A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300967 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo identificar contribuições e limites da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a academia, para as equipes de saúde e para a comunidade. Trata-se de uma pesquisa transversal, de abordagem quantitativa. Um questionário com 20 assertivas, organizado sob a forma de escala Likert, foi aplicado a estudantes, docentes e professores colaboradores, num total de 183 participantes. Constatou-se tendência à avaliação positiva da integração ensino-serviço para a formação profissional. Quanto às contribuições da integração ensino-serviço para a comunidade, a avaliação positiva aproximou-se de 50%. Os itens referentes às contribuições para as equipes de saúde foram os que tiveram maior quantidade de respostas negativas. Os dados indicam que é preciso avançar de forma que ensino e serviço sejam considerados processos interdependentes e com possibilidades de reflexões conjuntas. |
id |
ABRASCO-2_90471fe384936261c8bf404c8dba77a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-81232014000300967 |
network_acronym_str |
ABRASCO-2 |
network_name_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMAServiços de integração docente assistencialEnsinoServiços de saúde para estudantesFormação de recursos humanosO estudo tem como objetivo identificar contribuições e limites da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a academia, para as equipes de saúde e para a comunidade. Trata-se de uma pesquisa transversal, de abordagem quantitativa. Um questionário com 20 assertivas, organizado sob a forma de escala Likert, foi aplicado a estudantes, docentes e professores colaboradores, num total de 183 participantes. Constatou-se tendência à avaliação positiva da integração ensino-serviço para a formação profissional. Quanto às contribuições da integração ensino-serviço para a comunidade, a avaliação positiva aproximou-se de 50%. Os itens referentes às contribuições para as equipes de saúde foram os que tiveram maior quantidade de respostas negativas. Os dados indicam que é preciso avançar de forma que ensino e serviço sejam considerados processos interdependentes e com possibilidades de reflexões conjuntas.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300967Ciência & Saúde Coletiva v.19 n.3 2014reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/1413-81232014193.09862012info:eu-repo/semantics/openAccessMarin,Maria José SanchesOliveira,Maria Amélia de CamposOtani,Márcia Aparecida PadovanCardoso,Cristina PeresMoravcik,Maria Yvette Aguiar DutraConterno,Lucieni de OliveiraBraccialli,Luzmarina Aparecida DorettoNunes,Cássia Regina RodriguesSiqueira Júnior,Antonio Carlospor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232014000300967Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2015-10-09T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA |
title |
A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA |
spellingShingle |
A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA Marin,Maria José Sanches Serviços de integração docente assistencial Ensino Serviços de saúde para estudantes Formação de recursos humanos |
title_short |
A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA |
title_full |
A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA |
title_fullStr |
A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA |
title_full_unstemmed |
A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA |
title_sort |
A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA |
author |
Marin,Maria José Sanches |
author_facet |
Marin,Maria José Sanches Oliveira,Maria Amélia de Campos Otani,Márcia Aparecida Padovan Cardoso,Cristina Peres Moravcik,Maria Yvette Aguiar Dutra Conterno,Lucieni de Oliveira Braccialli,Luzmarina Aparecida Doretto Nunes,Cássia Regina Rodrigues Siqueira Júnior,Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Maria Amélia de Campos Otani,Márcia Aparecida Padovan Cardoso,Cristina Peres Moravcik,Maria Yvette Aguiar Dutra Conterno,Lucieni de Oliveira Braccialli,Luzmarina Aparecida Doretto Nunes,Cássia Regina Rodrigues Siqueira Júnior,Antonio Carlos |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin,Maria José Sanches Oliveira,Maria Amélia de Campos Otani,Márcia Aparecida Padovan Cardoso,Cristina Peres Moravcik,Maria Yvette Aguiar Dutra Conterno,Lucieni de Oliveira Braccialli,Luzmarina Aparecida Doretto Nunes,Cássia Regina Rodrigues Siqueira Júnior,Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços de integração docente assistencial Ensino Serviços de saúde para estudantes Formação de recursos humanos |
topic |
Serviços de integração docente assistencial Ensino Serviços de saúde para estudantes Formação de recursos humanos |
description |
O estudo tem como objetivo identificar contribuições e limites da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a academia, para as equipes de saúde e para a comunidade. Trata-se de uma pesquisa transversal, de abordagem quantitativa. Um questionário com 20 assertivas, organizado sob a forma de escala Likert, foi aplicado a estudantes, docentes e professores colaboradores, num total de 183 participantes. Constatou-se tendência à avaliação positiva da integração ensino-serviço para a formação profissional. Quanto às contribuições da integração ensino-serviço para a comunidade, a avaliação positiva aproximou-se de 50%. Os itens referentes às contribuições para as equipes de saúde foram os que tiveram maior quantidade de respostas negativas. Os dados indicam que é preciso avançar de forma que ensino e serviço sejam considerados processos interdependentes e com possibilidades de reflexões conjuntas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300967 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-81232014193.09862012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva v.19 n.3 2014 reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online) instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) instacron:ABRASCO |
instname_str |
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
instacron_str |
ABRASCO |
institution |
ABRASCO |
reponame_str |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br |
_version_ |
1754213035457642496 |