Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côrtes Júnior,João Carlos de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza,Maria Cristina Almeida de, Vilagra,Marlon Mohamud, Côrtes,Paula Pitta de Resende, Vilagra,Sandra Maria Barroso Werneck, Tempski,Patrícia Zen
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400402
Resumo: Resumo: Introdução: A construção de conhecimento é facilitada pela utilização de metodologias inovadoras, centradas no estudante e que lhes permitam participar da elaboração de propostas para soluções de problemas reais. O design thinking (DT) é um processo que propõe a busca, de forma empática, colaborativa e criativa, de soluções para problemas complexos. Neste relato de experiência, aplicou-se o DT à educação médica como um recurso para que a comunidade acadêmica participasse diretamente da qualificação do ensino. Método: Trata-se de relato de experiência com a utilização do DT na reestruturação do sistema de avaliação de uma disciplina em um curso de graduação em Medicina. Resultado: Foi possível viabilizar soluções a partir da prototipagem, de maneira compartilhada e colaborativa, que resultaram na otimização da qualidade do processo avaliativo da disciplina, com a adoção de novos métodos. Conclusão: O DT aplicado ao campo da educação médica permitiu a reflexão sobre um processo inovador e a operacionalização dele na reestruturação da avaliação do conteúdo programático de uma disciplina no curso de graduação em Medicina.
id ABEM-1_6c2ea460375c9869cb4479b7ff8346ea
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022020000400402
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de MedicinaCriatividadeEducaçمo MédicaEmpatiaResumo: Introdução: A construção de conhecimento é facilitada pela utilização de metodologias inovadoras, centradas no estudante e que lhes permitam participar da elaboração de propostas para soluções de problemas reais. O design thinking (DT) é um processo que propõe a busca, de forma empática, colaborativa e criativa, de soluções para problemas complexos. Neste relato de experiência, aplicou-se o DT à educação médica como um recurso para que a comunidade acadêmica participasse diretamente da qualificação do ensino. Método: Trata-se de relato de experiência com a utilização do DT na reestruturação do sistema de avaliação de uma disciplina em um curso de graduação em Medicina. Resultado: Foi possível viabilizar soluções a partir da prototipagem, de maneira compartilhada e colaborativa, que resultaram na otimização da qualidade do processo avaliativo da disciplina, com a adoção de novos métodos. Conclusão: O DT aplicado ao campo da educação médica permitiu a reflexão sobre um processo inovador e a operacionalização dele na reestruturação da avaliação do conteúdo programático de uma disciplina no curso de graduação em Medicina.Associação Brasileira de Educação Médica2020-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400402Revista Brasileira de Educação Médica v.44 n.4 2020reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v44.4-20200125info:eu-repo/semantics/openAccessCôrtes Júnior,João Carlos de SouzaSouza,Maria Cristina Almeida deVilagra,Marlon MohamudCôrtes,Paula Pitta de ResendeVilagra,Sandra Maria Barroso WerneckTempski,Patrícia Zenpor2020-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022020000400402Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-08-24T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina
title Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina
spellingShingle Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina
Côrtes Júnior,João Carlos de Souza
Criatividade
Educaçمo Médica
Empatia
title_short Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina
title_full Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina
title_fullStr Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina
title_full_unstemmed Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina
title_sort Design Thinking na Reestruturação do Sistema de Avaliação de Disciplina em um Curso de Medicina
author Côrtes Júnior,João Carlos de Souza
author_facet Côrtes Júnior,João Carlos de Souza
Souza,Maria Cristina Almeida de
Vilagra,Marlon Mohamud
Côrtes,Paula Pitta de Resende
Vilagra,Sandra Maria Barroso Werneck
Tempski,Patrícia Zen
author_role author
author2 Souza,Maria Cristina Almeida de
Vilagra,Marlon Mohamud
Côrtes,Paula Pitta de Resende
Vilagra,Sandra Maria Barroso Werneck
Tempski,Patrícia Zen
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Côrtes Júnior,João Carlos de Souza
Souza,Maria Cristina Almeida de
Vilagra,Marlon Mohamud
Côrtes,Paula Pitta de Resende
Vilagra,Sandra Maria Barroso Werneck
Tempski,Patrícia Zen
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Educaçمo Médica
Empatia
topic Criatividade
Educaçمo Médica
Empatia
description Resumo: Introdução: A construção de conhecimento é facilitada pela utilização de metodologias inovadoras, centradas no estudante e que lhes permitam participar da elaboração de propostas para soluções de problemas reais. O design thinking (DT) é um processo que propõe a busca, de forma empática, colaborativa e criativa, de soluções para problemas complexos. Neste relato de experiência, aplicou-se o DT à educação médica como um recurso para que a comunidade acadêmica participasse diretamente da qualificação do ensino. Método: Trata-se de relato de experiência com a utilização do DT na reestruturação do sistema de avaliação de uma disciplina em um curso de graduação em Medicina. Resultado: Foi possível viabilizar soluções a partir da prototipagem, de maneira compartilhada e colaborativa, que resultaram na otimização da qualidade do processo avaliativo da disciplina, com a adoção de novos métodos. Conclusão: O DT aplicado ao campo da educação médica permitiu a reflexão sobre um processo inovador e a operacionalização dele na reestruturação da avaliação do conteúdo programático de uma disciplina no curso de graduação em Medicina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400402
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v44.4-20200125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.44 n.4 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303008278052864