A angústia na formação do estudante de medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100002 |
Resumo: | Este trabalho objetivou conhecer as situações que se apresentam ao estudante de Medicina como angustiantes durante a sua formação e os fatores que ele identifica como originários desse sentimento. Foi empregada uma abordagem etnográfica, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas, observação e grupos de discussão. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Os alunos identificaram a dissociação entre o ciclo básico e o profissionalizante como responsável pela angústia suscitada em face do primeiro contato com o paciente, além de apresentarem estresse psicológico por terem que trabalhar com a dor e o sofrimento. Os discentes identificaram, também, como fator estressante o fato de que sua aprendizagem implica a utilização de outro ser humano. Além disso, em algumas situações, a dificuldade de relacionamento com os professores é apontada como geradora de angústia. |
id |
ABEM-1_86db3488dd198a88d3f7c82dac05c48b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022008000100002 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A angústia na formação do estudante de medicinaEstudantes de MedicinaPsicologia MédicaEstresse PsicológicoEste trabalho objetivou conhecer as situações que se apresentam ao estudante de Medicina como angustiantes durante a sua formação e os fatores que ele identifica como originários desse sentimento. Foi empregada uma abordagem etnográfica, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas, observação e grupos de discussão. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Os alunos identificaram a dissociação entre o ciclo básico e o profissionalizante como responsável pela angústia suscitada em face do primeiro contato com o paciente, além de apresentarem estresse psicológico por terem que trabalhar com a dor e o sofrimento. Os discentes identificaram, também, como fator estressante o fato de que sua aprendizagem implica a utilização de outro ser humano. Além disso, em algumas situações, a dificuldade de relacionamento com os professores é apontada como geradora de angústia.Associação Brasileira de Educação Médica2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100002Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.1 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000100002info:eu-repo/semantics/openAccessQuintana,Alberto ManuelRodrigues,Arnaldo TeixeiraArpini,Dorian MônicaBassi,Luis AugustoCecim,Patrícia da SilvaSantos,Maúcha Sifuentes dospor2008-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000100002Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-06-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A angústia na formação do estudante de medicina |
title |
A angústia na formação do estudante de medicina |
spellingShingle |
A angústia na formação do estudante de medicina Quintana,Alberto Manuel Estudantes de Medicina Psicologia Médica Estresse Psicológico |
title_short |
A angústia na formação do estudante de medicina |
title_full |
A angústia na formação do estudante de medicina |
title_fullStr |
A angústia na formação do estudante de medicina |
title_full_unstemmed |
A angústia na formação do estudante de medicina |
title_sort |
A angústia na formação do estudante de medicina |
author |
Quintana,Alberto Manuel |
author_facet |
Quintana,Alberto Manuel Rodrigues,Arnaldo Teixeira Arpini,Dorian Mônica Bassi,Luis Augusto Cecim,Patrícia da Silva Santos,Maúcha Sifuentes dos |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Arnaldo Teixeira Arpini,Dorian Mônica Bassi,Luis Augusto Cecim,Patrícia da Silva Santos,Maúcha Sifuentes dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintana,Alberto Manuel Rodrigues,Arnaldo Teixeira Arpini,Dorian Mônica Bassi,Luis Augusto Cecim,Patrícia da Silva Santos,Maúcha Sifuentes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de Medicina Psicologia Médica Estresse Psicológico |
topic |
Estudantes de Medicina Psicologia Médica Estresse Psicológico |
description |
Este trabalho objetivou conhecer as situações que se apresentam ao estudante de Medicina como angustiantes durante a sua formação e os fatores que ele identifica como originários desse sentimento. Foi empregada uma abordagem etnográfica, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas, observação e grupos de discussão. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Os alunos identificaram a dissociação entre o ciclo básico e o profissionalizante como responsável pela angústia suscitada em face do primeiro contato com o paciente, além de apresentarem estresse psicológico por terem que trabalhar com a dor e o sofrimento. Os discentes identificaram, também, como fator estressante o fato de que sua aprendizagem implica a utilização de outro ser humano. Além disso, em algumas situações, a dificuldade de relacionamento com os professores é apontada como geradora de angústia. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022008000100002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.1 2008 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003802730497 |