BIOESTATÍSTICA: PORQUE, O QUE É COMO ENSINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto,Maurício A. P.
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000100007
Resumo: Resumo: Apresentamos uma forma diferente de ensinar Estatística para estudantes de pós-graduação. Acreditamos haver duas causas principais para o conhecido "trauma matemático": a) falta base Matemática e b) o estudante sente-se incapaz de entender a linguagem estatística. Construímos, baseando-nos nessas causas, um curso introdutório com duas características marcantes: a) quando necessário, e antes de cada novo conceito estatístico, apresentam-se os tópicos matemá­ticos pertinentes e b) apresenta-se a lógica da linguagem matemática, através de sua explicitação no tema em discussão. Este sistema foi testado em 25 estudantes de pós-graduação, submetidos a um pré-teste, repetido após como prova final. Naquela época responderam, também, a um questionário anônimo de avaliação do curso e do professor. Os resultados demonstraram que não só os alunos gostaram do curso como, também, puderam aprender Estatística. É difícil medir a validade externa desse método. Acreditamos, no entanto, que se aplicado com seriedade, em contexto similar, poderá trazer bons resultados.
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