Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Andréa Carla
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Borges, Karina Kelly, Hammoud, Janete Alves Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692
Resumo: O distúrbio de leitura e escrita, quando não diagnosticado ainda na infância, leva ao adulto apresentar perturbações de ordem emocional, social e lingüística. O presente trabalho objetivou refletir sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como verificar as relações entre as habilidades de compreensão em leitura e de escrita em um adulto jovem. Para tanto, foi aplicado avaliações de áreas interdisciplinares. Os dados obtidos foram descritos e analisados de acordo com critérios específicos e postos em discussão. Os resultados apontaram que a jovem apresenta distúrbio de leitura e escrita. Os achados desse estudo denotam que o diagnóstico por uma equipe interdisciplinar torna-se essencial, tendo o indivíduo oportunidade de mostrar evolução tanto no desenvolvimento educacional quanto nas suas habilidades.
id UNESP-15_c1a73ea87cc1e8ad26043feab030281d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2692
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de casoDistúrbio de aprendizagemEquipe interdisciplinarDiagnósticoO distúrbio de leitura e escrita, quando não diagnosticado ainda na infância, leva ao adulto apresentar perturbações de ordem emocional, social e lingüística. O presente trabalho objetivou refletir sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como verificar as relações entre as habilidades de compreensão em leitura e de escrita em um adulto jovem. Para tanto, foi aplicado avaliações de áreas interdisciplinares. Os dados obtidos foram descritos e analisados de acordo com critérios específicos e postos em discussão. Os resultados apontaram que a jovem apresenta distúrbio de leitura e escrita. Os achados desse estudo denotam que o diagnóstico por uma equipe interdisciplinar torna-se essencial, tendo o indivíduo oportunidade de mostrar evolução tanto no desenvolvimento educacional quanto nas suas habilidades.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/269210.21723/riaee.v4i1.2692Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 76-88Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 76-881982-55872446-860610.21723/riaee.v4i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692/2402Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Andréa CarlaBorges, Karina KellyHammoud, Janete Alves Dias2017-11-07T19:49:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2692Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:49:16Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso
title Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso
spellingShingle Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso
Machado, Andréa Carla
Distúrbio de aprendizagem
Equipe interdisciplinar
Diagnóstico
title_short Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso
title_full Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso
title_fullStr Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso
title_full_unstemmed Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso
title_sort Avaliação interdisciplinar em um jovem com distúrbio de leitura e escrita: um relato de caso
author Machado, Andréa Carla
author_facet Machado, Andréa Carla
Borges, Karina Kelly
Hammoud, Janete Alves Dias
author_role author
author2 Borges, Karina Kelly
Hammoud, Janete Alves Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Andréa Carla
Borges, Karina Kelly
Hammoud, Janete Alves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbio de aprendizagem
Equipe interdisciplinar
Diagnóstico
topic Distúrbio de aprendizagem
Equipe interdisciplinar
Diagnóstico
description O distúrbio de leitura e escrita, quando não diagnosticado ainda na infância, leva ao adulto apresentar perturbações de ordem emocional, social e lingüística. O presente trabalho objetivou refletir sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como verificar as relações entre as habilidades de compreensão em leitura e de escrita em um adulto jovem. Para tanto, foi aplicado avaliações de áreas interdisciplinares. Os dados obtidos foram descritos e analisados de acordo com critérios específicos e postos em discussão. Os resultados apontaram que a jovem apresenta distúrbio de leitura e escrita. Os achados desse estudo denotam que o diagnóstico por uma equipe interdisciplinar torna-se essencial, tendo o indivíduo oportunidade de mostrar evolução tanto no desenvolvimento educacional quanto nas suas habilidades.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692
10.21723/riaee.v4i1.2692
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v4i1.2692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2692/2402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 1 (2009); 76-88
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 1 (2009); 76-88
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v4i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852216221696