Atitudes de Estudantes de Medicina sobre Práticas Médicas Heterodoxas no Brasil
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000200099 |
Resumo: | Resumo: Realizou-se uma enquete com 51 estudantes de medicina presentes ao XXXV Congresso Brasileiro de Educação Médica com o objetivo de identificar as atitudes de estudantes interessados em ensino médico em relação a quatro práticas médicas heterodoxas (PMHs) mais usadas no Brasil. Foram investigados o grau de conhecimento, eficácia, interesse na aprendizagem, utilidade e recomendação para implantação nos currículos das escolas médicas e nos serviços públicos de saúde da acupuntura, fitoterapia, hipnose e homeopatia. Mais da metade dos estudantes manifestaram alto interesse em conhecer melhor as PMHs e consideram que elas deveriam ser ensinadas nas Escolas Médicas Brasileiras, de forma opcional (86%) ou obrigatória (9%). Embora mais de 80% dos entrevistados admitisse estar pouco ou nada informado sobre as PMHs, 60% entendem que elas são bastante ou extremamente eficazes. Para dois terços da amostra, a homeopatia, a fitoterapia e a acupuntura deveriam estar disponíveis na rede pública de saúde, cabendo aos médicos a responsabilidade pela prescrição ou uso das PMHs. Os estudantes de medicina interessados em educação médica admitem conhecer pouco, porém acreditam que as PMHs podem ser bastante eficazes, devem ser oferecidas rotineiramente na rede pública de saúde e querem ser mais bem treinados ou informados sobre elas durante o curso de graduação. |
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Atitudes de Estudantes de Medicina sobre Práticas Médicas Heterodoxas no BrasilEducação MédicaEducação de pré-graduação em medicinaEstudantes de MedicinaMedicina AlternativaAtitudeCurrículoResumo: Realizou-se uma enquete com 51 estudantes de medicina presentes ao XXXV Congresso Brasileiro de Educação Médica com o objetivo de identificar as atitudes de estudantes interessados em ensino médico em relação a quatro práticas médicas heterodoxas (PMHs) mais usadas no Brasil. Foram investigados o grau de conhecimento, eficácia, interesse na aprendizagem, utilidade e recomendação para implantação nos currículos das escolas médicas e nos serviços públicos de saúde da acupuntura, fitoterapia, hipnose e homeopatia. Mais da metade dos estudantes manifestaram alto interesse em conhecer melhor as PMHs e consideram que elas deveriam ser ensinadas nas Escolas Médicas Brasileiras, de forma opcional (86%) ou obrigatória (9%). Embora mais de 80% dos entrevistados admitisse estar pouco ou nada informado sobre as PMHs, 60% entendem que elas são bastante ou extremamente eficazes. Para dois terços da amostra, a homeopatia, a fitoterapia e a acupuntura deveriam estar disponíveis na rede pública de saúde, cabendo aos médicos a responsabilidade pela prescrição ou uso das PMHs. Os estudantes de medicina interessados em educação médica admitem conhecer pouco, porém acreditam que as PMHs podem ser bastante eficazes, devem ser oferecidas rotineiramente na rede pública de saúde e querem ser mais bem treinados ou informados sobre elas durante o curso de graduação.Associação Brasileira de Educação Médica2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000200099Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.2 2002reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v26.2-005info:eu-repo/semantics/openAccessDantas,FlávioRibeiro,Camila Toffolipor2021-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022002000200099Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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