Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poletto,Sadi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santin,Janaína Rigo, Bettinelli,Luiz Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200005
Resumo: Objetivou-se com este estudo conhecer as vivências e abordagens de médicos envolvendo o processo de morte e morrer de pacientes idosos em ambiente hospitalar. O fato aqui abordado detém-se na formação acadêmica e no enfrentamento da morte. O estudo é qualitativo e tem caráter exploratório e descritivo. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas em que participaram 11 médicos formados há mais de cinco anos, que atuam em um hospital de grande porte no interior do Rio Grande do Sul. Por meio da análise temática de conteúdo de Bardin, modificada por Minayo, foi possível construir cinco categorias. Aborda-se aqui apenas uma das categorias criadas para o estudo, que é "conversas sobre formação acadêmica". O estudo mostrou a preocupação do profissional médico quanto ao cuidado com o paciente e o respeito aos familiares, evidenciando, porém, a necessidade de reflexões com discussões amplas e profundas sobre a formação acadêmica, já que se percebe pelo estudo que, na visão de profissionais graduados há mais de cinco anos, a morte e o morrer não são contemplados nos projetos pedagógicos.
id ABEM-1_a4e8eb0f9f0430d2c095a73a21d2ce76
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022013000200005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmicaMorteFormação AcadêmicaOrtotanásiaÉticaObjetivou-se com este estudo conhecer as vivências e abordagens de médicos envolvendo o processo de morte e morrer de pacientes idosos em ambiente hospitalar. O fato aqui abordado detém-se na formação acadêmica e no enfrentamento da morte. O estudo é qualitativo e tem caráter exploratório e descritivo. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas em que participaram 11 médicos formados há mais de cinco anos, que atuam em um hospital de grande porte no interior do Rio Grande do Sul. Por meio da análise temática de conteúdo de Bardin, modificada por Minayo, foi possível construir cinco categorias. Aborda-se aqui apenas uma das categorias criadas para o estudo, que é "conversas sobre formação acadêmica". O estudo mostrou a preocupação do profissional médico quanto ao cuidado com o paciente e o respeito aos familiares, evidenciando, porém, a necessidade de reflexões com discussões amplas e profundas sobre a formação acadêmica, já que se percebe pelo estudo que, na visão de profissionais graduados há mais de cinco anos, a morte e o morrer não são contemplados nos projetos pedagógicos.Associação Brasileira de Educação Médica2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200005Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.2 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessPoletto,SadiSantin,Janaína RigoBettinelli,Luiz Antoniopor2013-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000200005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-08-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica
title Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica
spellingShingle Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica
Poletto,Sadi
Morte
Formação Acadêmica
Ortotanásia
Ética
title_short Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica
title_full Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica
title_fullStr Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica
title_full_unstemmed Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica
title_sort Vivência da morte de idosos na percepção de um grupo de médicos: conversas sobre a formação acadêmica
author Poletto,Sadi
author_facet Poletto,Sadi
Santin,Janaína Rigo
Bettinelli,Luiz Antonio
author_role author
author2 Santin,Janaína Rigo
Bettinelli,Luiz Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poletto,Sadi
Santin,Janaína Rigo
Bettinelli,Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Formação Acadêmica
Ortotanásia
Ética
topic Morte
Formação Acadêmica
Ortotanásia
Ética
description Objetivou-se com este estudo conhecer as vivências e abordagens de médicos envolvendo o processo de morte e morrer de pacientes idosos em ambiente hospitalar. O fato aqui abordado detém-se na formação acadêmica e no enfrentamento da morte. O estudo é qualitativo e tem caráter exploratório e descritivo. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas em que participaram 11 médicos formados há mais de cinco anos, que atuam em um hospital de grande porte no interior do Rio Grande do Sul. Por meio da análise temática de conteúdo de Bardin, modificada por Minayo, foi possível construir cinco categorias. Aborda-se aqui apenas uma das categorias criadas para o estudo, que é "conversas sobre formação acadêmica". O estudo mostrou a preocupação do profissional médico quanto ao cuidado com o paciente e o respeito aos familiares, evidenciando, porém, a necessidade de reflexões com discussões amplas e profundas sobre a formação acadêmica, já que se percebe pelo estudo que, na visão de profissionais graduados há mais de cinco anos, a morte e o morrer não são contemplados nos projetos pedagógicos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.2 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005349380096