Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana,Monique Freire
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira,Luiz Carlos de Lima
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500407
Resumo: Resumo: Introdução: Além de demorada, a mentoria em Medicina ocorre em vários níveis e é complexa, pois pode incluir várias combinações de ensino, prática clínica, atendimento ao paciente e pesquisa. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência individual de uma mentorada em um programa de residência médica em patologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas, de Manaus, no Amazonas. Descrevem-se os benefícios individuais e coletivos de uma mentoria fora de um programa formal, orientada pelo discernimento e pela maturidade de relacionamento entre mentor e mentorada. Discussão: Discentes de programa de residência médica podem se beneficiar sobremaneira, pessoal e profissionalmente, de mentorias bem conduzidas. Conclusão: No relacionamento de mentoria, são imprescindíveis qualidades como respeito mútuo, discernimento e abnegação, para que o mentorado cresça e desenvolva uma identidade profissional independente, ainda que atrelada à relação de mentoria, e amadurecida, em seu pleno desenvolvimento, a fim de que ele seja um novo mentor e novos alunos sejam beneficiados.
id ABEM-1_be66f3697324c0087ca0025a28d2e47d
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022021000500407
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologiaEducação MédicaMentoresResidênciaPatologiaResumo: Introdução: Além de demorada, a mentoria em Medicina ocorre em vários níveis e é complexa, pois pode incluir várias combinações de ensino, prática clínica, atendimento ao paciente e pesquisa. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência individual de uma mentorada em um programa de residência médica em patologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas, de Manaus, no Amazonas. Descrevem-se os benefícios individuais e coletivos de uma mentoria fora de um programa formal, orientada pelo discernimento e pela maturidade de relacionamento entre mentor e mentorada. Discussão: Discentes de programa de residência médica podem se beneficiar sobremaneira, pessoal e profissionalmente, de mentorias bem conduzidas. Conclusão: No relacionamento de mentoria, são imprescindíveis qualidades como respeito mútuo, discernimento e abnegação, para que o mentorado cresça e desenvolva uma identidade profissional independente, ainda que atrelada à relação de mentoria, e amadurecida, em seu pleno desenvolvimento, a fim de que ele seja um novo mentor e novos alunos sejam beneficiados.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500407Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210118info:eu-repo/semantics/openAccessSantana,Monique FreireFerreira,Luiz Carlos de Limapor2021-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000500407Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia
title Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia
spellingShingle Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia
Santana,Monique Freire
Educação Médica
Mentores
Residência
Patologia
title_short Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia
title_full Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia
title_fullStr Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia
title_full_unstemmed Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia
title_sort Das salas de autopsias e microscopias para a vida: mentoria informal em um programa de residência médica de patologia
author Santana,Monique Freire
author_facet Santana,Monique Freire
Ferreira,Luiz Carlos de Lima
author_role author
author2 Ferreira,Luiz Carlos de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana,Monique Freire
Ferreira,Luiz Carlos de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Mentores
Residência
Patologia
topic Educação Médica
Mentores
Residência
Patologia
description Resumo: Introdução: Além de demorada, a mentoria em Medicina ocorre em vários níveis e é complexa, pois pode incluir várias combinações de ensino, prática clínica, atendimento ao paciente e pesquisa. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência individual de uma mentorada em um programa de residência médica em patologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas, de Manaus, no Amazonas. Descrevem-se os benefícios individuais e coletivos de uma mentoria fora de um programa formal, orientada pelo discernimento e pela maturidade de relacionamento entre mentor e mentorada. Discussão: Discentes de programa de residência médica podem se beneficiar sobremaneira, pessoal e profissionalmente, de mentorias bem conduzidas. Conclusão: No relacionamento de mentoria, são imprescindíveis qualidades como respeito mútuo, discernimento e abnegação, para que o mentorado cresça e desenvolva uma identidade profissional independente, ainda que atrelada à relação de mentoria, e amadurecida, em seu pleno desenvolvimento, a fim de que ele seja um novo mentor e novos alunos sejam beneficiados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500407
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000500407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.45 suppl.1 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009119010816