O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Roanny Torres
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira,Andresa Costa, Silva,Marco Antônio Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300008
Resumo: A expansão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) modificou as formas de obtenção de conhecimento. Acredita-se que a facilidade de acesso a conteúdo nem sempre confiável somada ao perfil dos novos estudantes pode demandar modificações no sistema de ensino. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o perfil atual de utilização das TIC no estudo da Morfologia nos cursos da área de saúde de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte. Foram realizadas buscas nos sites das instituições relacionadas na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar tanto a existência das páginas do curso e das disciplinas, quanto a forma de utilização das TIC. Constatou-se que, em abril de 2012, 69% dos cursos apresentavam página e em outubro do mesmo ano esse número caiu para 58%. Quanto às instituições, 50% das públicas possuem páginas para seus cursos contra 75% das IES privadas. Nenhuma das universidades apresentava página relacionada à disciplina de Morfologia vinculada ao site do curso. Conclui-se que as TIC ainda são subutilizadas pelos cursos de saúde no RN.
id ABEM-1_b516bce26c5716ebdcb2041d0d8fa5cd
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022013000300008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do NorteMateriais de EnsinoTecnologia da InformaçãoMorfologiaA expansão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) modificou as formas de obtenção de conhecimento. Acredita-se que a facilidade de acesso a conteúdo nem sempre confiável somada ao perfil dos novos estudantes pode demandar modificações no sistema de ensino. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o perfil atual de utilização das TIC no estudo da Morfologia nos cursos da área de saúde de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte. Foram realizadas buscas nos sites das instituições relacionadas na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar tanto a existência das páginas do curso e das disciplinas, quanto a forma de utilização das TIC. Constatou-se que, em abril de 2012, 69% dos cursos apresentavam página e em outubro do mesmo ano esse número caiu para 58%. Quanto às instituições, 50% das públicas possuem páginas para seus cursos contra 75% das IES privadas. Nenhuma das universidades apresentava página relacionada à disciplina de Morfologia vinculada ao site do curso. Conclui-se que as TIC ainda são subutilizadas pelos cursos de saúde no RN.Associação Brasileira de Educação Médica2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300008Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022013000300008info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Roanny TorresPereira,Andresa CostaSilva,Marco Antônio Dias dapor2013-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022013000300008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-12-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte
title O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte
spellingShingle O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte
Lopes,Roanny Torres
Materiais de Ensino
Tecnologia da Informação
Morfologia
title_short O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte
title_full O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte
title_fullStr O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte
title_sort O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte
author Lopes,Roanny Torres
author_facet Lopes,Roanny Torres
Pereira,Andresa Costa
Silva,Marco Antônio Dias da
author_role author
author2 Pereira,Andresa Costa
Silva,Marco Antônio Dias da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Roanny Torres
Pereira,Andresa Costa
Silva,Marco Antônio Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais de Ensino
Tecnologia da Informação
Morfologia
topic Materiais de Ensino
Tecnologia da Informação
Morfologia
description A expansão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) modificou as formas de obtenção de conhecimento. Acredita-se que a facilidade de acesso a conteúdo nem sempre confiável somada ao perfil dos novos estudantes pode demandar modificações no sistema de ensino. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o perfil atual de utilização das TIC no estudo da Morfologia nos cursos da área de saúde de Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte. Foram realizadas buscas nos sites das instituições relacionadas na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar tanto a existência das páginas do curso e das disciplinas, quanto a forma de utilização das TIC. Constatou-se que, em abril de 2012, 69% dos cursos apresentavam página e em outubro do mesmo ano esse número caiu para 58%. Quanto às instituições, 50% das públicas possuem páginas para seus cursos contra 75% das IES privadas. Nenhuma das universidades apresentava página relacionada à disciplina de Morfologia vinculada ao site do curso. Conclui-se que as TIC ainda são subutilizadas pelos cursos de saúde no RN.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022013000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.37 n.3 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005379788800