A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786 |
Resumo: | Esta pesquisa visa compreender qual a influência do Programa “Aprendendo a Fazer” no desenvolvimento da postura profissional do Jovem Aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho. O tema abordado diz respeito à importância de programas de Aprendizagem na vida de jovens que necessitam trabalhar mais cedo e que, por esse motivo, ainda não têm experiência exigida pelo mercado de trabalho. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de dois instrumentos: dinâmicas de grupo com vinte e oito jovens aprendizes e entrevistas semi-estruturadas com três gestores de organizações onde atuam alguns desses jovens. Com base nessa investigação foi possível constatar que: a) o jovem é motivado a procurar um Programa de Aprendizagem, na maioria para adquirir experiência profissional e como forma de obtenção de renda; b) o Ensino Médio, não contribui para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho por não agregar tal tema ao currículo escolar; c) através do curso fornecido pelo programa o jovem consegue alcançar os objetivos mencionados por eles, tais como aquisição de experiência profissional, independência financeira e oportunidades de outros empregos; d) o jovem consegue entrar mais fácil no mercado de trabalho através de programas de Aprendizagem como o programa Aprendendo a Fazer e que a partir dele consegue desenvolver e aprimorar a postura profissional desejável para a sua entrada e permanência no mercado de trabalho. |
id |
CEUB_7c2a9d8923e9aa6725b55e5e3ad55a2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2786 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Borges, Nicole TejoGuimarães, Magali Costa2012-10-232012-10-30T18:08:39Z2013-05-09T20:57:24Z2012-10-232012-10-30T18:08:39Z2013-05-09T20:57:24Z2011-062011-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786Esta pesquisa visa compreender qual a influência do Programa “Aprendendo a Fazer” no desenvolvimento da postura profissional do Jovem Aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho. O tema abordado diz respeito à importância de programas de Aprendizagem na vida de jovens que necessitam trabalhar mais cedo e que, por esse motivo, ainda não têm experiência exigida pelo mercado de trabalho. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de dois instrumentos: dinâmicas de grupo com vinte e oito jovens aprendizes e entrevistas semi-estruturadas com três gestores de organizações onde atuam alguns desses jovens. Com base nessa investigação foi possível constatar que: a) o jovem é motivado a procurar um Programa de Aprendizagem, na maioria para adquirir experiência profissional e como forma de obtenção de renda; b) o Ensino Médio, não contribui para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho por não agregar tal tema ao currículo escolar; c) através do curso fornecido pelo programa o jovem consegue alcançar os objetivos mencionados por eles, tais como aquisição de experiência profissional, independência financeira e oportunidades de outros empregos; d) o jovem consegue entrar mais fácil no mercado de trabalho através de programas de Aprendizagem como o programa Aprendendo a Fazer e que a partir dele consegue desenvolver e aprimorar a postura profissional desejável para a sua entrada e permanência no mercado de trabalho.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20665269.pdf.txt: 94145 bytes, checksum: d2469f15e3e4304176f028044667f405 (MD5) 20665269.pdf: 137694 bytes, checksum: dbb58eb930ebbcf261460c7ddacaf013 (MD5) Previous issue date: 2011-01Programa aprendendo a fazerJovem aprendizMercado de trabalhoA influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20665269.pdf.txtExtracted texttext/plain94145https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2786/1/20665269.pdf.txtd2469f15e3e4304176f028044667f405MD51ORIGINAL20665269.pdfapplication/pdf137694https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2786/2/20665269.pdfdbb58eb930ebbcf261460c7ddacaf013MD52123456789/27862019-05-24 20:45:08.641oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2786Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-24T20:45:08Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho |
title |
A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho |
spellingShingle |
A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho Borges, Nicole Tejo Programa aprendendo a fazer Jovem aprendiz Mercado de trabalho |
title_short |
A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho |
title_full |
A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho |
title_fullStr |
A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho |
title_full_unstemmed |
A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho |
title_sort |
A influência do programa “aprendendo a fazer” no desenvolvimento da postura profissional do jovem aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho |
author |
Borges, Nicole Tejo |
author_facet |
Borges, Nicole Tejo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Nicole Tejo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimarães, Magali Costa |
contributor_str_mv |
Guimarães, Magali Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa aprendendo a fazer Jovem aprendiz Mercado de trabalho |
topic |
Programa aprendendo a fazer Jovem aprendiz Mercado de trabalho |
description |
Esta pesquisa visa compreender qual a influência do Programa “Aprendendo a Fazer” no desenvolvimento da postura profissional do Jovem Aprendiz e no seu ingresso no mercado de trabalho. O tema abordado diz respeito à importância de programas de Aprendizagem na vida de jovens que necessitam trabalhar mais cedo e que, por esse motivo, ainda não têm experiência exigida pelo mercado de trabalho. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de dois instrumentos: dinâmicas de grupo com vinte e oito jovens aprendizes e entrevistas semi-estruturadas com três gestores de organizações onde atuam alguns desses jovens. Com base nessa investigação foi possível constatar que: a) o jovem é motivado a procurar um Programa de Aprendizagem, na maioria para adquirir experiência profissional e como forma de obtenção de renda; b) o Ensino Médio, não contribui para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho por não agregar tal tema ao currículo escolar; c) através do curso fornecido pelo programa o jovem consegue alcançar os objetivos mencionados por eles, tais como aquisição de experiência profissional, independência financeira e oportunidades de outros empregos; d) o jovem consegue entrar mais fácil no mercado de trabalho através de programas de Aprendizagem como o programa Aprendendo a Fazer e que a partir dele consegue desenvolver e aprimorar a postura profissional desejável para a sua entrada e permanência no mercado de trabalho. |
publishDate |
2011 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2011-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:39Z 2013-05-09T20:57:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:39Z 2013-05-09T20:57:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2786/1/20665269.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2786/2/20665269.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2469f15e3e4304176f028044667f405 dbb58eb930ebbcf261460c7ddacaf013 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903864536629248 |