A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Nicole Tejo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786
Resumo: Esta pesquisa visa compreender qual a influência do Programa “Aprendendo a Fazer” no desenvolvimento da postura profissional do Jovem Aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho. O tema abordado diz respeito à importância de programas de Aprendizagem na vida de jovens que necessitam trabalhar mais cedo e que, por esse motivo, ainda não têm experiência exigida pelo mercado de trabalho. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de dois instrumentos: dinâmicas de grupo com vinte e oito jovens aprendizes e entrevistas semi-estruturadas com três gestores de organizações onde atuam alguns desses jovens. Com base nessa investigação foi possível constatar que: a) o jovem é motivado a procurar um Programa de Aprendizagem, na maioria para adquirir experiência profissional e como forma de obtenção de renda; b) o Ensino Médio, não contribui para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho por não agregar tal tema ao currículo escolar; c) através do curso fornecido pelo programa o jovem consegue alcançar os objetivos mencionados por eles, tais como aquisição de experiência profissional, independência financeira e oportunidades de outros empregos; d) o jovem consegue entrar mais fácil no mercado de trabalho através de programas de Aprendizagem como o programa Aprendendo a Fazer e que a partir dele consegue desenvolver e aprimorar a postura profissional desejável para a sua entrada e permanência no mercado de trabalho.
id CEUB_7c2a9d8923e9aa6725b55e5e3ad55a2a
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2786
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Borges, Nicole TejoGuimarães, Magali Costa2012-10-232012-10-30T18:08:39Z2013-05-09T20:57:24Z2012-10-232012-10-30T18:08:39Z2013-05-09T20:57:24Z2011-062011-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786Esta pesquisa visa compreender qual a influência do Programa “Aprendendo a Fazer” no desenvolvimento da postura profissional do Jovem Aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho. O tema abordado diz respeito à importância de programas de Aprendizagem na vida de jovens que necessitam trabalhar mais cedo e que, por esse motivo, ainda não têm experiência exigida pelo mercado de trabalho. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de dois instrumentos: dinâmicas de grupo com vinte e oito jovens aprendizes e entrevistas semi-estruturadas com três gestores de organizações onde atuam alguns desses jovens. Com base nessa investigação foi possível constatar que: a) o jovem é motivado a procurar um Programa de Aprendizagem, na maioria para adquirir experiência profissional e como forma de obtenção de renda; b) o Ensino Médio, não contribui para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho por não agregar tal tema ao currículo escolar; c) através do curso fornecido pelo programa o jovem consegue alcançar os objetivos mencionados por eles, tais como aquisição de experiência profissional, independência financeira e oportunidades de outros empregos; d) o jovem consegue entrar mais fácil no mercado de trabalho através de programas de Aprendizagem como o programa Aprendendo a Fazer e que a partir dele consegue desenvolver e aprimorar a postura profissional desejável para a sua entrada e permanência no mercado de trabalho.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20665269.pdf.txt: 94145 bytes, checksum: d2469f15e3e4304176f028044667f405 (MD5) 20665269.pdf: 137694 bytes, checksum: dbb58eb930ebbcf261460c7ddacaf013 (MD5) Previous issue date: 2011-01Programa aprendendo a fazerJovem aprendizMercado de trabalhoA influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20665269.pdf.txtExtracted texttext/plain94145https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2786/1/20665269.pdf.txtd2469f15e3e4304176f028044667f405MD51ORIGINAL20665269.pdfapplication/pdf137694https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2786/2/20665269.pdfdbb58eb930ebbcf261460c7ddacaf013MD52123456789/27862019-05-24 20:45:08.641oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2786Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-24T20:45:08Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho
title A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho
spellingShingle A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho
Borges, Nicole Tejo
Programa aprendendo a fazer
Jovem aprendiz
Mercado de trabalho
title_short A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho
title_full A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho
title_fullStr A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho
title_full_unstemmed A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho
title_sort A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho
author Borges, Nicole Tejo
author_facet Borges, Nicole Tejo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Nicole Tejo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Magali Costa
contributor_str_mv Guimarães, Magali Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Programa aprendendo a fazer
Jovem aprendiz
Mercado de trabalho
topic Programa aprendendo a fazer
Jovem aprendiz
Mercado de trabalho
description Esta pesquisa visa compreender qual a influência do Programa “Aprendendo a Fazer” no desenvolvimento da postura profissional do Jovem Aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho. O tema abordado diz respeito à importância de programas de Aprendizagem na vida de jovens que necessitam trabalhar mais cedo e que, por esse motivo, ainda não têm experiência exigida pelo mercado de trabalho. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de dois instrumentos: dinâmicas de grupo com vinte e oito jovens aprendizes e entrevistas semi-estruturadas com três gestores de organizações onde atuam alguns desses jovens. Com base nessa investigação foi possível constatar que: a) o jovem é motivado a procurar um Programa de Aprendizagem, na maioria para adquirir experiência profissional e como forma de obtenção de renda; b) o Ensino Médio, não contribui para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho por não agregar tal tema ao currículo escolar; c) através do curso fornecido pelo programa o jovem consegue alcançar os objetivos mencionados por eles, tais como aquisição de experiência profissional, independência financeira e oportunidades de outros empregos; d) o jovem consegue entrar mais fácil no mercado de trabalho através de programas de Aprendizagem como o programa Aprendendo a Fazer e que a partir dele consegue desenvolver e aprimorar a postura profissional desejável para a sua entrada e permanência no mercado de trabalho.
publishDate 2011
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2011-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:39Z
2013-05-09T20:57:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:39Z
2013-05-09T20:57:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2786/1/20665269.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2786/2/20665269.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2469f15e3e4304176f028044667f405
dbb58eb930ebbcf261460c7ddacaf013
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903864536629248