Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200018 |
Resumo: | O objetivo deste relato é apresentar, dentro da proposta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), uma parte do projeto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Trata-se da estratégia de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de graduação extramuros da FMRP, que visa definir e implantar recursos tecnológicos de Aprendizado Eletrônico para apoiar atividades discentes e docentes, gestão da informação, educação continuada e segunda opinião formativa. A trajetória metodológica delineou tanto o processo de atendimento de parte das ações do eixo Cenário de Prática em Atenção Básica de saúde relativa ao processo de ampliação da rede de malha ótica, essencial para suporte às atividades de desenvolvimento do uso das TIC, quanto a abordagem qualitativa de um estudo exploratório sobre a utilização do Teleduc no primeiro ano do eixo de Atenção à Saúde da Comunidade (ASC) do curso de Medicina. Nesta investigação foram realizados dois grupos focais com aplicação de questionário estruturado a discentes e docentes. |
id |
ABEM-1_75aec4970195f184995990bc98b3247a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000200018 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicialaprendizagem eletrônicaassistência integral à saúdeeducação médicainterdisciplinarO objetivo deste relato é apresentar, dentro da proposta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), uma parte do projeto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Trata-se da estratégia de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de graduação extramuros da FMRP, que visa definir e implantar recursos tecnológicos de Aprendizado Eletrônico para apoiar atividades discentes e docentes, gestão da informação, educação continuada e segunda opinião formativa. A trajetória metodológica delineou tanto o processo de atendimento de parte das ações do eixo Cenário de Prática em Atenção Básica de saúde relativa ao processo de ampliação da rede de malha ótica, essencial para suporte às atividades de desenvolvimento do uso das TIC, quanto a abordagem qualitativa de um estudo exploratório sobre a utilização do Teleduc no primeiro ano do eixo de Atenção à Saúde da Comunidade (ASC) do curso de Medicina. Nesta investigação foram realizados dois grupos focais com aplicação de questionário estruturado a discentes e docentes.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200018Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.1 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000200018info:eu-repo/semantics/openAccessPeres,Cristiane MartinsSasso,Ariane MorassiFabbro,Amaury Lelis DalMaffei,Claudia Maria LeiteDomingos,NélioMarques,Paulo Mazzoncini de Azevedopor2012-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000200018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-06-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial |
title |
Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial |
spellingShingle |
Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial Peres,Cristiane Martins aprendizagem eletrônica assistência integral à saúde educação médica interdisciplinar |
title_short |
Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial |
title_full |
Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial |
title_fullStr |
Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial |
title_full_unstemmed |
Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial |
title_sort |
Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial |
author |
Peres,Cristiane Martins |
author_facet |
Peres,Cristiane Martins Sasso,Ariane Morassi Fabbro,Amaury Lelis Dal Maffei,Claudia Maria Leite Domingos,Nélio Marques,Paulo Mazzoncini de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Sasso,Ariane Morassi Fabbro,Amaury Lelis Dal Maffei,Claudia Maria Leite Domingos,Nélio Marques,Paulo Mazzoncini de Azevedo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres,Cristiane Martins Sasso,Ariane Morassi Fabbro,Amaury Lelis Dal Maffei,Claudia Maria Leite Domingos,Nélio Marques,Paulo Mazzoncini de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem eletrônica assistência integral à saúde educação médica interdisciplinar |
topic |
aprendizagem eletrônica assistência integral à saúde educação médica interdisciplinar |
description |
O objetivo deste relato é apresentar, dentro da proposta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), uma parte do projeto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Trata-se da estratégia de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de graduação extramuros da FMRP, que visa definir e implantar recursos tecnológicos de Aprendizado Eletrônico para apoiar atividades discentes e docentes, gestão da informação, educação continuada e segunda opinião formativa. A trajetória metodológica delineou tanto o processo de atendimento de parte das ações do eixo Cenário de Prática em Atenção Básica de saúde relativa ao processo de ampliação da rede de malha ótica, essencial para suporte às atividades de desenvolvimento do uso das TIC, quanto a abordagem qualitativa de um estudo exploratório sobre a utilização do Teleduc no primeiro ano do eixo de Atenção à Saúde da Comunidade (ASC) do curso de Medicina. Nesta investigação foram realizados dois grupos focais com aplicação de questionário estruturado a discentes e docentes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000200018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.1 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004959309824 |