APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: EFEITOS NO APRENDIZADO
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000200061 |
Resumo: | Resumo Como motivar o aluno de Medicina e proporcionar um aprendizado significativo e produtivo no ensino pré-clínico? A estratégia de aprendizagem baseada em problemas pode ser uma das respostas para tal questão. Na Universidade de Brasília desenvolveu-se uma experiência com essa estratégia em programa de integração interdisciplinar, que passou a incorporar apresentação seriada de casos clínicos, uso de módulos de orientação para aprendizagem auto-dirigida e discussão em grupo pequeno, da base de informação e do raciocínio envolvidos na resolução de problemas. Efetuou-se uma análise de processos e produtos nessa experiência, incluindo exame de resolução de problemas e questionários de avaliação que envolveram 421 participantes. Os resultados indicam a utilidade da estratégia inovadora em função, principalmente, do desenvolvimento da capacidade de aplicação de informação e das habilidades de processo pelos alunos. A avaliação de programa sugere aumento da qualidade da experiência educativa, após incorporação da estratégia, em termos de medidas do valor e significado da vivência, da adaptação pessoal do aprendiz, e da percepção de maior eficácia da aprendizagem, na comparação com programas congêneres do ensino pré-clínico na Universidade. |
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APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: EFEITOS NO APRENDIZADOEducação médicagraduaçãoaprendizagem baseada em problemasaprendizadoavaliaçãoResumo Como motivar o aluno de Medicina e proporcionar um aprendizado significativo e produtivo no ensino pré-clínico? A estratégia de aprendizagem baseada em problemas pode ser uma das respostas para tal questão. Na Universidade de Brasília desenvolveu-se uma experiência com essa estratégia em programa de integração interdisciplinar, que passou a incorporar apresentação seriada de casos clínicos, uso de módulos de orientação para aprendizagem auto-dirigida e discussão em grupo pequeno, da base de informação e do raciocínio envolvidos na resolução de problemas. Efetuou-se uma análise de processos e produtos nessa experiência, incluindo exame de resolução de problemas e questionários de avaliação que envolveram 421 participantes. Os resultados indicam a utilidade da estratégia inovadora em função, principalmente, do desenvolvimento da capacidade de aplicação de informação e das habilidades de processo pelos alunos. A avaliação de programa sugere aumento da qualidade da experiência educativa, após incorporação da estratégia, em termos de medidas do valor e significado da vivência, da adaptação pessoal do aprendiz, e da percepção de maior eficácia da aprendizagem, na comparação com programas congêneres do ensino pré-clínico na Universidade.Associação Brasileira de Educação Médica1994-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000200061Revista Brasileira de Educação Médica v.18 n.2 1994reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v18.2-003info:eu-repo/semantics/openAccessSobral,Dejano Tavarespor2021-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021994000200061Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-13T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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