Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Helcia Oliveira de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Alves,Natali Maria, Costa,Marisa Pacini, Trindade,Eliana Mendonça Vilar, Muza,Gilson Maestrini
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300208
Resumo: Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever uma experiência com a Medicina Narrativa e refletir sobre a potencialidade dessa abordagem no desenvolvimento de competências em comunicação. Essa prática vem sendo incorporada às atividades desenvolvidas na unidade de comunicação da 3a série do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS do Governo do Distrito Federal. Após a apresentação de uma breve revisão da literatura sobre a Medicina Narrativa, são relatadas as atividades realizadas na unidade. Foram identificadas em vários trabalhos habilidades narrativas importantes no desenvolvimento: a) da observação; b) da empatia; c) do vínculo estudante-paciente; d) da compreensão das percepções do paciente; e) da capacidade de integrar as dimensões biológica, psicológica e social. Evidenciamos ainda que muitos estudantes foram capazes de refletir sobre a prática médica e sobre a experiência vivenciada. Esses primeiros resultados parecem indicar a potencialidade da abordagem para a capacitação em habilidades necessárias para o desenvolvimento de competências em comunicação visando uma prática médica compatível com o modelo biopsicossocial.
id ABEM-1_6ed196e1de4236c4beb98e75b5f6ad7c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022005000300208
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina NarrativaMedicina NarrativaEducação MédicaComunicaçãoRelações Médico-PacienteResumo: O presente artigo tem como objetivo descrever uma experiência com a Medicina Narrativa e refletir sobre a potencialidade dessa abordagem no desenvolvimento de competências em comunicação. Essa prática vem sendo incorporada às atividades desenvolvidas na unidade de comunicação da 3a série do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS do Governo do Distrito Federal. Após a apresentação de uma breve revisão da literatura sobre a Medicina Narrativa, são relatadas as atividades realizadas na unidade. Foram identificadas em vários trabalhos habilidades narrativas importantes no desenvolvimento: a) da observação; b) da empatia; c) do vínculo estudante-paciente; d) da compreensão das percepções do paciente; e) da capacidade de integrar as dimensões biológica, psicológica e social. Evidenciamos ainda que muitos estudantes foram capazes de refletir sobre a prática médica e sobre a experiência vivenciada. Esses primeiros resultados parecem indicar a potencialidade da abordagem para a capacitação em habilidades necessárias para o desenvolvimento de competências em comunicação visando uma prática médica compatível com o modelo biopsicossocial.Associação Brasileira de Educação Médica2005-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300208Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.3-030info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Helcia Oliveira deAlves,Natali MariaCosta,Marisa PaciniTrindade,Eliana Mendonça VilarMuza,Gilson Maestrinipor2020-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000300208Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa
title Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa
spellingShingle Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa
Almeida,Helcia Oliveira de
Medicina Narrativa
Educação Médica
Comunicação
Relações Médico-Paciente
title_short Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa
title_full Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa
title_fullStr Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa
title_full_unstemmed Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa
title_sort Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa
author Almeida,Helcia Oliveira de
author_facet Almeida,Helcia Oliveira de
Alves,Natali Maria
Costa,Marisa Pacini
Trindade,Eliana Mendonça Vilar
Muza,Gilson Maestrini
author_role author
author2 Alves,Natali Maria
Costa,Marisa Pacini
Trindade,Eliana Mendonça Vilar
Muza,Gilson Maestrini
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Helcia Oliveira de
Alves,Natali Maria
Costa,Marisa Pacini
Trindade,Eliana Mendonça Vilar
Muza,Gilson Maestrini
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina Narrativa
Educação Médica
Comunicação
Relações Médico-Paciente
topic Medicina Narrativa
Educação Médica
Comunicação
Relações Médico-Paciente
description Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever uma experiência com a Medicina Narrativa e refletir sobre a potencialidade dessa abordagem no desenvolvimento de competências em comunicação. Essa prática vem sendo incorporada às atividades desenvolvidas na unidade de comunicação da 3a série do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS do Governo do Distrito Federal. Após a apresentação de uma breve revisão da literatura sobre a Medicina Narrativa, são relatadas as atividades realizadas na unidade. Foram identificadas em vários trabalhos habilidades narrativas importantes no desenvolvimento: a) da observação; b) da empatia; c) do vínculo estudante-paciente; d) da compreensão das percepções do paciente; e) da capacidade de integrar as dimensões biológica, psicológica e social. Evidenciamos ainda que muitos estudantes foram capazes de refletir sobre a prática médica e sobre a experiência vivenciada. Esses primeiros resultados parecem indicar a potencialidade da abordagem para a capacitação em habilidades necessárias para o desenvolvimento de competências em comunicação visando uma prática médica compatível com o modelo biopsicossocial.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300208
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v29.3-030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003487109120