Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lampert,Jadete Barbosa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Costa,Nilce Maria da Silva Campos, Perim,Gianna Lepre, Abdalla,Ively Guimarães, Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique, Stella,Regina Celes de Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500003
Resumo: Realizado com um grupo de 28 escolas médicas brasileiras, este estudo mostra as tendências de mudanças para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) com perspectiva de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Faz parte do primeiro momento do projeto de avaliação de tendências de mudanças nos cursos de graduação das escolas médicas brasileiras, da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas da Associação Brasileira de Educação Médica (Caem/Abem). As escolas responderam ao instrumento de pesquisa oferecido para sua auto-avaliação segundo a metodologia proposta, com resultados que mostram a percepção do curso como um todo na inter-relação de cinco eixos: Mundo do Trabalho, Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica, Cenários da Prática e Desenvolvimento Docente. A maioria das escolas deste grupo (75%), na percepção de seus atores sociais, apresenta tipologia avançada e inovadora com tendência avançada para as transformações preconizadas no setor saúde. O eixo Desenvolvimento Docente mostra avanços menores em relação aos demais, o que sinaliza, neste momento do processo, um descompasso na dinâmica das ações para consolidar as mudanças. Demonstra a necessidade de aprofundar o estudo com o desenvolvimento dos processos avaliativos, que requer a construção de indicadores qualitativos e quantitativos capazes de auxiliar a identificação, o acompanhamento e a efetivação das mudanças.
id ABEM-1_849b218b24eb95b603f67414aedb1999
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000500003
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileirasEducação médicaevidências de mudançasavaliaçãocurrículo de medicinatendência de mudançasRealizado com um grupo de 28 escolas médicas brasileiras, este estudo mostra as tendências de mudanças para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) com perspectiva de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Faz parte do primeiro momento do projeto de avaliação de tendências de mudanças nos cursos de graduação das escolas médicas brasileiras, da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas da Associação Brasileira de Educação Médica (Caem/Abem). As escolas responderam ao instrumento de pesquisa oferecido para sua auto-avaliação segundo a metodologia proposta, com resultados que mostram a percepção do curso como um todo na inter-relação de cinco eixos: Mundo do Trabalho, Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica, Cenários da Prática e Desenvolvimento Docente. A maioria das escolas deste grupo (75%), na percepção de seus atores sociais, apresenta tipologia avançada e inovadora com tendência avançada para as transformações preconizadas no setor saúde. O eixo Desenvolvimento Docente mostra avanços menores em relação aos demais, o que sinaliza, neste momento do processo, um descompasso na dinâmica das ações para consolidar as mudanças. Demonstra a necessidade de aprofundar o estudo com o desenvolvimento dos processos avaliativos, que requer a construção de indicadores qualitativos e quantitativos capazes de auxiliar a identificação, o acompanhamento e a efetivação das mudanças.Associação Brasileira de Educação Médica2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500003Revista Brasileira de Educação Médica v.33 suppl.1 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000500003info:eu-repo/semantics/openAccessLampert,Jadete BarbosaCosta,Nilce Maria da Silva CamposPerim,Gianna LepreAbdalla,Ively GuimarãesAguilar-da-Silva,Rinaldo HenriqueStella,Regina Celes de Rosapor2009-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000500003Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-06-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileiras
title Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileiras
spellingShingle Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileiras
Lampert,Jadete Barbosa
Educação médica
evidências de mudanças
avaliação
currículo de medicina
tendência de mudanças
title_short Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileiras
title_full Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileiras
title_fullStr Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileiras
title_full_unstemmed Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileiras
title_sort Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileiras
author Lampert,Jadete Barbosa
author_facet Lampert,Jadete Barbosa
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
Perim,Gianna Lepre
Abdalla,Ively Guimarães
Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Stella,Regina Celes de Rosa
author_role author
author2 Costa,Nilce Maria da Silva Campos
Perim,Gianna Lepre
Abdalla,Ively Guimarães
Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Stella,Regina Celes de Rosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lampert,Jadete Barbosa
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
Perim,Gianna Lepre
Abdalla,Ively Guimarães
Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Stella,Regina Celes de Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
evidências de mudanças
avaliação
currículo de medicina
tendência de mudanças
topic Educação médica
evidências de mudanças
avaliação
currículo de medicina
tendência de mudanças
description Realizado com um grupo de 28 escolas médicas brasileiras, este estudo mostra as tendências de mudanças para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) com perspectiva de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Faz parte do primeiro momento do projeto de avaliação de tendências de mudanças nos cursos de graduação das escolas médicas brasileiras, da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas da Associação Brasileira de Educação Médica (Caem/Abem). As escolas responderam ao instrumento de pesquisa oferecido para sua auto-avaliação segundo a metodologia proposta, com resultados que mostram a percepção do curso como um todo na inter-relação de cinco eixos: Mundo do Trabalho, Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica, Cenários da Prática e Desenvolvimento Docente. A maioria das escolas deste grupo (75%), na percepção de seus atores sociais, apresenta tipologia avançada e inovadora com tendência avançada para as transformações preconizadas no setor saúde. O eixo Desenvolvimento Docente mostra avanços menores em relação aos demais, o que sinaliza, neste momento do processo, um descompasso na dinâmica das ações para consolidar as mudanças. Demonstra a necessidade de aprofundar o estudo com o desenvolvimento dos processos avaliativos, que requer a construção de indicadores qualitativos e quantitativos capazes de auxiliar a identificação, o acompanhamento e a efetivação das mudanças.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 suppl.1 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004225306624