A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann,Leandro
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1993000300023
Resumo: A morte - essa certeza presente direta ou indiretamente em algum momento da vida de todo ser humano - tem sido, especialmente no século XX, um tema proibido, negado, esquecido. Os médicos, apesar de uma experiência mais próxima com a morte, através da sua vivência profissional cotidiana, não conseguem se familiarizar com ela; pelo contrário, o confronto com a morte sempre desperta sentimentos conflitantes de fracasso, culpa, impotência. Através da análise e reflexão de diferentes vivências, principalmente frente à crucialidade da morte na infância, buscou-se compreender a representação deste momento na vida do médico. Apesar do tradicional silêncio das escolas médicas frente a este questionamento, assinala-se, com o apoio da unanimidade dos entrevistados, a importância da introdução de discussões sobre a morte e o morrer no processo de formação do médico, com o objetivo de compreender a morte enquanto parte integrante da vida e promover a humanização do atendimento aos pacientes terminais e seus familiares.
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