A interdisciplinaridade necessária à educação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia,Maria Alice Amorim
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pinto,Anna Thereza B. C e Souza, Odoni,Ana Paula de Carvalho, Longhi,Bárbara Sugui, Machado,Larissa Iluska, Linek,Marina Del Sarto, Costa,Natália Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200005
Resumo: Nas Diretrizes Curriculares nacionais, a saúde é considerada uma área interdisciplinar, pois seu objeto "o processo saúde-doença humano " envolve as relações sociais, a biologia e as expressões emocionais. Este estudo analisa os programas e atividades do currículo implantado na Faculdade de Medicina da PUC-Campinas a partir de 2001, no tocante às ações interdisciplinares e multiprofissionais que envolvem os demais cursos da saúde. Procedeu-se à análise documental e de depoimentos de diferentes atores envolvidos no curso. Na perspectiva dos entrevistados, apesar das dificuldades relativas à fragmentação dos saberes e práticas, ao desconhecimento e preconceito acerca dos campos e núcleos das profissões da saúde e à precarização do vínculo docente, tem havido iniciativas de integração, destacando-se os ciclos morfofisiológicos, de correlação clínica e as práticas de Saúde da Família e Comunidade. Concluiu-se que a interdisciplinaridade está presente na proposta curricular e como intenção da Universidade, mas acontece por iniciativas individuais, nas quais se viabilizam "encontros" entre discentes, docentes, funcionários e usuários, que se tornam significativos e demonstram um processo em construção, ainda distante da transdisciplinaridade.
id ABEM-1_ad2c6dcbf94b9cb7bcb2ece6614bbac5
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022007000200005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade necessária à educação médicaEquipe Interdisciplinar de SaúdeEducação MédicaEnsinoAprendizagemNas Diretrizes Curriculares nacionais, a saúde é considerada uma área interdisciplinar, pois seu objeto "o processo saúde-doença humano " envolve as relações sociais, a biologia e as expressões emocionais. Este estudo analisa os programas e atividades do currículo implantado na Faculdade de Medicina da PUC-Campinas a partir de 2001, no tocante às ações interdisciplinares e multiprofissionais que envolvem os demais cursos da saúde. Procedeu-se à análise documental e de depoimentos de diferentes atores envolvidos no curso. Na perspectiva dos entrevistados, apesar das dificuldades relativas à fragmentação dos saberes e práticas, ao desconhecimento e preconceito acerca dos campos e núcleos das profissões da saúde e à precarização do vínculo docente, tem havido iniciativas de integração, destacando-se os ciclos morfofisiológicos, de correlação clínica e as práticas de Saúde da Família e Comunidade. Concluiu-se que a interdisciplinaridade está presente na proposta curricular e como intenção da Universidade, mas acontece por iniciativas individuais, nas quais se viabilizam "encontros" entre discentes, docentes, funcionários e usuários, que se tornam significativos e demonstram um processo em construção, ainda distante da transdisciplinaridade.Associação Brasileira de Educação Médica2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200005Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.2 2007reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022007000200005info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia,Maria Alice AmorimPinto,Anna Thereza B. C e SouzaOdoni,Ana Paula de CarvalhoLonghi,Bárbara SuguiMachado,Larissa IluskaLinek,Marina Del SartoCosta,Natália Amaralpor2007-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022007000200005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2007-08-31T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade necessária à educação médica
title A interdisciplinaridade necessária à educação médica
spellingShingle A interdisciplinaridade necessária à educação médica
Garcia,Maria Alice Amorim
Equipe Interdisciplinar de Saúde
Educação Médica
Ensino
Aprendizagem
title_short A interdisciplinaridade necessária à educação médica
title_full A interdisciplinaridade necessária à educação médica
title_fullStr A interdisciplinaridade necessária à educação médica
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade necessária à educação médica
title_sort A interdisciplinaridade necessária à educação médica
author Garcia,Maria Alice Amorim
author_facet Garcia,Maria Alice Amorim
Pinto,Anna Thereza B. C e Souza
Odoni,Ana Paula de Carvalho
Longhi,Bárbara Sugui
Machado,Larissa Iluska
Linek,Marina Del Sarto
Costa,Natália Amaral
author_role author
author2 Pinto,Anna Thereza B. C e Souza
Odoni,Ana Paula de Carvalho
Longhi,Bárbara Sugui
Machado,Larissa Iluska
Linek,Marina Del Sarto
Costa,Natália Amaral
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia,Maria Alice Amorim
Pinto,Anna Thereza B. C e Souza
Odoni,Ana Paula de Carvalho
Longhi,Bárbara Sugui
Machado,Larissa Iluska
Linek,Marina Del Sarto
Costa,Natália Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Equipe Interdisciplinar de Saúde
Educação Médica
Ensino
Aprendizagem
topic Equipe Interdisciplinar de Saúde
Educação Médica
Ensino
Aprendizagem
description Nas Diretrizes Curriculares nacionais, a saúde é considerada uma área interdisciplinar, pois seu objeto "o processo saúde-doença humano " envolve as relações sociais, a biologia e as expressões emocionais. Este estudo analisa os programas e atividades do currículo implantado na Faculdade de Medicina da PUC-Campinas a partir de 2001, no tocante às ações interdisciplinares e multiprofissionais que envolvem os demais cursos da saúde. Procedeu-se à análise documental e de depoimentos de diferentes atores envolvidos no curso. Na perspectiva dos entrevistados, apesar das dificuldades relativas à fragmentação dos saberes e práticas, ao desconhecimento e preconceito acerca dos campos e núcleos das profissões da saúde e à precarização do vínculo docente, tem havido iniciativas de integração, destacando-se os ciclos morfofisiológicos, de correlação clínica e as práticas de Saúde da Família e Comunidade. Concluiu-se que a interdisciplinaridade está presente na proposta curricular e como intenção da Universidade, mas acontece por iniciativas individuais, nas quais se viabilizam "encontros" entre discentes, docentes, funcionários e usuários, que se tornam significativos e demonstram um processo em construção, ainda distante da transdisciplinaridade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022007000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.2 2007
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003555266560