Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100026 |
Resumo: | Resumo: O conhecimento das opiniões discentes sobre o curso frequentado é um dos componentes a ser considerado na avaliação do ensino. A Famed/UFRCS vem aplicando questionários aos alunos de graduação desde 1991 para avaliação da aquisição de habilidades psicomotoras básicas, selecionadas nos seguintes estágios curriculares: Fisiatria, Anestesia, Ginecologia-Obstetrícia, Técnica Operatória, Urgência-Emergência, Otorrinolaringologia, Pediatria e Medicina Interna. Nas questões abertas, dos formulários pós-realização dos estágios, foram registrados 976 comentários espontâneos de alunos. Na presente etapa do processo de avaliação, este trabalho analisa o teor dos comentários. A análise qualitativa das informações emitidas pelos alunos, nos diferentes estágios, definiu seis categorias principais de opiniões: MÉRITOS, INTEGRAÇÃO, ESTRUTURA, DOENTES, ORGANIZAÇÃO e AVALIAÇÃO. A recodificação dos dados segundo ELOGIOS, CRÍTICAS e SUGESTÔES possibilitou a confrontação dos comentários elogiosos e críticos pelo teste Z. Em seis estágios, o percentual de críticas ultrapassou 80%. Os melhores resultados foram obtidos por Ginecologia-Obstetrícia e Medicina Interna, com 42,3% e 29,2%, respectivamente, no item Méritos. Os resultados predominantemente negativos desta avaliação refletem um processo de ensino-aprendizagem, em diversas áreas de treinamento, desacoplado das necessidades da graduação médica, na ótica dos alunos. Essas opiniões deveriam estimular a revisão crítica dos dados pelos professores. |
id |
ABEM-1_99f84e6878efed544bd483a1dc82534c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021998000100026 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunosEnsino médico de graduaçãoQuestionáriosAvaliação do ensinoEstágios curricularesResumo: O conhecimento das opiniões discentes sobre o curso frequentado é um dos componentes a ser considerado na avaliação do ensino. A Famed/UFRCS vem aplicando questionários aos alunos de graduação desde 1991 para avaliação da aquisição de habilidades psicomotoras básicas, selecionadas nos seguintes estágios curriculares: Fisiatria, Anestesia, Ginecologia-Obstetrícia, Técnica Operatória, Urgência-Emergência, Otorrinolaringologia, Pediatria e Medicina Interna. Nas questões abertas, dos formulários pós-realização dos estágios, foram registrados 976 comentários espontâneos de alunos. Na presente etapa do processo de avaliação, este trabalho analisa o teor dos comentários. A análise qualitativa das informações emitidas pelos alunos, nos diferentes estágios, definiu seis categorias principais de opiniões: MÉRITOS, INTEGRAÇÃO, ESTRUTURA, DOENTES, ORGANIZAÇÃO e AVALIAÇÃO. A recodificação dos dados segundo ELOGIOS, CRÍTICAS e SUGESTÔES possibilitou a confrontação dos comentários elogiosos e críticos pelo teste Z. Em seis estágios, o percentual de críticas ultrapassou 80%. Os melhores resultados foram obtidos por Ginecologia-Obstetrícia e Medicina Interna, com 42,3% e 29,2%, respectivamente, no item Méritos. Os resultados predominantemente negativos desta avaliação refletem um processo de ensino-aprendizagem, em diversas áreas de treinamento, desacoplado das necessidades da graduação médica, na ótica dos alunos. Essas opiniões deveriam estimular a revisão crítica dos dados pelos professores.Associação Brasileira de Educação Médica1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100026Revista Brasileira de Educação Médica v.22 n.1 1998reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v22.1-004info:eu-repo/semantics/openAccessArenson-Pandikow,Helena MariaVotto,Lúcia Glaci da RosaBarbosa,Janete Viccaripor2020-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021998000100026Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-10-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos |
title |
Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos |
spellingShingle |
Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos Arenson-Pandikow,Helena Maria Ensino médico de graduação Questionários Avaliação do ensino Estágios curriculares |
title_short |
Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos |
title_full |
Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos |
title_fullStr |
Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos |
title_full_unstemmed |
Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos |
title_sort |
Estágios curriculares na Graduação Médica. Apreciação pelos alunos |
author |
Arenson-Pandikow,Helena Maria |
author_facet |
Arenson-Pandikow,Helena Maria Votto,Lúcia Glaci da Rosa Barbosa,Janete Viccari |
author_role |
author |
author2 |
Votto,Lúcia Glaci da Rosa Barbosa,Janete Viccari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arenson-Pandikow,Helena Maria Votto,Lúcia Glaci da Rosa Barbosa,Janete Viccari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médico de graduação Questionários Avaliação do ensino Estágios curriculares |
topic |
Ensino médico de graduação Questionários Avaliação do ensino Estágios curriculares |
description |
Resumo: O conhecimento das opiniões discentes sobre o curso frequentado é um dos componentes a ser considerado na avaliação do ensino. A Famed/UFRCS vem aplicando questionários aos alunos de graduação desde 1991 para avaliação da aquisição de habilidades psicomotoras básicas, selecionadas nos seguintes estágios curriculares: Fisiatria, Anestesia, Ginecologia-Obstetrícia, Técnica Operatória, Urgência-Emergência, Otorrinolaringologia, Pediatria e Medicina Interna. Nas questões abertas, dos formulários pós-realização dos estágios, foram registrados 976 comentários espontâneos de alunos. Na presente etapa do processo de avaliação, este trabalho analisa o teor dos comentários. A análise qualitativa das informações emitidas pelos alunos, nos diferentes estágios, definiu seis categorias principais de opiniões: MÉRITOS, INTEGRAÇÃO, ESTRUTURA, DOENTES, ORGANIZAÇÃO e AVALIAÇÃO. A recodificação dos dados segundo ELOGIOS, CRÍTICAS e SUGESTÔES possibilitou a confrontação dos comentários elogiosos e críticos pelo teste Z. Em seis estágios, o percentual de críticas ultrapassou 80%. Os melhores resultados foram obtidos por Ginecologia-Obstetrícia e Medicina Interna, com 42,3% e 29,2%, respectivamente, no item Méritos. Os resultados predominantemente negativos desta avaliação refletem um processo de ensino-aprendizagem, em diversas áreas de treinamento, desacoplado das necessidades da graduação médica, na ótica dos alunos. Essas opiniões deveriam estimular a revisão crítica dos dados pelos professores. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100026 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021998000100026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v22.1-004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.22 n.1 1998 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002795048960 |