Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres,Cristiane Martins
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sasso,Ariane Morassi, Fabbro,Amaury Lelis Dal, Maffei,Claudia Maria Leite, Domingos,Nélio, Marques,Paulo Mazzoncini de Azevedo
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200018
Resumo: O objetivo deste relato é apresentar, dentro da proposta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), uma parte do projeto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Trata-se da estratégia de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de graduação extramuros da FMRP, que visa definir e implantar recursos tecnológicos de Aprendizado Eletrônico para apoiar atividades discentes e docentes, gestão da informação, educação continuada e segunda opinião formativa. A trajetória metodológica delineou tanto o processo de atendimento de parte das ações do eixo Cenário de Prática em Atenção Básica de saúde relativa ao processo de ampliação da rede de malha ótica, essencial para suporte às atividades de desenvolvimento do uso das TIC, quanto a abordagem qualitativa de um estudo exploratório sobre a utilização do Teleduc no primeiro ano do eixo de Atenção à Saúde da Comunidade (ASC) do curso de Medicina. Nesta investigação foram realizados dois grupos focais com aplicação de questionário estruturado a discentes e docentes.
id ABEM-1_75aec4970195f184995990bc98b3247a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000200018
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicialaprendizagem eletrônicaassistência integral à saúdeeducação médicainterdisciplinarO objetivo deste relato é apresentar, dentro da proposta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), uma parte do projeto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Trata-se da estratégia de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de graduação extramuros da FMRP, que visa definir e implantar recursos tecnológicos de Aprendizado Eletrônico para apoiar atividades discentes e docentes, gestão da informação, educação continuada e segunda opinião formativa. A trajetória metodológica delineou tanto o processo de atendimento de parte das ações do eixo Cenário de Prática em Atenção Básica de saúde relativa ao processo de ampliação da rede de malha ótica, essencial para suporte às atividades de desenvolvimento do uso das TIC, quanto a abordagem qualitativa de um estudo exploratório sobre a utilização do Teleduc no primeiro ano do eixo de Atenção à Saúde da Comunidade (ASC) do curso de Medicina. Nesta investigação foram realizados dois grupos focais com aplicação de questionário estruturado a discentes e docentes.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200018Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.1 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000200018info:eu-repo/semantics/openAccessPeres,Cristiane MartinsSasso,Ariane MorassiFabbro,Amaury Lelis DalMaffei,Claudia Maria LeiteDomingos,NélioMarques,Paulo Mazzoncini de Azevedopor2012-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000200018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-06-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial
title Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial
spellingShingle Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial
Peres,Cristiane Martins
aprendizagem eletrônica
assistência integral à saúde
educação médica
interdisciplinar
title_short Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial
title_full Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial
title_fullStr Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial
title_full_unstemmed Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial
title_sort Aprendizado eletrônico na formação multiprofissional em saúde: avaliação inicial
author Peres,Cristiane Martins
author_facet Peres,Cristiane Martins
Sasso,Ariane Morassi
Fabbro,Amaury Lelis Dal
Maffei,Claudia Maria Leite
Domingos,Nélio
Marques,Paulo Mazzoncini de Azevedo
author_role author
author2 Sasso,Ariane Morassi
Fabbro,Amaury Lelis Dal
Maffei,Claudia Maria Leite
Domingos,Nélio
Marques,Paulo Mazzoncini de Azevedo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres,Cristiane Martins
Sasso,Ariane Morassi
Fabbro,Amaury Lelis Dal
Maffei,Claudia Maria Leite
Domingos,Nélio
Marques,Paulo Mazzoncini de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem eletrônica
assistência integral à saúde
educação médica
interdisciplinar
topic aprendizagem eletrônica
assistência integral à saúde
educação médica
interdisciplinar
description O objetivo deste relato é apresentar, dentro da proposta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), uma parte do projeto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Trata-se da estratégia de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de graduação extramuros da FMRP, que visa definir e implantar recursos tecnológicos de Aprendizado Eletrônico para apoiar atividades discentes e docentes, gestão da informação, educação continuada e segunda opinião formativa. A trajetória metodológica delineou tanto o processo de atendimento de parte das ações do eixo Cenário de Prática em Atenção Básica de saúde relativa ao processo de ampliação da rede de malha ótica, essencial para suporte às atividades de desenvolvimento do uso das TIC, quanto a abordagem qualitativa de um estudo exploratório sobre a utilização do Teleduc no primeiro ano do eixo de Atenção à Saúde da Comunidade (ASC) do curso de Medicina. Nesta investigação foram realizados dois grupos focais com aplicação de questionário estruturado a discentes e docentes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000200018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.1 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004959309824