CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abath,Carlos Gustavo Coutinho
Data de Publicação: 1983
Outros Autores: Guimarães,Maria José Bezerra, Melo Filho,Djalma Agripino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000300149
Resumo: Resumo: Para melhor avaliação dos objetivos do Curso Médico da Universidade Federal de Pernambuco, é apresentado o perfil do Médico Geral Comunitário e são analisados aspectos referentes a sua formação, bem como ao seu aproveitamento no mercado de trabalho. São também questionados aspectos concernentes às aspirações profissionais dos concluintes do Curso Médico dessa Universidade e às frustrações impostas pelo Curso e pelo mercado de trabalho. Como método de estudo foi utilizado um questionário, aplicado a estes concluintes, com os tópicos: conceituação, necessidade de formação, dificuldades quanto à formação, sociedade e mercado de trabalho, e informações pessoais. A maioria dos estudantes afirmou que desconhecia previamente o significado do termo Médico Geral Comunitário. Esclarecidos a respeito, a quase totalidade da amostra reconheceu a importância de tal profissional para nossa realidade sócio-econômica, mas poucos se dispunham a seguir esta linha. Muitos apontaram a estrutura e funcionamento do Curso Médico como um dos principais fatores contrários à formação do Médico Geral Comunitário. A atualidade do tema e o enfoque da questão pelo lado estudantil alertam para a necessidade de uma reavaliação crítica dos objetivos do Curso Médico em questão.
id ABEM-1_62d538afd1860a677e61a9000408c86c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021983000300149
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOSResumo: Para melhor avaliação dos objetivos do Curso Médico da Universidade Federal de Pernambuco, é apresentado o perfil do Médico Geral Comunitário e são analisados aspectos referentes a sua formação, bem como ao seu aproveitamento no mercado de trabalho. São também questionados aspectos concernentes às aspirações profissionais dos concluintes do Curso Médico dessa Universidade e às frustrações impostas pelo Curso e pelo mercado de trabalho. Como método de estudo foi utilizado um questionário, aplicado a estes concluintes, com os tópicos: conceituação, necessidade de formação, dificuldades quanto à formação, sociedade e mercado de trabalho, e informações pessoais. A maioria dos estudantes afirmou que desconhecia previamente o significado do termo Médico Geral Comunitário. Esclarecidos a respeito, a quase totalidade da amostra reconheceu a importância de tal profissional para nossa realidade sócio-econômica, mas poucos se dispunham a seguir esta linha. Muitos apontaram a estrutura e funcionamento do Curso Médico como um dos principais fatores contrários à formação do Médico Geral Comunitário. A atualidade do tema e o enfoque da questão pelo lado estudantil alertam para a necessidade de uma reavaliação crítica dos objetivos do Curso Médico em questão.Associação Brasileira de Educação Médica1983-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000300149Revista Brasileira de Educação Médica v.7 n.3 1983reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v7.3-004info:eu-repo/semantics/openAccessAbath,Carlos Gustavo CoutinhoGuimarães,Maria José BezerraMelo Filho,Djalma Agripino depor2022-01-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021983000300149Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-01-04T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOS
title CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOS
spellingShingle CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOS
Abath,Carlos Gustavo Coutinho
title_short CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOS
title_full CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOS
title_fullStr CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOS
title_full_unstemmed CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOS
title_sort CURSO MÉDICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA VISÃO CRÍTICA DE SEUS OBJETIVOS
author Abath,Carlos Gustavo Coutinho
author_facet Abath,Carlos Gustavo Coutinho
Guimarães,Maria José Bezerra
Melo Filho,Djalma Agripino de
author_role author
author2 Guimarães,Maria José Bezerra
Melo Filho,Djalma Agripino de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abath,Carlos Gustavo Coutinho
Guimarães,Maria José Bezerra
Melo Filho,Djalma Agripino de
description Resumo: Para melhor avaliação dos objetivos do Curso Médico da Universidade Federal de Pernambuco, é apresentado o perfil do Médico Geral Comunitário e são analisados aspectos referentes a sua formação, bem como ao seu aproveitamento no mercado de trabalho. São também questionados aspectos concernentes às aspirações profissionais dos concluintes do Curso Médico dessa Universidade e às frustrações impostas pelo Curso e pelo mercado de trabalho. Como método de estudo foi utilizado um questionário, aplicado a estes concluintes, com os tópicos: conceituação, necessidade de formação, dificuldades quanto à formação, sociedade e mercado de trabalho, e informações pessoais. A maioria dos estudantes afirmou que desconhecia previamente o significado do termo Médico Geral Comunitário. Esclarecidos a respeito, a quase totalidade da amostra reconheceu a importância de tal profissional para nossa realidade sócio-econômica, mas poucos se dispunham a seguir esta linha. Muitos apontaram a estrutura e funcionamento do Curso Médico como um dos principais fatores contrários à formação do Médico Geral Comunitário. A atualidade do tema e o enfoque da questão pelo lado estudantil alertam para a necessidade de uma reavaliação crítica dos objetivos do Curso Médico em questão.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000300149
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000300149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v7.3-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.7 n.3 1983
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002190020608