Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400005 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar as contribuições, limites e sugestões indicados para o aperfeiçoamento da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a formação de enfermeiros e médicos. Realizada com base nas narrativas de docentes, estudantes e profissionais dos serviços, a análise pautou-se no método hermenêutico-dialético. Verificou-se que a integração ensino-serviço possibilita a inserção precoce do estudante no mundo do trabalho, a construção do conhecimento pautado na prática, a troca de informação com os profissionais dos serviços e a ampliação das ações junto à coletividade. Como limite, foi identificada a falta de reconhecimento do papel do estudante, falta de suporte da gestão e indefinição de papéis da academia e do serviço. Sugerem-se ampliação da inserção do professor colaborador nas atividades acadêmicas, melhorias na gestão da Atenção Básica e revisão do contrato de parceria, como parte da necessidade de corresponsabilização nos processos de ensino-serviço. |
id |
ABEM-1_ad1bed8ab3073ca5c0b4162ec107c16e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022013000400005 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicosServiços de Integração Docente AssistencialEnsinoServiços de Saúde para EstudantesFormação de Recursos HumanosEducação MédicaPesquisa qualitativa com o objetivo de identificar as contribuições, limites e sugestões indicados para o aperfeiçoamento da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a formação de enfermeiros e médicos. Realizada com base nas narrativas de docentes, estudantes e profissionais dos serviços, a análise pautou-se no método hermenêutico-dialético. Verificou-se que a integração ensino-serviço possibilita a inserção precoce do estudante no mundo do trabalho, a construção do conhecimento pautado na prática, a troca de informação com os profissionais dos serviços e a ampliação das ações junto à coletividade. Como limite, foi identificada a falta de reconhecimento do papel do estudante, falta de suporte da gestão e indefinição de papéis da academia e do serviço. Sugerem-se ampliação da inserção do professor colaborador nas atividades acadêmicas, melhorias na gestão da Atenção Básica e revisão do contrato de parceria, como parte da necessidade de corresponsabilização nos processos de ensino-serviço.Associação Brasileira de Educação Médica2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400005Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.4 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000400005info:eu-repo/semantics/openAccessMarin,Maria José SanchesOliveira,Maria Amélia Campos deCardoso,Cristina PeresOtani,Márcia Aparecida PadovanMoravcik,Maria Yvette Aguiar DutraConterno,Lucieni de OliveiraSiqueira Junior,Antonio CarlosBraccialli,Luzmarina Aparecida DorettoNunes,Cássia Regina Rodriguespor2014-05-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000400005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-05-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos |
title |
Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos |
spellingShingle |
Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos Marin,Maria José Sanches Serviços de Integração Docente Assistencial Ensino Serviços de Saúde para Estudantes Formação de Recursos Humanos Educação Médica |
title_short |
Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos |
title_full |
Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos |
title_fullStr |
Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos |
title_full_unstemmed |
Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos |
title_sort |
Aspectos da integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos |
author |
Marin,Maria José Sanches |
author_facet |
Marin,Maria José Sanches Oliveira,Maria Amélia Campos de Cardoso,Cristina Peres Otani,Márcia Aparecida Padovan Moravcik,Maria Yvette Aguiar Dutra Conterno,Lucieni de Oliveira Siqueira Junior,Antonio Carlos Braccialli,Luzmarina Aparecida Doretto Nunes,Cássia Regina Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Maria Amélia Campos de Cardoso,Cristina Peres Otani,Márcia Aparecida Padovan Moravcik,Maria Yvette Aguiar Dutra Conterno,Lucieni de Oliveira Siqueira Junior,Antonio Carlos Braccialli,Luzmarina Aparecida Doretto Nunes,Cássia Regina Rodrigues |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin,Maria José Sanches Oliveira,Maria Amélia Campos de Cardoso,Cristina Peres Otani,Márcia Aparecida Padovan Moravcik,Maria Yvette Aguiar Dutra Conterno,Lucieni de Oliveira Siqueira Junior,Antonio Carlos Braccialli,Luzmarina Aparecida Doretto Nunes,Cássia Regina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços de Integração Docente Assistencial Ensino Serviços de Saúde para Estudantes Formação de Recursos Humanos Educação Médica |
topic |
Serviços de Integração Docente Assistencial Ensino Serviços de Saúde para Estudantes Formação de Recursos Humanos Educação Médica |
description |
Pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar as contribuições, limites e sugestões indicados para o aperfeiçoamento da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a formação de enfermeiros e médicos. Realizada com base nas narrativas de docentes, estudantes e profissionais dos serviços, a análise pautou-se no método hermenêutico-dialético. Verificou-se que a integração ensino-serviço possibilita a inserção precoce do estudante no mundo do trabalho, a construção do conhecimento pautado na prática, a troca de informação com os profissionais dos serviços e a ampliação das ações junto à coletividade. Como limite, foi identificada a falta de reconhecimento do papel do estudante, falta de suporte da gestão e indefinição de papéis da academia e do serviço. Sugerem-se ampliação da inserção do professor colaborador nas atividades acadêmicas, melhorias na gestão da Atenção Básica e revisão do contrato de parceria, como parte da necessidade de corresponsabilização nos processos de ensino-serviço. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022013000400005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.4 2013 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005645078528 |