Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo,Eliane Dias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Alvim,Cristina, Megale,Luiz, Melo,José Renan Cunha, Lima,Maria Emília Caixeta de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400008
Resumo: OBJETIVO: O artigo propõe uma matriz de competências essenciais para valorização e intencionalidade dos percursos acadêmicos e como referência de processos avaliativos dos estudantes. METODOLOGIA: O estudo apresenta delineamento quanti-qualitativo. Após revisão integrativa da literatura e pesquisa documental, foi elaborada e consolidada a versão inicial. O teste piloto com 12 professores, membros do Colegiado de Graduação do curso médico da UFMG, contribuiu para ajustes do documento. A validação da matriz foi orientada pela metodologia Delphi, com avaliação docente individual, por via eletrônica e utilização da ferramenta Googledocs. RESULTADOS: Houve consenso entre os 112 professores avaliadores para aprovação da matriz, composta por seis grandes domínios - profissionalismo; relacionamentos interpessoais e comunicação; atenção integral à saúde da pessoa; organização de sistemas de saúde e atenção em saúde pública; gestão do conhecimento; conhecimento médico -, 28 subdomínios e 204 descritores dos conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais na formação do médico, durante sua graduação. CONCLUSÕES: Considera-se que a matriz contribuirá na qualificação da formação médica e na certificação das competências para o atendimento adequado às demandas de saúde, dentro de padrões de excelência técnica e responsabilidade social.
id ABEM-1_a32c631bd303061b1502ed4bcaabf4b1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022013000400008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicinaEducação MédicaAvaliação EducacionalEducação Baseada em CompetênciasCompetência ClínicaOBJETIVO: O artigo propõe uma matriz de competências essenciais para valorização e intencionalidade dos percursos acadêmicos e como referência de processos avaliativos dos estudantes. METODOLOGIA: O estudo apresenta delineamento quanti-qualitativo. Após revisão integrativa da literatura e pesquisa documental, foi elaborada e consolidada a versão inicial. O teste piloto com 12 professores, membros do Colegiado de Graduação do curso médico da UFMG, contribuiu para ajustes do documento. A validação da matriz foi orientada pela metodologia Delphi, com avaliação docente individual, por via eletrônica e utilização da ferramenta Googledocs. RESULTADOS: Houve consenso entre os 112 professores avaliadores para aprovação da matriz, composta por seis grandes domínios - profissionalismo; relacionamentos interpessoais e comunicação; atenção integral à saúde da pessoa; organização de sistemas de saúde e atenção em saúde pública; gestão do conhecimento; conhecimento médico -, 28 subdomínios e 204 descritores dos conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais na formação do médico, durante sua graduação. CONCLUSÕES: Considera-se que a matriz contribuirá na qualificação da formação médica e na certificação das competências para o atendimento adequado às demandas de saúde, dentro de padrões de excelência técnica e responsabilidade social.Associação Brasileira de Educação Médica2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400008Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.4 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000400008info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo,Eliane DiasAlvim,CristinaMegale,LuizMelo,José Renan CunhaLima,Maria Emília Caixeta de Castropor2014-05-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000400008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-05-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina
title Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina
spellingShingle Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina
Gontijo,Eliane Dias
Educação Médica
Avaliação Educacional
Educação Baseada em Competências
Competência Clínica
title_short Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina
title_full Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina
title_fullStr Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina
title_full_unstemmed Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina
title_sort Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina
author Gontijo,Eliane Dias
author_facet Gontijo,Eliane Dias
Alvim,Cristina
Megale,Luiz
Melo,José Renan Cunha
Lima,Maria Emília Caixeta de Castro
author_role author
author2 Alvim,Cristina
Megale,Luiz
Melo,José Renan Cunha
Lima,Maria Emília Caixeta de Castro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo,Eliane Dias
Alvim,Cristina
Megale,Luiz
Melo,José Renan Cunha
Lima,Maria Emília Caixeta de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Avaliação Educacional
Educação Baseada em Competências
Competência Clínica
topic Educação Médica
Avaliação Educacional
Educação Baseada em Competências
Competência Clínica
description OBJETIVO: O artigo propõe uma matriz de competências essenciais para valorização e intencionalidade dos percursos acadêmicos e como referência de processos avaliativos dos estudantes. METODOLOGIA: O estudo apresenta delineamento quanti-qualitativo. Após revisão integrativa da literatura e pesquisa documental, foi elaborada e consolidada a versão inicial. O teste piloto com 12 professores, membros do Colegiado de Graduação do curso médico da UFMG, contribuiu para ajustes do documento. A validação da matriz foi orientada pela metodologia Delphi, com avaliação docente individual, por via eletrônica e utilização da ferramenta Googledocs. RESULTADOS: Houve consenso entre os 112 professores avaliadores para aprovação da matriz, composta por seis grandes domínios - profissionalismo; relacionamentos interpessoais e comunicação; atenção integral à saúde da pessoa; organização de sistemas de saúde e atenção em saúde pública; gestão do conhecimento; conhecimento médico -, 28 subdomínios e 204 descritores dos conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais na formação do médico, durante sua graduação. CONCLUSÕES: Considera-se que a matriz contribuirá na qualificação da formação médica e na certificação das competências para o atendimento adequado às demandas de saúde, dentro de padrões de excelência técnica e responsabilidade social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022013000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.4 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005650321408