Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kottow,Miguel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000100041
Resumo: Resumo: A Bioética reflete sobre os valores comprometidos nas práticas biomédicas, ponderando e determinando-os do modo mais correto possível, em concordância com o caráter disciplinar que seu discurso deve ter. A reflexão ética é fundamentalmente prescrititiva, requerendo uma análise prévia que descreva e especifique os valores envolvidos nas práticas biomédicas, um trabalho propedêutico que se sugere encarregar à Antropologia Médica. A Antropologia Médica come­ça por reconhecer vivencias de vulnerabilidade e de 'enfermabilidade' do ser humano que constitui a base da saúde pública empenhada em atenuar essa vivênda de fragilidade biológica. Quando cai·enfe1mo -homo infirmus -, o sujeito deve ser entendido antropologicamente corpo vivo -organismo lesionado -e corpo vivido -existência ameaçada ou encerrada, mas também como pessoa com a expectativa de poder ser curada. Como tal autoriza ao terapeuta para cuidar e tratar o dano orgânico como também o declínio espiritual, gerando-se a base para o pacto fiduciáno que fundamenta o encontro clínico. É apresentado um resumo de tema, das dimensoes antropológicas e médicas que servem de fundamentao aos estudos da Medicina.
id ABEM-1_5fbe75fc7afde0ac1221fe020fa1732a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022005000100041
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta CurricularAntropología médicaBioéticaVulnerabilidadResumo: A Bioética reflete sobre os valores comprometidos nas práticas biomédicas, ponderando e determinando-os do modo mais correto possível, em concordância com o caráter disciplinar que seu discurso deve ter. A reflexão ética é fundamentalmente prescrititiva, requerendo uma análise prévia que descreva e especifique os valores envolvidos nas práticas biomédicas, um trabalho propedêutico que se sugere encarregar à Antropologia Médica. A Antropologia Médica come­ça por reconhecer vivencias de vulnerabilidade e de 'enfermabilidade' do ser humano que constitui a base da saúde pública empenhada em atenuar essa vivênda de fragilidade biológica. Quando cai·enfe1mo -homo infirmus -, o sujeito deve ser entendido antropologicamente corpo vivo -organismo lesionado -e corpo vivido -existência ameaçada ou encerrada, mas também como pessoa com a expectativa de poder ser curada. Como tal autoriza ao terapeuta para cuidar e tratar o dano orgânico como também o declínio espiritual, gerando-se a base para o pacto fiduciáno que fundamenta o encontro clínico. É apresentado um resumo de tema, das dimensoes antropológicas e médicas que servem de fundamentao aos estudos da Medicina.Associação Brasileira de Educação Médica2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000100041Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.1 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.1-006info:eu-repo/semantics/openAccessKottow,Miguelpor2020-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000100041Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-04-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta Curricular
title Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta Curricular
spellingShingle Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta Curricular
Kottow,Miguel
Antropología médica
Bioética
Vulnerabilidad
title_short Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta Curricular
title_full Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta Curricular
title_fullStr Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta Curricular
title_full_unstemmed Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta Curricular
title_sort Antropologia Medica como Propedeutica de la Bioetica: Una Propuesta Curricular
author Kottow,Miguel
author_facet Kottow,Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kottow,Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Antropología médica
Bioética
Vulnerabilidad
topic Antropología médica
Bioética
Vulnerabilidad
description Resumo: A Bioética reflete sobre os valores comprometidos nas práticas biomédicas, ponderando e determinando-os do modo mais correto possível, em concordância com o caráter disciplinar que seu discurso deve ter. A reflexão ética é fundamentalmente prescrititiva, requerendo uma análise prévia que descreva e especifique os valores envolvidos nas práticas biomédicas, um trabalho propedêutico que se sugere encarregar à Antropologia Médica. A Antropologia Médica come­ça por reconhecer vivencias de vulnerabilidade e de 'enfermabilidade' do ser humano que constitui a base da saúde pública empenhada em atenuar essa vivênda de fragilidade biológica. Quando cai·enfe1mo -homo infirmus -, o sujeito deve ser entendido antropologicamente corpo vivo -organismo lesionado -e corpo vivido -existência ameaçada ou encerrada, mas também como pessoa com a expectativa de poder ser curada. Como tal autoriza ao terapeuta para cuidar e tratar o dano orgânico como também o declínio espiritual, gerando-se a base para o pacto fiduciáno que fundamenta o encontro clínico. É apresentado um resumo de tema, das dimensoes antropológicas e médicas que servem de fundamentao aos estudos da Medicina.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000100041
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000100041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v29.1-006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.1 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003457748992