Contribuições para a construção de uma matriz de competências colaborativas para a Residência Multiprofissional de uma Maternidade Escola
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43757 |
Resumo: | A interprofissionalidade apresenta-se na atualidade como fundamental para a formação de profissionais de saúde que visem o cuidado integral de pacientes e o trabalho em equipe. Nesse sentido, o desenvolvimento de competências colaborativas auxilia docentes e discentes a atingirem esse objetivo. A Educação Interprofissional reconhece e respeita os pressupostos específicos de cada profissão e protege sua identidade. Ao lidar com a diferença, ela trabalha no sentido de atingir os resultados baseados em competências dentro de uma estrutura comum. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de mestrado consiste em propor elementos para a construção de uma matriz de competências colaborativas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal de uma maternidade escola. A proposta apresentada neste trabalho foi pensada na perspectiva de orientar o processo de formação e capacitação dos residentes, no tocante às competências colaborativas. Trata-se de um estudo qualitativo secundário, do tipo revisão bibliográfica e análise documental, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Natal, Rio Grande do Norte. As fontes de investigação foram o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal da referida maternidade e matrizes de competências encontradas na literatura. A realização do estudo ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu no levantamento bibliográfico acerca das competências colaborativas necessárias à formação de profissionais de saúde na leitura do PPP e de outras matrizes. A segunda etapa teve como objetivo a construção de uma proposta de matriz que foi desenvolvida com base em quatro eixos: relacionamento interpessoal e comunicação; profissionalismo e ética; senso de responsabilidade e proatividade; abordagem centrada na pessoa, na família e na comunidade. Cada eixo apresenta as competências desejadas ao egresso da Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal da MEJC. O propósito é que a proposta aqui apresentada forneça elementos para a elaboração de instrumento de avaliação de competências colaborativas dos residentes do programa. Acredita-se que ele chega em um momento oportuno, quando o ensino na MEJC toma proporções maiores e galga um novo patamar, o da profissionalização do ensino. É o momento em que a grande maioria dos preceptores e tutores já foi capacitada para o ensino e que surge a necessidade de aprimorar processos práticos, como o da avaliação dos residentes. |
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A Educação Interprofissional reconhece e respeita os pressupostos específicos de cada profissão e protege sua identidade. Ao lidar com a diferença, ela trabalha no sentido de atingir os resultados baseados em competências dentro de uma estrutura comum. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de mestrado consiste em propor elementos para a construção de uma matriz de competências colaborativas para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal de uma maternidade escola. A proposta apresentada neste trabalho foi pensada na perspectiva de orientar o processo de formação e capacitação dos residentes, no tocante às competências colaborativas. Trata-se de um estudo qualitativo secundário, do tipo revisão bibliográfica e análise documental, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Natal, Rio Grande do Norte. As fontes de investigação foram o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal da referida maternidade e matrizes de competências encontradas na literatura. A realização do estudo ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu no levantamento bibliográfico acerca das competências colaborativas necessárias à formação de profissionais de saúde na leitura do PPP e de outras matrizes. A segunda etapa teve como objetivo a construção de uma proposta de matriz que foi desenvolvida com base em quatro eixos: relacionamento interpessoal e comunicação; profissionalismo e ética; senso de responsabilidade e proatividade; abordagem centrada na pessoa, na família e na comunidade. Cada eixo apresenta as competências desejadas ao egresso da Residência Multiprofissional em Saúde com Área de Concentração em Terapia Intensiva Neonatal da MEJC. O propósito é que a proposta aqui apresentada forneça elementos para a elaboração de instrumento de avaliação de competências colaborativas dos residentes do programa. Acredita-se que ele chega em um momento oportuno, quando o ensino na MEJC toma proporções maiores e galga um novo patamar, o da profissionalização do ensino. É o momento em que a grande maioria dos preceptores e tutores já foi capacitada para o ensino e que surge a necessidade de aprimorar processos práticos, como o da avaliação dos residentes.Nowadays, interprofessionality is seen as fundamental for the training of healthcare professionals who aim to achieve a truly comprehensive assistance to the patient and teamwork. In this connection, the development of collaborative competences helps teachers and students to accomplish this goal. Interdisciplinary Education recognizes and respects the specific assumptions of each profession and protects its identity. Dealing with the difference, it works towards achieving results based on competencies within a common structure. The general objective of master´s degree consists of proposing elements for the construction of a matrix of collaborative competences for the Multiprofessional Residency Program in Health with Area of Concentration in Neonatal Intensive Care of a teaching maternity hospital. The proposal presented in this work was designed from the perspective of guiding the training and training process of residents, with regard to collaborative skills. This is a secondary qualitative study, of the bibliographic review and document analysis type, carried out at Maternity School Januário Cicco (Maternidade Escola Januário Cicco), Natal, Rio Grande do Norte. The sources of investigation were the Political Pedagogical Project (PPP) of the Multiprofessional Residency in Health with Area of Concentration in Neonatal Intensive Care of the referred maternity hospital and competency matrices found in the literature. The study was carried out in two stages. The first consisted of a literature review on the collaborative skills necessary for training health professionals to read the PPP and other matrices. The second stage aimed to build a matrix proposal that was developed based on four axes: interpersonal relationship and communication; professionalism and ethics; sense of responsibility and proactivity; person-centred, family-centred and communitybased approaches. Each axis presents the desired skills to the graduate of the Multiprofessional Residency in Health with a Concentration Area in Neonatal Intensive Care at MEJC. The purpose is that the proposal presented here provides elements for the development of an instrument to assess the collaborative skills of program residents. It is believed that he arrives at an opportune time, in which the education at MEJC takes on greater proportions and rises to a new level, the professionalization of teaching. It is the moment when the vast majority of preceptors and tutors have already been trained for teaching and the need arises to improve practical processes, such as the assessment of residents.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilEducação baseada em competênciasCompetência colaborativaAprendizagem colaborativaAvaliação educacionalContribuições para a construção de uma matriz de competências colaborativas para a Residência Multiprofissional de uma Maternidade Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALContribuicoesconstrucaomatriz_Leite_2021.pdfapplication/pdf1026704https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43757/1/Contribuicoesconstrucaomatriz_Leite_2021.pdfd61dd73fc107e5d295652f719a35e3c0MD51123456789/437572022-05-02 12:36:54.164oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43757Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:36:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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