Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400005 |
Resumo: | A busca pelo conhecimento das características e da opinião dos estudantes do nível superior fornece importantes subsídios para o planejamento e reorganização do desenvolvimento acadêmico. Com o objetivo de traçar o perfil do aluno do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram distribuídos formulários aos acadêmicos do 2º período, contendo perguntas referentes aos seus aspectos socioeconômicos e pessoais. O perfil dos estudantes (n = 210) caracterizou-se por um predomínio feminino, com idades entre 19 e 21 anos, provenientes de escolas privadas e classes sociais economicamente mais favorecidas, que receberam grande influência do núcleo familiar na escolha da profissão. A maioria dos estudantes não estava matriculada nos cursos de primeira opção, porém possuía alta expectativa com relação ao curso, considerando-o correspondente às suas expectativas. Após formados pretendem realizar algum curso de pós-graduação e trabalhar no serviço público. No entanto, persiste um problema relativo à escolha da profissão, regulada pela condição socioeconômica e influência familiar. |
id |
ABEM-1_9dc678a64365d5b20d469bb999391642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000400005 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPESaúdeEstudantesEducação MédicaAtenção Primária em SaúdeA busca pelo conhecimento das características e da opinião dos estudantes do nível superior fornece importantes subsídios para o planejamento e reorganização do desenvolvimento acadêmico. Com o objetivo de traçar o perfil do aluno do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram distribuídos formulários aos acadêmicos do 2º período, contendo perguntas referentes aos seus aspectos socioeconômicos e pessoais. O perfil dos estudantes (n = 210) caracterizou-se por um predomínio feminino, com idades entre 19 e 21 anos, provenientes de escolas privadas e classes sociais economicamente mais favorecidas, que receberam grande influência do núcleo familiar na escolha da profissão. A maioria dos estudantes não estava matriculada nos cursos de primeira opção, porém possuía alta expectativa com relação ao curso, considerando-o correspondente às suas expectativas. Após formados pretendem realizar algum curso de pós-graduação e trabalhar no serviço público. No entanto, persiste um problema relativo à escolha da profissão, regulada pela condição socioeconômica e influência familiar.Associação Brasileira de Educação Médica2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400005Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000400005info:eu-repo/semantics/openAccessGurgel,Ludmila Galindo FrançaGuimarães,Renata PedrosaBeatrice,Lúcia Carneiro de SouzaSilva,Cláudio Heliomar Vicente dapor2015-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000400005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE |
title |
Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE |
spellingShingle |
Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE Gurgel,Ludmila Galindo França Saúde Estudantes Educação Médica Atenção Primária em Saúde |
title_short |
Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE |
title_full |
Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE |
title_fullStr |
Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE |
title_full_unstemmed |
Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE |
title_sort |
Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE |
author |
Gurgel,Ludmila Galindo França |
author_facet |
Gurgel,Ludmila Galindo França Guimarães,Renata Pedrosa Beatrice,Lúcia Carneiro de Souza Silva,Cláudio Heliomar Vicente da |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães,Renata Pedrosa Beatrice,Lúcia Carneiro de Souza Silva,Cláudio Heliomar Vicente da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gurgel,Ludmila Galindo França Guimarães,Renata Pedrosa Beatrice,Lúcia Carneiro de Souza Silva,Cláudio Heliomar Vicente da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Estudantes Educação Médica Atenção Primária em Saúde |
topic |
Saúde Estudantes Educação Médica Atenção Primária em Saúde |
description |
A busca pelo conhecimento das características e da opinião dos estudantes do nível superior fornece importantes subsídios para o planejamento e reorganização do desenvolvimento acadêmico. Com o objetivo de traçar o perfil do aluno do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram distribuídos formulários aos acadêmicos do 2º período, contendo perguntas referentes aos seus aspectos socioeconômicos e pessoais. O perfil dos estudantes (n = 210) caracterizou-se por um predomínio feminino, com idades entre 19 e 21 anos, provenientes de escolas privadas e classes sociais economicamente mais favorecidas, que receberam grande influência do núcleo familiar na escolha da profissão. A maioria dos estudantes não estava matriculada nos cursos de primeira opção, porém possuía alta expectativa com relação ao curso, considerando-o correspondente às suas expectativas. Após formados pretendem realizar algum curso de pós-graduação e trabalhar no serviço público. No entanto, persiste um problema relativo à escolha da profissão, regulada pela condição socioeconômica e influência familiar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000400005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.2 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005020127232 |