e saúde |
title_short |
Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde |
title_full |
Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde |
title_fullStr |
Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde |
title_full_unstemmed |
Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde |
title_sort |
Construção coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde |
author |
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques |
author_facet |
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques Cotta,Rosângela Minardi Mitre Oliveira,Marilda Siriani de |
author_role |
author |
author2 |
Cotta,Rosângela Minardi Mitre Oliveira,Marilda Siriani de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques Cotta,Rosângela Minardi Mitre Oliveira,Marilda Siriani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção coletiva Aprendizagem Metodologia Sujeito coletivo Cuidados de saúde Pessoal e saúde |
topic |
Construção coletiva Aprendizagem Metodologia Sujeito coletivo Cuidados de saúde Pessoal e saúde |
description |
Sob a perspectiva do ensino e saúde, este trabalho analisa a discussão realizada durante o processo de formação de um grupo de tutores no fórum do curso de especialização em Ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de Saúde, no período de junho a agosto de 2005, promovido pelo Ministério da Saúde do Brasil, Fiocruz e Rede Unida, resultante do processamento do relato de prática, intitulado Quando a pergunta qualifica o olhar. O objetivo foi analisar a produção coletiva do fórum na discussão das seguintes questões, elaboradas pelo grupo durante o encontro presencial: Como se deu historicamente a construção do conceito de cuidado a partir dos diferentes saberes-profissões?; Como lidar com uma experiência focal (inovadora) de ensino-aprendizagem?; Como garantir a governabilidade-viabilidade inovadora no contexto da gestão? A questão de aprendizagem inicial foi: o que mudar para fazer a mudança? Utilizou-se como metodologia a técnica de interpretação qualitativa do discurso do sujeito coletivo, a partir do referencial teórico de Lefréve, Lefréve e Teixeira (2000). |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022009000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004154003456 |