Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300251 |
Resumo: | Resumo: O projeto político-pedagógico é um documento que apresenta as definições básicas dos cursos de acordo com seu contexto, origem, motivos e finalidade. É interessante perceber o projeto em suas funções integradora, no sentido de que aproxima fundamentos e práticas; atualizadora, no sentido de que constitui objeto de reavaliações desses fundamentos e práticas; e estruturante, no sentido de que articula e consolida a constituição e perspectivas acadêmicas dos cursos. Projeto é projeção, é visão do futuro que se constrói no presente e se revê no passado, para que se saiba de onde e por onde o curso se construiu, onde se encontra e para onde se direciona essa construção. Assim, o projeto favorece a consciência do sentido dos cursos, porque estimula a explicitação e qualificação da sua história, objetivos, proposta, conceitos e compromissos fundamentais. Este estudo, portanto, além de observar conceitos e argumentos, procura mostrar uma das estruturações possíveis do projeto, suas partes e suas previsões, no âmbito da escola médica. |
id |
ABEM-1_dd1fae7d7bf77b8542cc95457e49f54a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022004000300251 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Político-Pedagógico da Escola MédicaEducação Médica - TendênciasAvaliaçãoCurrículoResumo: O projeto político-pedagógico é um documento que apresenta as definições básicas dos cursos de acordo com seu contexto, origem, motivos e finalidade. É interessante perceber o projeto em suas funções integradora, no sentido de que aproxima fundamentos e práticas; atualizadora, no sentido de que constitui objeto de reavaliações desses fundamentos e práticas; e estruturante, no sentido de que articula e consolida a constituição e perspectivas acadêmicas dos cursos. Projeto é projeção, é visão do futuro que se constrói no presente e se revê no passado, para que se saiba de onde e por onde o curso se construiu, onde se encontra e para onde se direciona essa construção. Assim, o projeto favorece a consciência do sentido dos cursos, porque estimula a explicitação e qualificação da sua história, objetivos, proposta, conceitos e compromissos fundamentais. Este estudo, portanto, além de observar conceitos e argumentos, procura mostrar uma das estruturações possíveis do projeto, suas partes e suas previsões, no âmbito da escola médica.Associação Brasileira de Educação Médica2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300251Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.3-032info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Luciano Abreu de MirandaRangel,Marypor2020-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000300251Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica |
title |
Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica |
spellingShingle |
Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica Pinto,Luciano Abreu de Miranda Educação Médica - Tendências Avaliação Currículo |
title_short |
Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica |
title_full |
Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica |
title_fullStr |
Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica |
title_full_unstemmed |
Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica |
title_sort |
Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica |
author |
Pinto,Luciano Abreu de Miranda |
author_facet |
Pinto,Luciano Abreu de Miranda Rangel,Mary |
author_role |
author |
author2 |
Rangel,Mary |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto,Luciano Abreu de Miranda Rangel,Mary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica - Tendências Avaliação Currículo |
topic |
Educação Médica - Tendências Avaliação Currículo |
description |
Resumo: O projeto político-pedagógico é um documento que apresenta as definições básicas dos cursos de acordo com seu contexto, origem, motivos e finalidade. É interessante perceber o projeto em suas funções integradora, no sentido de que aproxima fundamentos e práticas; atualizadora, no sentido de que constitui objeto de reavaliações desses fundamentos e práticas; e estruturante, no sentido de que articula e consolida a constituição e perspectivas acadêmicas dos cursos. Projeto é projeção, é visão do futuro que se constrói no presente e se revê no passado, para que se saiba de onde e por onde o curso se construiu, onde se encontra e para onde se direciona essa construção. Assim, o projeto favorece a consciência do sentido dos cursos, porque estimula a explicitação e qualificação da sua história, objetivos, proposta, conceitos e compromissos fundamentais. Este estudo, portanto, além de observar conceitos e argumentos, procura mostrar uma das estruturações possíveis do projeto, suas partes e suas previsões, no âmbito da escola médica. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300251 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v28.3-032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003445166080 |