Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques,Fernanda Aranha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Xavier,Marcelo Antônio Pascoal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200215
Resumo: Resumo: Introdução: O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica. Objetivo: Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Método: As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert. Resultado: Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula. Conclusão: Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia.
id ABEM-1_9ec9f5d21a053cdfc7435476ac391d86
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022022000200215
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológicaMetodologiaEnsino SuperiorAprendizado Baseado em ProblemaEducação de Graduação em MedicinaEducação MédicaPatologiaResumo: Introdução: O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica. Objetivo: Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Método: As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert. Resultado: Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula. Conclusão: Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200215Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.2 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.2-20210422info:eu-repo/semantics/openAccessMarques,Fernanda AranhaXavier,Marcelo Antônio Pascoalpor2022-07-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000200215Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-07-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica
title Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica
spellingShingle Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica
Marques,Fernanda Aranha
Metodologia
Ensino Superior
Aprendizado Baseado em Problema
Educação de Graduação em Medicina
Educação Médica
Patologia
title_short Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica
title_full Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica
title_fullStr Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica
title_full_unstemmed Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica
title_sort Percepções discentes sobre as abordagens tradicional e baseada em problema na anatomia patológica
author Marques,Fernanda Aranha
author_facet Marques,Fernanda Aranha
Xavier,Marcelo Antônio Pascoal
author_role author
author2 Xavier,Marcelo Antônio Pascoal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques,Fernanda Aranha
Xavier,Marcelo Antônio Pascoal
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Ensino Superior
Aprendizado Baseado em Problema
Educação de Graduação em Medicina
Educação Médica
Patologia
topic Metodologia
Ensino Superior
Aprendizado Baseado em Problema
Educação de Graduação em Medicina
Educação Médica
Patologia
description Resumo: Introdução: O ensino da patologia, ciência que estuda as doenças e um dos ramos fundamentais da medicina, atravessa um período reflexivo sobre quais estratégias metodológicas se adaptam melhor à nova matriz curricular médica. Objetivo: Para o aprofundamento dessas reflexões à luz dos estudantes, o presente estudo analisou o comportamento e a preferência discentes em aulas práticas tradicionais e baseadas em problema na disciplina Anatomia Patológica II do curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Método: As análises qualitativas do comportamento e da preferência foram realizadas por meio da observação das aulas e da aplicação de questionário semiaberto, on-line e baseado na escala Likert. Resultado: Os resultados demostraram a clara preferência dos alunos pela metodologia ativa, tanto no que tange ao desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas para um eficiente ensino da patologia quanto no que concerne à participação em sala de aula. Conclusão: Assim, o estudo fortalece a importância da escuta acadêmica no planejamento do ensino da patologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200215
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v46.2-20210422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.2 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009241694208