O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300024 |
Resumo: | O programa PET-Saúde atua promovendo a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experimentação de um semestre de atividades vivenciadas por acadêmicos da UFPA que compõem uma equipe multiprofissional do PET-Saúde/Ananindeua. Este projeto está atuando como estimulador de diversas atividades que valorizam o aprendizado e a humanização. Dentre as atividades estimuladoras de aprendizado dos acadêmicos estão: palestras e formação complementar; discussão de artigos científicos; e acompanhamento de atividades na Unidade Básica de Saúde. A Atenção Primária representa interessante espaço de aprendizado para acadêmicos em saúde, e a inserção destes em seu âmbito representa grande ganho à comunidade, que passa a receber valiosas orientações em saúde. |
id |
ABEM-1_87f892bd6e4d53231bd6d390ddc13e70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000300024 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-SaúdePrograma de Educação para o Trabalho em SaúdeAprendizadoComunidadeO programa PET-Saúde atua promovendo a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experimentação de um semestre de atividades vivenciadas por acadêmicos da UFPA que compõem uma equipe multiprofissional do PET-Saúde/Ananindeua. Este projeto está atuando como estimulador de diversas atividades que valorizam o aprendizado e a humanização. Dentre as atividades estimuladoras de aprendizado dos acadêmicos estão: palestras e formação complementar; discussão de artigos científicos; e acompanhamento de atividades na Unidade Básica de Saúde. A Atenção Primária representa interessante espaço de aprendizado para acadêmicos em saúde, e a inserção destes em seu âmbito representa grande ganho à comunidade, que passa a receber valiosas orientações em saúde.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300024Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000300024info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo,Fernando CostaFalcon,Elias Bruno SantanaRodrigues,Gizele MoreiraFreitas,Leidian Coelho deDutra,Claudia Daniela TavaresPires,Carla Andréa Avelarpor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000300024Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde |
title |
O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde |
spellingShingle |
O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde Araujo,Fernando Costa Programa de Educação para o Trabalho em Saúde Aprendizado Comunidade |
title_short |
O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde |
title_full |
O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde |
title_fullStr |
O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde |
title_full_unstemmed |
O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde |
title_sort |
O aprender e o orientar na atenção primária: relato de experiência de um semestre de atividades no PET-Saúde |
author |
Araujo,Fernando Costa |
author_facet |
Araujo,Fernando Costa Falcon,Elias Bruno Santana Rodrigues,Gizele Moreira Freitas,Leidian Coelho de Dutra,Claudia Daniela Tavares Pires,Carla Andréa Avelar |
author_role |
author |
author2 |
Falcon,Elias Bruno Santana Rodrigues,Gizele Moreira Freitas,Leidian Coelho de Dutra,Claudia Daniela Tavares Pires,Carla Andréa Avelar |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo,Fernando Costa Falcon,Elias Bruno Santana Rodrigues,Gizele Moreira Freitas,Leidian Coelho de Dutra,Claudia Daniela Tavares Pires,Carla Andréa Avelar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Educação para o Trabalho em Saúde Aprendizado Comunidade |
topic |
Programa de Educação para o Trabalho em Saúde Aprendizado Comunidade |
description |
O programa PET-Saúde atua promovendo a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experimentação de um semestre de atividades vivenciadas por acadêmicos da UFPA que compõem uma equipe multiprofissional do PET-Saúde/Ananindeua. Este projeto está atuando como estimulador de diversas atividades que valorizam o aprendizado e a humanização. Dentre as atividades estimuladoras de aprendizado dos acadêmicos estão: palestras e formação complementar; discussão de artigos científicos; e acompanhamento de atividades na Unidade Básica de Saúde. A Atenção Primária representa interessante espaço de aprendizado para acadêmicos em saúde, e a inserção destes em seu âmbito representa grande ganho à comunidade, que passa a receber valiosas orientações em saúde. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300024 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000300024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005009641472 |