O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo,Fernando Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Falcon,Elias Bruno Santana, Rodrigues,Gizele Moreira, Freitas,Leidian Coelho de, Dutra,Claudia Daniela Tavares, Pires,Carla Andréa Avelar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300024
Resumo: O programa PET-Saúde atua promovendo a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experimentação de um semestre de atividades vivenciadas por acadêmicos da UFPA que compõem uma equipe multiprofissional do PET-Saúde/Ananindeua. Este projeto está atuando como estimulador de diversas atividades que valorizam o aprendizado e a humanização. Dentre as atividades estimuladoras de aprendizado dos acadêmicos estão: palestras e formação complementar; discussão de artigos científicos; e acompanhamento de atividades na Unidade Básica de Saúde. A Atenção Primária representa interessante espaço de aprendizado para acadêmicos em saúde, e a inserção destes em seu âmbito representa grande ganho à comunidade, que passa a receber valiosas orientações em saúde.
id ABEM-1_87f892bd6e4d53231bd6d390ddc13e70
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000300024
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-SaúdePrograma de Educação para o Trabalho em SaúdeAprendizadoComunidadeO programa PET-Saúde atua promovendo a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experimentação de um semestre de atividades vivenciadas por acadêmicos da UFPA que compõem uma equipe multiprofissional do PET-Saúde/Ananindeua. Este projeto está atuando como estimulador de diversas atividades que valorizam o aprendizado e a humanização. Dentre as atividades estimuladoras de aprendizado dos acadêmicos estão: palestras e formação complementar; discussão de artigos científicos; e acompanhamento de atividades na Unidade Básica de Saúde. A Atenção Primária representa interessante espaço de aprendizado para acadêmicos em saúde, e a inserção destes em seu âmbito representa grande ganho à comunidade, que passa a receber valiosas orientações em saúde.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300024Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000300024info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo,Fernando CostaFalcon,Elias Bruno SantanaRodrigues,Gizele MoreiraFreitas,Leidian Coelho deDutra,Claudia Daniela TavaresPires,Carla Andréa Avelarpor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000300024Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde
title O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde
spellingShingle O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde
Araujo,Fernando Costa
Programa de Educação para o Trabalho em Saúde
Aprendizado
Comunidade
title_short O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde
title_full O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde
title_fullStr O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde
title_full_unstemmed O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde
title_sort O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde
author Araujo,Fernando Costa
author_facet Araujo,Fernando Costa
Falcon,Elias Bruno Santana
Rodrigues,Gizele Moreira
Freitas,Leidian Coelho de
Dutra,Claudia Daniela Tavares
Pires,Carla Andréa Avelar
author_role author
author2 Falcon,Elias Bruno Santana
Rodrigues,Gizele Moreira
Freitas,Leidian Coelho de
Dutra,Claudia Daniela Tavares
Pires,Carla Andréa Avelar
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo,Fernando Costa
Falcon,Elias Bruno Santana
Rodrigues,Gizele Moreira
Freitas,Leidian Coelho de
Dutra,Claudia Daniela Tavares
Pires,Carla Andréa Avelar
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Educação para o Trabalho em Saúde
Aprendizado
Comunidade
topic Programa de Educação para o Trabalho em Saúde
Aprendizado
Comunidade
description O programa PET-Saúde atua promovendo a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experimentação de um semestre de atividades vivenciadas por acadêmicos da UFPA que compõem uma equipe multiprofissional do PET-Saúde/Ananindeua. Este projeto está atuando como estimulador de diversas atividades que valorizam o aprendizado e a humanização. Dentre as atividades estimuladoras de aprendizado dos acadêmicos estão: palestras e formação complementar; discussão de artigos científicos; e acompanhamento de atividades na Unidade Básica de Saúde. A Atenção Primária representa interessante espaço de aprendizado para acadêmicos em saúde, e a inserção destes em seu âmbito representa grande ganho à comunidade, que passa a receber valiosas orientações em saúde.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000300024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005009641472