A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200031 |
Resumo: | Resumo: A constatação da inadequação na formação médica suscitou a institucionalização de discussões sobre avaliação nas escolas médicas em nosso país. O reconhecimento da necessidade de buscar instrumentos metodológicos adequados para avaliar aspectos interrelacionais na prática médica e no processo formativo de estudantes de medicina levou à criação de uma atividade grupal, na qual estes conteúdos foram trabalhados. Foram realizadas reuniões semanais com internos e residentes de pediatria, usando grupo focal com técnicas de dramatização segundo uma abordagem pedagógica. Ao final, os estudantes produziram relatos escritos descrevendo e avaliando a atividade. Esta pesquisa é fruto da análise qualitativa destes relatos. Sentimentos e ações do cuidado à saúde na prática clínica pediátrica emergiam e os temas mais frequentes foram: relações hierárquicas, limitações pessoais, onipotência, papéis profissionais, competência, experiências, conhecimento científico, senso comum e racionalidade. Esta análise teve finalidade pedagógica e avaliativa, possibilitando compreender aspectos fundamentais do ensino e do ambiente acadêmico institucional da escola médica. |
id |
ABEM-1_849852c886a7b7c7b915fdef304ebf5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022000000200031 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência PedagógicaEducação MédicaAvaliaçãoAtitude do pessoal de SaúdeCurrículoPediatria - educaçãoResumo: A constatação da inadequação na formação médica suscitou a institucionalização de discussões sobre avaliação nas escolas médicas em nosso país. O reconhecimento da necessidade de buscar instrumentos metodológicos adequados para avaliar aspectos interrelacionais na prática médica e no processo formativo de estudantes de medicina levou à criação de uma atividade grupal, na qual estes conteúdos foram trabalhados. Foram realizadas reuniões semanais com internos e residentes de pediatria, usando grupo focal com técnicas de dramatização segundo uma abordagem pedagógica. Ao final, os estudantes produziram relatos escritos descrevendo e avaliando a atividade. Esta pesquisa é fruto da análise qualitativa destes relatos. Sentimentos e ações do cuidado à saúde na prática clínica pediátrica emergiam e os temas mais frequentes foram: relações hierárquicas, limitações pessoais, onipotência, papéis profissionais, competência, experiências, conhecimento científico, senso comum e racionalidade. Esta análise teve finalidade pedagógica e avaliativa, possibilitando compreender aspectos fundamentais do ensino e do ambiente acadêmico institucional da escola médica.Associação Brasileira de Educação Médica2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200031Revista Brasileira de Educação Médica v.24 n.2 2000reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v24.2-006info:eu-repo/semantics/openAccessFranco,Selma CristinaRivorêdo,Carlos Roberto Soares Freire deKeiralla,Dayse Maria BorgesChacra,Fernando Cesarpor2021-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022000000200031Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência Pedagógica |
title |
A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência Pedagógica |
spellingShingle |
A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência Pedagógica Franco,Selma Cristina Educação Médica Avaliação Atitude do pessoal de Saúde Currículo Pediatria - educação |
title_short |
A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência Pedagógica |
title_full |
A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência Pedagógica |
title_fullStr |
A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência Pedagógica |
title_full_unstemmed |
A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência Pedagógica |
title_sort |
A Dinâmica Relacional na Consulta Pediátrica como Vivência Pedagógica |
author |
Franco,Selma Cristina |
author_facet |
Franco,Selma Cristina Rivorêdo,Carlos Roberto Soares Freire de Keiralla,Dayse Maria Borges Chacra,Fernando Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Rivorêdo,Carlos Roberto Soares Freire de Keiralla,Dayse Maria Borges Chacra,Fernando Cesar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco,Selma Cristina Rivorêdo,Carlos Roberto Soares Freire de Keiralla,Dayse Maria Borges Chacra,Fernando Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Avaliação Atitude do pessoal de Saúde Currículo Pediatria - educação |
topic |
Educação Médica Avaliação Atitude do pessoal de Saúde Currículo Pediatria - educação |
description |
Resumo: A constatação da inadequação na formação médica suscitou a institucionalização de discussões sobre avaliação nas escolas médicas em nosso país. O reconhecimento da necessidade de buscar instrumentos metodológicos adequados para avaliar aspectos interrelacionais na prática médica e no processo formativo de estudantes de medicina levou à criação de uma atividade grupal, na qual estes conteúdos foram trabalhados. Foram realizadas reuniões semanais com internos e residentes de pediatria, usando grupo focal com técnicas de dramatização segundo uma abordagem pedagógica. Ao final, os estudantes produziram relatos escritos descrevendo e avaliando a atividade. Esta pesquisa é fruto da análise qualitativa destes relatos. Sentimentos e ações do cuidado à saúde na prática clínica pediátrica emergiam e os temas mais frequentes foram: relações hierárquicas, limitações pessoais, onipotência, papéis profissionais, competência, experiências, conhecimento científico, senso comum e racionalidade. Esta análise teve finalidade pedagógica e avaliativa, possibilitando compreender aspectos fundamentais do ensino e do ambiente acadêmico institucional da escola médica. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200031 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022000000200031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v24.2-006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.24 n.2 2000 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003055095808 |