Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arenson-Pandikow,Helena Maria
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Votto,Lúcia Glaci da Rosa, Barbosa,Janete Viccari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100026
Resumo: Resumo: O conhecimento das opiniões discentes sobre o curso frequentado é um dos componentes a ser considerado na avaliação do ensino. A Famed/UFRCS vem aplicando questionários aos alunos de graduação desde 1991 para avaliação da aquisição de habilidades psicomotoras básicas, selecionadas nos seguintes estágios curriculares: Fisiatria, Anestesia, Ginecologia-Obstetrícia, Técnica Operatória, Urgência-Emergência, Otorrinolaringologia, Pediatria e Medicina Interna. Nas questões abertas, dos formulários pós-realização dos estágios, foram registrados 976 comentários espontâneos de alunos. Na presente etapa do processo de avaliação, este trabalho analisa o teor dos comentários. A análise qualitativa das informações emitidas pelos alunos, nos diferentes estágios, definiu seis categorias principais de opiniões: MÉRITOS, INTEGRAÇÃO, ESTRUTURA, DOENTES, ORGANIZAÇÃO e AVALIAÇÃO. A recodificação dos dados segundo ELOGIOS, CRÍTICAS e SUGESTÔES possibilitou a confrontação dos comentários elogiosos e críticos pelo teste Z. Em seis estágios, o percentual de críticas ultrapassou 80%. Os melhores resultados foram obtidos por Ginecologia-Obstetrícia e Medicina Interna, com 42,3% e 29,2%, respectivamente, no item Méritos. Os resultados predominantemente negativos desta avaliação refletem um processo de ensino-aprendizagem, em diversas áreas de treinamento, desacoplado das necessidades da graduação médica, na ótica dos alunos. Essas opiniões deveriam estimular a revisão crítica dos dados pelos professores.
id ABEM-1_99f84e6878efed544bd483a1dc82534c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021998000100026
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunosEnsino médico de graduaçãoQuestionáriosAvaliação do ensinoEstágios curricularesResumo: O conhecimento das opiniões discentes sobre o curso frequentado é um dos componentes a ser considerado na avaliação do ensino. A Famed/UFRCS vem aplicando questionários aos alunos de graduação desde 1991 para avaliação da aquisição de habilidades psicomotoras básicas, selecionadas nos seguintes estágios curriculares: Fisiatria, Anestesia, Ginecologia-Obstetrícia, Técnica Operatória, Urgência-Emergência, Otorrinolaringologia, Pediatria e Medicina Interna. Nas questões abertas, dos formulários pós-realização dos estágios, foram registrados 976 comentários espontâneos de alunos. Na presente etapa do processo de avaliação, este trabalho analisa o teor dos comentários. A análise qualitativa das informações emitidas pelos alunos, nos diferentes estágios, definiu seis categorias principais de opiniões: MÉRITOS, INTEGRAÇÃO, ESTRUTURA, DOENTES, ORGANIZAÇÃO e AVALIAÇÃO. A recodificação dos dados segundo ELOGIOS, CRÍTICAS e SUGESTÔES possibilitou a confrontação dos comentários elogiosos e críticos pelo teste Z. Em seis estágios, o percentual de críticas ultrapassou 80%. Os melhores resultados foram obtidos por Ginecologia-Obstetrícia e Medicina Interna, com 42,3% e 29,2%, respectivamente, no item Méritos. Os resultados predominantemente negativos desta avaliação refletem um processo de ensino-aprendizagem, em diversas áreas de treinamento, desacoplado das necessidades da graduação médica, na ótica dos alunos. Essas opiniões deveriam estimular a revisão crítica dos dados pelos professores.Associação Brasileira de Educação Médica1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100026Revista Brasileira de Educação Médica v.22 n.1 1998reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v22.1-004info:eu-repo/semantics/openAccessArenson-Pandikow,Helena MariaVotto,Lúcia Glaci da RosaBarbosa,Janete Viccaripor2020-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021998000100026Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-10-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos
title Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos
spellingShingle Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos
Arenson-Pandikow,Helena Maria
Ensino médico de graduação
Questionários
Avaliação do ensino
Estágios curriculares
title_short Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos
title_full Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos
title_fullStr Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos
title_full_unstemmed Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos
title_sort Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos
author Arenson-Pandikow,Helena Maria
author_facet Arenson-Pandikow,Helena Maria
Votto,Lúcia Glaci da Rosa
Barbosa,Janete Viccari
author_role author
author2 Votto,Lúcia Glaci da Rosa
Barbosa,Janete Viccari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arenson-Pandikow,Helena Maria
Votto,Lúcia Glaci da Rosa
Barbosa,Janete Viccari
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médico de graduação
Questionários
Avaliação do ensino
Estágios curriculares
topic Ensino médico de graduação
Questionários
Avaliação do ensino
Estágios curriculares
description Resumo: O conhecimento das opiniões discentes sobre o curso frequentado é um dos componentes a ser considerado na avaliação do ensino. A Famed/UFRCS vem aplicando questionários aos alunos de graduação desde 1991 para avaliação da aquisição de habilidades psicomotoras básicas, selecionadas nos seguintes estágios curriculares: Fisiatria, Anestesia, Ginecologia-Obstetrícia, Técnica Operatória, Urgência-Emergência, Otorrinolaringologia, Pediatria e Medicina Interna. Nas questões abertas, dos formulários pós-realização dos estágios, foram registrados 976 comentários espontâneos de alunos. Na presente etapa do processo de avaliação, este trabalho analisa o teor dos comentários. A análise qualitativa das informações emitidas pelos alunos, nos diferentes estágios, definiu seis categorias principais de opiniões: MÉRITOS, INTEGRAÇÃO, ESTRUTURA, DOENTES, ORGANIZAÇÃO e AVALIAÇÃO. A recodificação dos dados segundo ELOGIOS, CRÍTICAS e SUGESTÔES possibilitou a confrontação dos comentários elogiosos e críticos pelo teste Z. Em seis estágios, o percentual de críticas ultrapassou 80%. Os melhores resultados foram obtidos por Ginecologia-Obstetrícia e Medicina Interna, com 42,3% e 29,2%, respectivamente, no item Méritos. Os resultados predominantemente negativos desta avaliação refletem um processo de ensino-aprendizagem, em diversas áreas de treinamento, desacoplado das necessidades da graduação médica, na ótica dos alunos. Essas opiniões deveriam estimular a revisão crítica dos dados pelos professores.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v22.1-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.22 n.1 1998
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002795048960