Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin,Maria José Sanches
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira,Maria Amélia Campos de, Cardoso,Cristina Peres, Otani,Márcia Aparecida Padovan, Moravcik,Maria Yvette Aguiar Dutra, Conterno,Lucieni de Oliveira, Siqueira Junior,Antonio Carlos, Braccialli,Luzmarina Aparecida Doretto, Nunes,Cássia Regina Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400005
Resumo: Pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar as contribuições, limites e sugestões indicados para o aperfeiçoamento da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a formação de enfermeiros e médicos. Realizada com base nas narrativas de docentes, estudantes e profissionais dos serviços, a análise pautou-se no método hermenêutico-dialético. Verificou-se que a integração ensino-serviço possibilita a inserção precoce do estudante no mundo do trabalho, a construção do conhecimento pautado na prática, a troca de informação com os profissionais dos serviços e a ampliação das ações junto à coletividade. Como limite, foi identificada a falta de reconhecimento do papel do estudante, falta de suporte da gestão e indefinição de papéis da academia e do serviço. Sugerem-se ampliação da inserção do professor colaborador nas atividades acadêmicas, melhorias na gestão da Atenção Básica e revisão do contrato de parceria, como parte da necessidade de corresponsabilização nos processos de ensino-serviço.
id ABEM-1_ad1bed8ab3073ca5c0b4162ec107c16e
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022013000400005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicosServiços de Integração Docente AssistencialEnsinoServiços de Saúde para EstudantesFormação de Recursos HumanosEducação MédicaPesquisa qualitativa com o objetivo de identificar as contribuições, limites e sugestões indicados para o aperfeiçoamento da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a formação de enfermeiros e médicos. Realizada com base nas narrativas de docentes, estudantes e profissionais dos serviços, a análise pautou-se no método hermenêutico-dialético. Verificou-se que a integração ensino-serviço possibilita a inserção precoce do estudante no mundo do trabalho, a construção do conhecimento pautado na prática, a troca de informação com os profissionais dos serviços e a ampliação das ações junto à coletividade. Como limite, foi identificada a falta de reconhecimento do papel do estudante, falta de suporte da gestão e indefinição de papéis da academia e do serviço. Sugerem-se ampliação da inserção do professor colaborador nas atividades acadêmicas, melhorias na gestão da Atenção Básica e revisão do contrato de parceria, como parte da necessidade de corresponsabilização nos processos de ensino-serviço.Associação Brasileira de Educação Médica2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400005Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.4 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000400005info:eu-repo/semantics/openAccessMarin,Maria José SanchesOliveira,Maria Amélia Campos deCardoso,Cristina PeresOtani,Márcia Aparecida PadovanMoravcik,Maria Yvette Aguiar DutraConterno,Lucieni de OliveiraSiqueira Junior,Antonio CarlosBraccialli,Luzmarina Aparecida DorettoNunes,Cássia Regina Rodriguespor2014-05-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000400005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-05-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos
title Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos
spellingShingle Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos
Marin,Maria José Sanches
Serviços de Integração Docente Assistencial
Ensino
Serviços de Saúde para Estudantes
Formação de Recursos Humanos
Educação Médica
title_short Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos
title_full Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos
title_fullStr Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos
title_full_unstemmed Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos
title_sort Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos
author Marin,Maria José Sanches
author_facet Marin,Maria José Sanches
Oliveira,Maria Amélia Campos de
Cardoso,Cristina Peres
Otani,Márcia Aparecida Padovan
Moravcik,Maria Yvette Aguiar Dutra
Conterno,Lucieni de Oliveira
Siqueira Junior,Antonio Carlos
Braccialli,Luzmarina Aparecida Doretto
Nunes,Cássia Regina Rodrigues
author_role author
author2 Oliveira,Maria Amélia Campos de
Cardoso,Cristina Peres
Otani,Márcia Aparecida Padovan
Moravcik,Maria Yvette Aguiar Dutra
Conterno,Lucieni de Oliveira
Siqueira Junior,Antonio Carlos
Braccialli,Luzmarina Aparecida Doretto
Nunes,Cássia Regina Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin,Maria José Sanches
Oliveira,Maria Amélia Campos de
Cardoso,Cristina Peres
Otani,Márcia Aparecida Padovan
Moravcik,Maria Yvette Aguiar Dutra
Conterno,Lucieni de Oliveira
Siqueira Junior,Antonio Carlos
Braccialli,Luzmarina Aparecida Doretto
Nunes,Cássia Regina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de Integração Docente Assistencial
Ensino
Serviços de Saúde para Estudantes
Formação de Recursos Humanos
Educação Médica
topic Serviços de Integração Docente Assistencial
Ensino
Serviços de Saúde para Estudantes
Formação de Recursos Humanos
Educação Médica
description Pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar as contribuições, limites e sugestões indicados para o aperfeiçoamento da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a formação de enfermeiros e médicos. Realizada com base nas narrativas de docentes, estudantes e profissionais dos serviços, a análise pautou-se no método hermenêutico-dialético. Verificou-se que a integração ensino-serviço possibilita a inserção precoce do estudante no mundo do trabalho, a construção do conhecimento pautado na prática, a troca de informação com os profissionais dos serviços e a ampliação das ações junto à coletividade. Como limite, foi identificada a falta de reconhecimento do papel do estudante, falta de suporte da gestão e indefinição de papéis da academia e do serviço. Sugerem-se ampliação da inserção do professor colaborador nas atividades acadêmicas, melhorias na gestão da Atenção Básica e revisão do contrato de parceria, como parte da necessidade de corresponsabilização nos processos de ensino-serviço.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022013000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.4 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005645078528