Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400402 |
Resumo: | Resumo: Introdução: A construção de conhecimento é facilitada pela utilização de metodologias inovadoras, centradas no estudante e que lhes permitam participar da elaboração de propostas para soluções de problemas reais. O design thinking (DT) é um processo que propõe a busca, de forma empática, colaborativa e criativa, de soluções para problemas complexos. Neste relato de experiência, aplicou-se o DT à educação médica como um recurso para que a comunidade acadêmica participasse diretamente da qualificação do ensino. Método: Trata-se de relato de experiência com a utilização do DT na reestruturação do sistema de avaliação de uma disciplina em um curso de graduação em Medicina. Resultado: Foi possível viabilizar soluções a partir da prototipagem, de maneira compartilhada e colaborativa, que resultaram na otimização da qualidade do processo avaliativo da disciplina, com a adoção de novos métodos. Conclusão: O DT aplicado ao campo da educação médica permitiu a reflexão sobre um processo inovador e a operacionalização dele na reestruturação da avaliação do conteúdo programático de uma disciplina no curso de graduação em Medicina. |
id |
ABEM-1_6c2ea460375c9869cb4479b7ff8346ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022020000400402 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de MedicinaCriatividadeEducaçمo MédicaEmpatiaResumo: Introdução: A construção de conhecimento é facilitada pela utilização de metodologias inovadoras, centradas no estudante e que lhes permitam participar da elaboração de propostas para soluções de problemas reais. O design thinking (DT) é um processo que propõe a busca, de forma empática, colaborativa e criativa, de soluções para problemas complexos. Neste relato de experiência, aplicou-se o DT à educação médica como um recurso para que a comunidade acadêmica participasse diretamente da qualificação do ensino. Método: Trata-se de relato de experiência com a utilização do DT na reestruturação do sistema de avaliação de uma disciplina em um curso de graduação em Medicina. Resultado: Foi possível viabilizar soluções a partir da prototipagem, de maneira compartilhada e colaborativa, que resultaram na otimização da qualidade do processo avaliativo da disciplina, com a adoção de novos métodos. Conclusão: O DT aplicado ao campo da educação médica permitiu a reflexão sobre um processo inovador e a operacionalização dele na reestruturação da avaliação do conteúdo programático de uma disciplina no curso de graduação em Medicina.Associação Brasileira de Educação Médica2020-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400402Revista Brasileira de Educação Médica v.44 n.4 2020reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v44.4-20200125info:eu-repo/semantics/openAccessCôrtes Júnior,João Carlos de SouzaSouza,Maria Cristina Almeida deVilagra,Marlon MohamudCôrtes,Paula Pitta de ResendeVilagra,Sandra Maria Barroso WerneckTempski,Patrícia Zenpor2020-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022020000400402Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-08-24T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina |
title |
Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina |
spellingShingle |
Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina Côrtes Júnior,João Carlos de Souza Criatividade Educaçمo Médica Empatia |
title_short |
Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina |
title_full |
Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina |
title_fullStr |
Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina |
title_full_unstemmed |
Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina |
title_sort |
Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina |
author |
Côrtes Júnior,João Carlos de Souza |
author_facet |
Côrtes Júnior,João Carlos de Souza Souza,Maria Cristina Almeida de Vilagra,Marlon Mohamud Côrtes,Paula Pitta de Resende Vilagra,Sandra Maria Barroso Werneck Tempski,Patrícia Zen |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Maria Cristina Almeida de Vilagra,Marlon Mohamud Côrtes,Paula Pitta de Resende Vilagra,Sandra Maria Barroso Werneck Tempski,Patrícia Zen |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Côrtes Júnior,João Carlos de Souza Souza,Maria Cristina Almeida de Vilagra,Marlon Mohamud Côrtes,Paula Pitta de Resende Vilagra,Sandra Maria Barroso Werneck Tempski,Patrícia Zen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Educaçمo Médica Empatia |
topic |
Criatividade Educaçمo Médica Empatia |
description |
Resumo: Introdução: A construção de conhecimento é facilitada pela utilização de metodologias inovadoras, centradas no estudante e que lhes permitam participar da elaboração de propostas para soluções de problemas reais. O design thinking (DT) é um processo que propõe a busca, de forma empática, colaborativa e criativa, de soluções para problemas complexos. Neste relato de experiência, aplicou-se o DT à educação médica como um recurso para que a comunidade acadêmica participasse diretamente da qualificação do ensino. Método: Trata-se de relato de experiência com a utilização do DT na reestruturação do sistema de avaliação de uma disciplina em um curso de graduação em Medicina. Resultado: Foi possível viabilizar soluções a partir da prototipagem, de maneira compartilhada e colaborativa, que resultaram na otimização da qualidade do processo avaliativo da disciplina, com a adoção de novos métodos. Conclusão: O DT aplicado ao campo da educação médica permitiu a reflexão sobre um processo inovador e a operacionalização dele na reestruturação da avaliação do conteúdo programático de uma disciplina no curso de graduação em Medicina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400402 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v44.4-20200125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.44 n.4 2020 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303008278052864 |