Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurgel,Ludmila Galindo França
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Guimarães,Renata Pedrosa, Beatrice,Lúcia Carneiro de Souza, Silva,Cláudio Heliomar Vicente da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400005
Resumo: A busca pelo conhecimento das características e da opinião dos estudantes do nível superior fornece importantes subsídios para o planejamento e reorganização do desenvolvimento acadêmico. Com o objetivo de traçar o perfil do aluno do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram distribuídos formulários aos acadêmicos do 2º período, contendo perguntas referentes aos seus aspectos socioeconômicos e pessoais. O perfil dos estudantes (n = 210) caracterizou-se por um predomínio feminino, com idades entre 19 e 21 anos, provenientes de escolas privadas e classes sociais economicamente mais favorecidas, que receberam grande influência do núcleo familiar na escolha da profissão. A maioria dos estudantes não estava matriculada nos cursos de primeira opção, porém possuía alta expectativa com relação ao curso, considerando-o correspondente às suas expectativas. Após formados pretendem realizar algum curso de pós-graduação e trabalhar no serviço público. No entanto, persiste um problema relativo à escolha da profissão, regulada pela condição socioeconômica e influência familiar.
id ABEM-1_9dc678a64365d5b20d469bb999391642
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000400005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPESaúdeEstudantesEducação MédicaAtenção Primária em SaúdeA busca pelo conhecimento das características e da opinião dos estudantes do nível superior fornece importantes subsídios para o planejamento e reorganização do desenvolvimento acadêmico. Com o objetivo de traçar o perfil do aluno do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram distribuídos formulários aos acadêmicos do 2º período, contendo perguntas referentes aos seus aspectos socioeconômicos e pessoais. O perfil dos estudantes (n = 210) caracterizou-se por um predomínio feminino, com idades entre 19 e 21 anos, provenientes de escolas privadas e classes sociais economicamente mais favorecidas, que receberam grande influência do núcleo familiar na escolha da profissão. A maioria dos estudantes não estava matriculada nos cursos de primeira opção, porém possuía alta expectativa com relação ao curso, considerando-o correspondente às suas expectativas. Após formados pretendem realizar algum curso de pós-graduação e trabalhar no serviço público. No entanto, persiste um problema relativo à escolha da profissão, regulada pela condição socioeconômica e influência familiar.Associação Brasileira de Educação Médica2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400005Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000400005info:eu-repo/semantics/openAccessGurgel,Ludmila Galindo FrançaGuimarães,Renata PedrosaBeatrice,Lúcia Carneiro de SouzaSilva,Cláudio Heliomar Vicente dapor2015-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000400005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE
title Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE
spellingShingle Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE
Gurgel,Ludmila Galindo França
Saúde
Estudantes
Educação Médica
Atenção Primária em Saúde
title_short Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE
title_full Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE
title_fullStr Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE
title_full_unstemmed Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE
title_sort Perfil dos discentes ingressos do Centro de Ciências da Saúde UFPE
author Gurgel,Ludmila Galindo França
author_facet Gurgel,Ludmila Galindo França
Guimarães,Renata Pedrosa
Beatrice,Lúcia Carneiro de Souza
Silva,Cláudio Heliomar Vicente da
author_role author
author2 Guimarães,Renata Pedrosa
Beatrice,Lúcia Carneiro de Souza
Silva,Cláudio Heliomar Vicente da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurgel,Ludmila Galindo França
Guimarães,Renata Pedrosa
Beatrice,Lúcia Carneiro de Souza
Silva,Cláudio Heliomar Vicente da
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Estudantes
Educação Médica
Atenção Primária em Saúde
topic Saúde
Estudantes
Educação Médica
Atenção Primária em Saúde
description A busca pelo conhecimento das características e da opinião dos estudantes do nível superior fornece importantes subsídios para o planejamento e reorganização do desenvolvimento acadêmico. Com o objetivo de traçar o perfil do aluno do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram distribuídos formulários aos acadêmicos do 2º período, contendo perguntas referentes aos seus aspectos socioeconômicos e pessoais. O perfil dos estudantes (n = 210) caracterizou-se por um predomínio feminino, com idades entre 19 e 21 anos, provenientes de escolas privadas e classes sociais economicamente mais favorecidas, que receberam grande influência do núcleo familiar na escolha da profissão. A maioria dos estudantes não estava matriculada nos cursos de primeira opção, porém possuía alta expectativa com relação ao curso, considerando-o correspondente às suas expectativas. Após formados pretendem realizar algum curso de pós-graduação e trabalhar no serviço público. No entanto, persiste um problema relativo à escolha da profissão, regulada pela condição socioeconômica e influência familiar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005020127232