Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100020 |
Resumo: | Resumo: Por quatro anos consecutivos, avaliaram-se as atitudes de formandos em Medicina frente a aspectos relevantes ao exercício dessa profissão. Como as turmas avaliadas correspondiam a dois diferentes currículos, foi avaliado o possível efeito de uma reformulação curricular sobre as atitudes dos estudantes. Empregou-se escala do tipo Likert validada e testada, com 52 itens agrupados em seis fatores. Não houve diferenças consideráveis entre as quatro turmas, o que permitiu agrupar os resultados dos quatro anos em um conjunto único de 317 graduandos. Os resultados revelaram atitudes predominantemente positivas frente a 1) aspectos emocionais em doenças orgânicas; 2) atenção primária à saúde; 3) outros aspectos da atuação médica na comunidade. Foram detectadas atitudes indefinidas ou conflitantes frente a ;4) morte ;5) doença mental; 6) contribuição do médico ao avanço científico de Medicina. Não houve diferenças significativas entre as turmas correspondentes aos dois currículos de graduação. Concluiu-se que os graduandos em Medicina apresentam atitudes positivas frente a três dois seis aspectos abordados, o que indica consecução dos correspondentes objetivos educacionais. A ausência de diferenças entre os graduandos das duas estruturas curriculares sugere que as tendências atitudinais detectadas refletem valores mais arraigados na cultura da instituição. A ausência de atitudes claramente positivas frente a alguns dos aspectos avaliados segura a necessidade de intervenções educacionais específicas. |
id |
ABEM-1_35242c2d426512f20d6e4d9a3d9d8715 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022003000100020 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática MédicaAtitudeCurrículoPsicometriaAvaliação EducacionalEstudantes de MedicinaResumo: Por quatro anos consecutivos, avaliaram-se as atitudes de formandos em Medicina frente a aspectos relevantes ao exercício dessa profissão. Como as turmas avaliadas correspondiam a dois diferentes currículos, foi avaliado o possível efeito de uma reformulação curricular sobre as atitudes dos estudantes. Empregou-se escala do tipo Likert validada e testada, com 52 itens agrupados em seis fatores. Não houve diferenças consideráveis entre as quatro turmas, o que permitiu agrupar os resultados dos quatro anos em um conjunto único de 317 graduandos. Os resultados revelaram atitudes predominantemente positivas frente a 1) aspectos emocionais em doenças orgânicas; 2) atenção primária à saúde; 3) outros aspectos da atuação médica na comunidade. Foram detectadas atitudes indefinidas ou conflitantes frente a ;4) morte ;5) doença mental; 6) contribuição do médico ao avanço científico de Medicina. Não houve diferenças significativas entre as turmas correspondentes aos dois currículos de graduação. Concluiu-se que os graduandos em Medicina apresentam atitudes positivas frente a três dois seis aspectos abordados, o que indica consecução dos correspondentes objetivos educacionais. A ausência de diferenças entre os graduandos das duas estruturas curriculares sugere que as tendências atitudinais detectadas refletem valores mais arraigados na cultura da instituição. A ausência de atitudes claramente positivas frente a alguns dos aspectos avaliados segura a necessidade de intervenções educacionais específicas.Associação Brasileira de Educação Médica2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100020Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.1 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.1-004info:eu-repo/semantics/openAccessTroncon,Luiz Ernesto de AlmeidaColares,Maria de Fátima AveiroFigueiredo,José Fernando CastroCianflone,Ana Raquel LucatoRodrigues,Maria de Lourdes VeronesePiccinato,Carlos EliPeres,Luiz Cesarpor2021-02-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000100020Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-02-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
title |
Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
spellingShingle |
Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica Troncon,Luiz Ernesto de Almeida Atitude Currículo Psicometria Avaliação Educacional Estudantes de Medicina |
title_short |
Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
title_full |
Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
title_fullStr |
Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
title_full_unstemmed |
Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
title_sort |
Atitudes de Graduandos em Medicina em relação a Aspectos Relevantes da Prática Médica |
author |
Troncon,Luiz Ernesto de Almeida |
author_facet |
Troncon,Luiz Ernesto de Almeida Colares,Maria de Fátima Aveiro Figueiredo,José Fernando Castro Cianflone,Ana Raquel Lucato Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese Piccinato,Carlos Eli Peres,Luiz Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Colares,Maria de Fátima Aveiro Figueiredo,José Fernando Castro Cianflone,Ana Raquel Lucato Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese Piccinato,Carlos Eli Peres,Luiz Cesar |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Troncon,Luiz Ernesto de Almeida Colares,Maria de Fátima Aveiro Figueiredo,José Fernando Castro Cianflone,Ana Raquel Lucato Rodrigues,Maria de Lourdes Veronese Piccinato,Carlos Eli Peres,Luiz Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitude Currículo Psicometria Avaliação Educacional Estudantes de Medicina |
topic |
Atitude Currículo Psicometria Avaliação Educacional Estudantes de Medicina |
description |
Resumo: Por quatro anos consecutivos, avaliaram-se as atitudes de formandos em Medicina frente a aspectos relevantes ao exercício dessa profissão. Como as turmas avaliadas correspondiam a dois diferentes currículos, foi avaliado o possível efeito de uma reformulação curricular sobre as atitudes dos estudantes. Empregou-se escala do tipo Likert validada e testada, com 52 itens agrupados em seis fatores. Não houve diferenças consideráveis entre as quatro turmas, o que permitiu agrupar os resultados dos quatro anos em um conjunto único de 317 graduandos. Os resultados revelaram atitudes predominantemente positivas frente a 1) aspectos emocionais em doenças orgânicas; 2) atenção primária à saúde; 3) outros aspectos da atuação médica na comunidade. Foram detectadas atitudes indefinidas ou conflitantes frente a ;4) morte ;5) doença mental; 6) contribuição do médico ao avanço científico de Medicina. Não houve diferenças significativas entre as turmas correspondentes aos dois currículos de graduação. Concluiu-se que os graduandos em Medicina apresentam atitudes positivas frente a três dois seis aspectos abordados, o que indica consecução dos correspondentes objetivos educacionais. A ausência de diferenças entre os graduandos das duas estruturas curriculares sugere que as tendências atitudinais detectadas refletem valores mais arraigados na cultura da instituição. A ausência de atitudes claramente positivas frente a alguns dos aspectos avaliados segura a necessidade de intervenções educacionais específicas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v27.1-004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.1 2003 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003148419072 |