Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André,Júlio César
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo,Júlio César Razera de, Lima,Alba Regina de Abreu, Brienze,Sérgio Luis Aparecido, Werneck,Alexandre Lins, Fucuta,Patrícia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100105
Resumo: RESUMO Embora não seja obrigatória, a residência médica faz parte do processo de ensino e da formação dos médicos e é considerada padrão ouro na modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu. Entretanto, o número de vagas para residência médica não acompanhou a expansão dos cursos de graduação em Medicina, gerando uma intensa disputa por uma vaga nos cursos de residência, o que fez proliferar os cursos preparatórios para os exames de residência (CP). A evasão do interno de Medicina de suas atividades acadêmicas para se dedicar às atividades dos cursinhos preparatórios para os exames de residência médica preocupa os docentes. Este estudo tem por objetivo traçar um perfil no internato da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) sobre a adesão dos internos aos CP. Os resultados apontam que a imensa maioria dos 297 alunos pesquisados pretende fazer residência médica e que apenas 27 alunos (84,4%) dos 32 que consideravam o curso de preparação necessário, mas não dispunham de recursos financeiros para frequentá-los. Os entrevistados afirmaram que a maior qualidade dos cursos preparatórios reside na didática das aulas e que a maior desvantagem destes é a dissociação entre conteúdo teórico e prático, também vivida no internato. Concluímos que a percepção dos internos e acadêmicos de Medicina é bem definida quanto aos cursinhos preparatórios para residência médica. Apesar de aderirem à prática destes cursinhos, sabem que há uma dicotomia entre a teoria e a prática oferecida no internato, o que prejudica a formação profissional. A grande maioria dos acadêmicos pesquisados pretende fazer a residência médica após o internato, dando continuidade aos estudos e ao aprendizado. Por outro lado, a atual conjuntura do mercado de trabalho na área da medicina, marcada por uma concorrência acirrada, e as exigências constantes de atualização e aperfeiçoamento levam os acadêmicos a verem na residência o único caminho natural após o internato e ainda uma alternativa para sanar as possíveis deficiências do internato. Mudanças na graduação sugeridas pelos pesquisados, como melhor didática em aulas da graduação e a abordagem de conteúdo teórico durante o internato, refletem a deficiência da graduação e do internato, a qual pode ser sanada com uma postura mais assertiva de professores e preceptores.
id ABEM-1_bc0d036d2d8b579984d1849fe9d1bb1e
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022019000100105
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui?Educação SuperiorEducação MédicaCursinhos PreparatóriosInternato e Residência MédicaRESUMO Embora não seja obrigatória, a residência médica faz parte do processo de ensino e da formação dos médicos e é considerada padrão ouro na modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu. Entretanto, o número de vagas para residência médica não acompanhou a expansão dos cursos de graduação em Medicina, gerando uma intensa disputa por uma vaga nos cursos de residência, o que fez proliferar os cursos preparatórios para os exames de residência (CP). A evasão do interno de Medicina de suas atividades acadêmicas para se dedicar às atividades dos cursinhos preparatórios para os exames de residência médica preocupa os docentes. Este estudo tem por objetivo traçar um perfil no internato da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) sobre a adesão dos internos aos CP. Os resultados apontam que a imensa maioria dos 297 alunos pesquisados pretende fazer residência médica e que apenas 27 alunos (84,4%) dos 32 que consideravam o curso de preparação necessário, mas não dispunham de recursos financeiros para frequentá-los. Os entrevistados afirmaram que a maior qualidade dos cursos preparatórios reside na didática das aulas e que a maior desvantagem destes é a dissociação entre conteúdo teórico e prático, também vivida no internato. Concluímos que a percepção dos internos e acadêmicos de Medicina é bem definida quanto aos cursinhos preparatórios para residência médica. Apesar de aderirem à prática destes cursinhos, sabem que há uma dicotomia entre a teoria e a prática oferecida no internato, o que prejudica a formação profissional. A grande maioria dos acadêmicos pesquisados pretende fazer a residência médica após o internato, dando continuidade aos estudos e ao aprendizado. Por outro lado, a atual conjuntura do mercado de trabalho na área da medicina, marcada por uma concorrência acirrada, e as exigências constantes de atualização e aperfeiçoamento levam os acadêmicos a verem na residência o único caminho natural após o internato e ainda uma alternativa para sanar as possíveis deficiências do internato. Mudanças na graduação sugeridas pelos pesquisados, como melhor didática em aulas da graduação e a abordagem de conteúdo teórico durante o internato, refletem a deficiência da graduação e do internato, a qual pode ser sanada com uma postura mais assertiva de professores e preceptores.Associação Brasileira de Educação Médica2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100105Revista Brasileira de Educação Médica v.43 n.1 2019reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v43n1rb20170127inginfo:eu-repo/semantics/openAccessAndré,Júlio CésarMelo,Júlio César Razera deLima,Alba Regina de AbreuBrienze,Sérgio Luis AparecidoWerneck,Alexandre LinsFucuta,Patrícia da Silvapor2019-01-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022019000100105Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2019-01-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui?
title Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui?
spellingShingle Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui?
André,Júlio César
Educação Superior
Educação Médica
Cursinhos Preparatórios
Internato e Residência Médica
title_short Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui?
title_full Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui?
title_fullStr Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui?
title_full_unstemmed Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui?
title_sort Cursos Preparatórios para os Exames de Residência e a Evasão dos Cenários de Prática: Cadê o Interno que Estava Aqui?
author André,Júlio César
author_facet André,Júlio César
Melo,Júlio César Razera de
Lima,Alba Regina de Abreu
Brienze,Sérgio Luis Aparecido
Werneck,Alexandre Lins
Fucuta,Patrícia da Silva
author_role author
author2 Melo,Júlio César Razera de
Lima,Alba Regina de Abreu
Brienze,Sérgio Luis Aparecido
Werneck,Alexandre Lins
Fucuta,Patrícia da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv André,Júlio César
Melo,Júlio César Razera de
Lima,Alba Regina de Abreu
Brienze,Sérgio Luis Aparecido
Werneck,Alexandre Lins
Fucuta,Patrícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Educação Médica
Cursinhos Preparatórios
Internato e Residência Médica
topic Educação Superior
Educação Médica
Cursinhos Preparatórios
Internato e Residência Médica
description RESUMO Embora não seja obrigatória, a residência médica faz parte do processo de ensino e da formação dos médicos e é considerada padrão ouro na modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu. Entretanto, o número de vagas para residência médica não acompanhou a expansão dos cursos de graduação em Medicina, gerando uma intensa disputa por uma vaga nos cursos de residência, o que fez proliferar os cursos preparatórios para os exames de residência (CP). A evasão do interno de Medicina de suas atividades acadêmicas para se dedicar às atividades dos cursinhos preparatórios para os exames de residência médica preocupa os docentes. Este estudo tem por objetivo traçar um perfil no internato da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) sobre a adesão dos internos aos CP. Os resultados apontam que a imensa maioria dos 297 alunos pesquisados pretende fazer residência médica e que apenas 27 alunos (84,4%) dos 32 que consideravam o curso de preparação necessário, mas não dispunham de recursos financeiros para frequentá-los. Os entrevistados afirmaram que a maior qualidade dos cursos preparatórios reside na didática das aulas e que a maior desvantagem destes é a dissociação entre conteúdo teórico e prático, também vivida no internato. Concluímos que a percepção dos internos e acadêmicos de Medicina é bem definida quanto aos cursinhos preparatórios para residência médica. Apesar de aderirem à prática destes cursinhos, sabem que há uma dicotomia entre a teoria e a prática oferecida no internato, o que prejudica a formação profissional. A grande maioria dos acadêmicos pesquisados pretende fazer a residência médica após o internato, dando continuidade aos estudos e ao aprendizado. Por outro lado, a atual conjuntura do mercado de trabalho na área da medicina, marcada por uma concorrência acirrada, e as exigências constantes de atualização e aperfeiçoamento levam os acadêmicos a verem na residência o único caminho natural após o internato e ainda uma alternativa para sanar as possíveis deficiências do internato. Mudanças na graduação sugeridas pelos pesquisados, como melhor didática em aulas da graduação e a abordagem de conteúdo teórico durante o internato, refletem a deficiência da graduação e do internato, a qual pode ser sanada com uma postura mais assertiva de professores e preceptores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100105
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000100105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v43n1rb20170127ing
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.43 n.1 2019
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303007314411520