Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Troncon,Luiz Ernesto de Almeida
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Colares,Maria de Fátima Aveiro, Figueiredo,José Fernando Castro, Cianflone,Ana Raquel Lucato, Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese, Piccinato,Carlos Eli, Peres,Luiz Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100020
Resumo: Resumo: Por quatro anos consecutivos, avaliaram-se as atitudes de formandos em Medicina frente a aspectos relevantes ao exercício dessa profissão. Como as turmas avaliadas correspondiam a dois diferentes currículos, foi avaliado o possível efeito de uma reformulação curricular sobre as atitudes dos estudantes. Empregou-se escala do tipo Likert validada e testada, com 52 itens agrupados em seis fatores. Não houve diferenças consideráveis entre as quatro turmas, o que permitiu agrupar os resultados dos quatro anos em um conjunto único de 317 graduandos. Os resultados revelaram atitudes predominantemente positivas frente a 1) aspectos emocionais em doenças orgânicas; 2) atenção primária à saúde; 3) outros aspectos da atuação médica na comunidade. Foram detectadas atitudes indefinidas ou conflitantes frente a ;4) morte ;5) doença mental; 6) contribuição do médico ao avanço científico de Medicina. Não houve diferenças significativas entre as turmas correspondentes aos dois currículos de graduação. Concluiu-se que os graduandos em Medicina apresentam atitudes positivas frente a três dois seis aspectos abordados, o que indica consecução dos correspondentes objetivos educacionais. A ausência de diferenças entre os graduandos das duas estruturas curriculares sugere que as tendências atitudinais detectadas refletem valores mais arraigados na cultura da instituição. A ausência de atitudes claramente positivas frente a alguns dos aspectos avaliados segura a necessidade de intervenções educacionais específicas.
id ABEM-1_35242c2d426512f20d6e4d9a3d9d8715
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022003000100020
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática MédicaAtitudeCurrículoPsicometriaAvaliação EducacionalEstudantes de MedicinaResumo: Por quatro anos consecutivos, avaliaram-se as atitudes de formandos em Medicina frente a aspectos relevantes ao exercício dessa profissão. Como as turmas avaliadas correspondiam a dois diferentes currículos, foi avaliado o possível efeito de uma reformulação curricular sobre as atitudes dos estudantes. Empregou-se escala do tipo Likert validada e testada, com 52 itens agrupados em seis fatores. Não houve diferenças consideráveis entre as quatro turmas, o que permitiu agrupar os resultados dos quatro anos em um conjunto único de 317 graduandos. Os resultados revelaram atitudes predominantemente positivas frente a 1) aspectos emocionais em doenças orgânicas; 2) atenção primária à saúde; 3) outros aspectos da atuação médica na comunidade. Foram detectadas atitudes indefinidas ou conflitantes frente a ;4) morte ;5) doença mental; 6) contribuição do médico ao avanço científico de Medicina. Não houve diferenças significativas entre as turmas correspondentes aos dois currículos de graduação. Concluiu-se que os graduandos em Medicina apresentam atitudes positivas frente a três dois seis aspectos abordados, o que indica consecução dos correspondentes objetivos educacionais. A ausência de diferenças entre os graduandos das duas estruturas curriculares sugere que as tendências atitudinais detectadas refletem valores mais arraigados na cultura da instituição. A ausência de atitudes claramente positivas frente a alguns dos aspectos avaliados segura a necessidade de intervenções educacionais específicas.Associação Brasileira de Educação Médica2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100020Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.1 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.1-004info:eu-repo/semantics/openAccessTroncon,Luiz Ernesto de AlmeidaColares,Maria de Fátima AveiroFigueiredo,José Fernando CastroCianflone,Ana Raquel LucatoRodrigues,Maria de Lourdes VeronesePiccinato,Carlos EliPeres,Luiz Cesarpor2021-02-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000100020Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-02-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica
title Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica
spellingShingle Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica
Troncon,Luiz Ernesto de Almeida
Atitude
Currículo
Psicometria
Avaliação Educacional
Estudantes de Medicina
title_short Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica
title_full Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica
title_fullStr Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica
title_full_unstemmed Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica
title_sort Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica
author Troncon,Luiz Ernesto de Almeida
author_facet Troncon,Luiz Ernesto de Almeida
Colares,Maria de Fátima Aveiro
Figueiredo,José Fernando Castro
Cianflone,Ana Raquel Lucato
Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese
Piccinato,Carlos Eli
Peres,Luiz Cesar
author_role author
author2 Colares,Maria de Fátima Aveiro
Figueiredo,José Fernando Castro
Cianflone,Ana Raquel Lucato
Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese
Piccinato,Carlos Eli
Peres,Luiz Cesar
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Troncon,Luiz Ernesto de Almeida
Colares,Maria de Fátima Aveiro
Figueiredo,José Fernando Castro
Cianflone,Ana Raquel Lucato
Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese
Piccinato,Carlos Eli
Peres,Luiz Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude
Currículo
Psicometria
Avaliação Educacional
Estudantes de Medicina
topic Atitude
Currículo
Psicometria
Avaliação Educacional
Estudantes de Medicina
description Resumo: Por quatro anos consecutivos, avaliaram-se as atitudes de formandos em Medicina frente a aspectos relevantes ao exercício dessa profissão. Como as turmas avaliadas correspondiam a dois diferentes currículos, foi avaliado o possível efeito de uma reformulação curricular sobre as atitudes dos estudantes. Empregou-se escala do tipo Likert validada e testada, com 52 itens agrupados em seis fatores. Não houve diferenças consideráveis entre as quatro turmas, o que permitiu agrupar os resultados dos quatro anos em um conjunto único de 317 graduandos. Os resultados revelaram atitudes predominantemente positivas frente a 1) aspectos emocionais em doenças orgânicas; 2) atenção primária à saúde; 3) outros aspectos da atuação médica na comunidade. Foram detectadas atitudes indefinidas ou conflitantes frente a ;4) morte ;5) doença mental; 6) contribuição do médico ao avanço científico de Medicina. Não houve diferenças significativas entre as turmas correspondentes aos dois currículos de graduação. Concluiu-se que os graduandos em Medicina apresentam atitudes positivas frente a três dois seis aspectos abordados, o que indica consecução dos correspondentes objetivos educacionais. A ausência de diferenças entre os graduandos das duas estruturas curriculares sugere que as tendências atitudinais detectadas refletem valores mais arraigados na cultura da instituição. A ausência de atitudes claramente positivas frente a alguns dos aspectos avaliados segura a necessidade de intervenções educacionais específicas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v27.1-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.1 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003148419072