Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Maria Clara de Sousa Farias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Xavier,Laura Ferreira Dias, Sena,Juliana de Lima, Torres,Aurimárcia da Silva, Pinto Junior,Francisco Edilson Leite, Sousa,Maria Bernardete Cordeiro de
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500417
Resumo: Resumo: Introdução: O Programa de Mentoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) busca promover o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno durante seu período acadêmico. Por meio do método da escuta e do diálogo entre mentores e mentorados, a atividade de mentoria propicia o desenvolvimento da empatia e de outras habilidades emocionais importantes para uma prática médica humanizada e o bom convívio profissional. Busca também trazer para reflexão temas relativos à ética médica, à inserção do médico na comunidade, entre outros. Dentro dessa proposta, no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o programa passou a desenvolver, além dos encontros on-line regulares, uma atividade integrativa intitulada “Salas de Conversa”. Relato de experiência: Entre junho e dezembro de 2020, realizaram-se, mensalmente, seis salas de conversa com temas diversos. Os encontros ocorreram em salas virtuais e contaram com a participação de todos os grupos de mentoria e mentores cadastrados no programa, além de convidados que estiveram à frente das discussões. Discussão: O retorno positivo de discentes e docentes mostrou o potencial dessa modalidade de interação de complementar os encontros já desenvolvidos no Programa de Mentoria. A interação virtual apresentou entraves por limitações tecnológicas, todos contornados em tempo hábil, sem prejuízo dessa nova forma de experiência. Conclusão: As Salas de Conversa mostraram-se eficazes na superação das dificuldades de interação impostas pelo distanciamento físico da pandemia de Covid-19. Essa atividade abordou temáticas atuais e pertinentes não apenas à vida do estudante de Medicina, mas também à vida em sociedade, de modo a contribuir tanto para a formação médica quanto para a formação pessoal dos alunos e professores.
id ABEM-1_726c4f7df0b8009d1aa2320fec287ead
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022021000500417
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19MentoriaEducação MédicaEnsino RemotoEstudante UniversitárioCovid-19Resumo: Introdução: O Programa de Mentoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) busca promover o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno durante seu período acadêmico. Por meio do método da escuta e do diálogo entre mentores e mentorados, a atividade de mentoria propicia o desenvolvimento da empatia e de outras habilidades emocionais importantes para uma prática médica humanizada e o bom convívio profissional. Busca também trazer para reflexão temas relativos à ética médica, à inserção do médico na comunidade, entre outros. Dentro dessa proposta, no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o programa passou a desenvolver, além dos encontros on-line regulares, uma atividade integrativa intitulada “Salas de Conversa”. Relato de experiência: Entre junho e dezembro de 2020, realizaram-se, mensalmente, seis salas de conversa com temas diversos. Os encontros ocorreram em salas virtuais e contaram com a participação de todos os grupos de mentoria e mentores cadastrados no programa, além de convidados que estiveram à frente das discussões. Discussão: O retorno positivo de discentes e docentes mostrou o potencial dessa modalidade de interação de complementar os encontros já desenvolvidos no Programa de Mentoria. A interação virtual apresentou entraves por limitações tecnológicas, todos contornados em tempo hábil, sem prejuízo dessa nova forma de experiência. Conclusão: As Salas de Conversa mostraram-se eficazes na superação das dificuldades de interação impostas pelo distanciamento físico da pandemia de Covid-19. Essa atividade abordou temáticas atuais e pertinentes não apenas à vida do estudante de Medicina, mas também à vida em sociedade, de modo a contribuir tanto para a formação médica quanto para a formação pessoal dos alunos e professores.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500417Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210150info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Maria Clara de Sousa FariasXavier,Laura Ferreira DiasSena,Juliana de LimaTorres,Aurimárcia da SilvaPinto Junior,Francisco Edilson LeiteSousa,Maria Bernardete Cordeiro depor2021-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000500417Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19
title Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19
spellingShingle Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19
Melo,Maria Clara de Sousa Farias
Mentoria
Educação Médica
Ensino Remoto
Estudante Universitário
Covid-19
title_short Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19
title_full Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19
title_fullStr Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19
title_full_unstemmed Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19
title_sort Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19
author Melo,Maria Clara de Sousa Farias
author_facet Melo,Maria Clara de Sousa Farias
Xavier,Laura Ferreira Dias
Sena,Juliana de Lima
Torres,Aurimárcia da Silva
Pinto Junior,Francisco Edilson Leite
Sousa,Maria Bernardete Cordeiro de
author_role author
author2 Xavier,Laura Ferreira Dias
Sena,Juliana de Lima
Torres,Aurimárcia da Silva
Pinto Junior,Francisco Edilson Leite
Sousa,Maria Bernardete Cordeiro de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Maria Clara de Sousa Farias
Xavier,Laura Ferreira Dias
Sena,Juliana de Lima
Torres,Aurimárcia da Silva
Pinto Junior,Francisco Edilson Leite
Sousa,Maria Bernardete Cordeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Mentoria
Educação Médica
Ensino Remoto
Estudante Universitário
Covid-19
topic Mentoria
Educação Médica
Ensino Remoto
Estudante Universitário
Covid-19
description Resumo: Introdução: O Programa de Mentoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) busca promover o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno durante seu período acadêmico. Por meio do método da escuta e do diálogo entre mentores e mentorados, a atividade de mentoria propicia o desenvolvimento da empatia e de outras habilidades emocionais importantes para uma prática médica humanizada e o bom convívio profissional. Busca também trazer para reflexão temas relativos à ética médica, à inserção do médico na comunidade, entre outros. Dentro dessa proposta, no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o programa passou a desenvolver, além dos encontros on-line regulares, uma atividade integrativa intitulada “Salas de Conversa”. Relato de experiência: Entre junho e dezembro de 2020, realizaram-se, mensalmente, seis salas de conversa com temas diversos. Os encontros ocorreram em salas virtuais e contaram com a participação de todos os grupos de mentoria e mentores cadastrados no programa, além de convidados que estiveram à frente das discussões. Discussão: O retorno positivo de discentes e docentes mostrou o potencial dessa modalidade de interação de complementar os encontros já desenvolvidos no Programa de Mentoria. A interação virtual apresentou entraves por limitações tecnológicas, todos contornados em tempo hábil, sem prejuízo dessa nova forma de experiência. Conclusão: As Salas de Conversa mostraram-se eficazes na superação das dificuldades de interação impostas pelo distanciamento físico da pandemia de Covid-19. Essa atividade abordou temáticas atuais e pertinentes não apenas à vida do estudante de Medicina, mas também à vida em sociedade, de modo a contribuir tanto para a formação médica quanto para a formação pessoal dos alunos e professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500417
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009136836608