O Ensino da Ética nas Faculdades de Medicina do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200114 |
Resumo: | Resumo: Avaliou-se o ensino da ética nas 103 faculdades de Medicina existentes no Brasil, em 2001, confortando-o com pesquisa realizada há uma década. O levantamento foi realizado por meio de questionários e contato com os responsáveis pela disciplina. Os resultados principais mostram que a ética é ensinada em 93 faculdade e 10 são escolas novas; em 32,3% das escolas, a ética e disciplina autônoma, em 58% é matéria lecionada em outra(s) disciplina(s), principalmente a Medicina legal, em 5,4% disciplina autônoma e também matéria associada a outra(s) disciplina(s), e em 4,3% é matéria associada a módulos interdisciplinares. Na maioria das faculdades, é lecionada apenas no 4° ano; em 63,4% da faculdade, a carga horária de ética não ultrapassa 45 horas, e em 74,2% delas é de 60 horas, no máximo. Conclui-se que nos últimos dez anos não houve mudanças significativas no ensino da ética nas faculdades de Medicina do Brasil, mais nota-se uma tendência para sua melhoria. |
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O Ensino da Ética nas Faculdades de Medicina do BrasilÉtica MédicaBioéticaEducação MédicaEscolas MédicasBrasilResumo: Avaliou-se o ensino da ética nas 103 faculdades de Medicina existentes no Brasil, em 2001, confortando-o com pesquisa realizada há uma década. O levantamento foi realizado por meio de questionários e contato com os responsáveis pela disciplina. Os resultados principais mostram que a ética é ensinada em 93 faculdade e 10 são escolas novas; em 32,3% das escolas, a ética e disciplina autônoma, em 58% é matéria lecionada em outra(s) disciplina(s), principalmente a Medicina legal, em 5,4% disciplina autônoma e também matéria associada a outra(s) disciplina(s), e em 4,3% é matéria associada a módulos interdisciplinares. Na maioria das faculdades, é lecionada apenas no 4° ano; em 63,4% da faculdade, a carga horária de ética não ultrapassa 45 horas, e em 74,2% delas é de 60 horas, no máximo. Conclui-se que nos últimos dez anos não houve mudanças significativas no ensino da ética nas faculdades de Medicina do Brasil, mais nota-se uma tendência para sua melhoria.Associação Brasileira de Educação Médica2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200114Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.2 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.2-006info:eu-repo/semantics/openAccessMuñoz,DanieleMuñoz,Daniel Romeropor2021-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000200114Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-05-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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