Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200003 |
Resumo: | Analisa-se a percepção de participantes do curso de especialização em ativação de processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde quanto à participação no curso. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com egressos do curso residentes no Paraná. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a abril de 2007. Trabalhou-se com dados secundários, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dados primários, entrevistas semiestruturadas realizadas com autores de TCC que se caracterizassem como planos de ação. Como se tratava de planos de ação 21 TCC, suas autoras foram entrevistadas. Todos os participantes entrevistados eram do sexo feminino. O curso ajudou a identificar o desconforto vivenciado na realidade das participantes, forneceu ferramentas para a mudança e propiciou a experiência de utilização das mesmas. Entretanto, o curso de ativadores não conseguiu, após seu encerramento, manter a articulação desses novos atores do movimento pró-mudança. |
id |
ABEM-1_c01988f6b58ec00ae3fd61714024c684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022009000200003 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúdeEducação em saúdeRecursos humanos em saúdePolítica de saúdeEducação permanente em saúdeAnalisa-se a percepção de participantes do curso de especialização em ativação de processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde quanto à participação no curso. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com egressos do curso residentes no Paraná. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a abril de 2007. Trabalhou-se com dados secundários, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dados primários, entrevistas semiestruturadas realizadas com autores de TCC que se caracterizassem como planos de ação. Como se tratava de planos de ação 21 TCC, suas autoras foram entrevistadas. Todos os participantes entrevistados eram do sexo feminino. O curso ajudou a identificar o desconforto vivenciado na realidade das participantes, forneceu ferramentas para a mudança e propiciou a experiência de utilização das mesmas. Entretanto, o curso de ativadores não conseguiu, após seu encerramento, manter a articulação desses novos atores do movimento pró-mudança.Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200003Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200003info:eu-repo/semantics/openAccessGonzález,Alberto DuránAlmeida,Marcio José deMendonça,Fernanda de Freitaspor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200003Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde |
title |
Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde |
spellingShingle |
Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde González,Alberto Durán Educação em saúde Recursos humanos em saúde Política de saúde Educação permanente em saúde |
title_short |
Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde |
title_full |
Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde |
title_fullStr |
Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde |
title_full_unstemmed |
Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde |
title_sort |
Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde |
author |
González,Alberto Durán |
author_facet |
González,Alberto Durán Almeida,Marcio José de Mendonça,Fernanda de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Almeida,Marcio José de Mendonça,Fernanda de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
González,Alberto Durán Almeida,Marcio José de Mendonça,Fernanda de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Recursos humanos em saúde Política de saúde Educação permanente em saúde |
topic |
Educação em saúde Recursos humanos em saúde Política de saúde Educação permanente em saúde |
description |
Analisa-se a percepção de participantes do curso de especialização em ativação de processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde quanto à participação no curso. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com egressos do curso residentes no Paraná. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a abril de 2007. Trabalhou-se com dados secundários, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dados primários, entrevistas semiestruturadas realizadas com autores de TCC que se caracterizassem como planos de ação. Como se tratava de planos de ação 21 TCC, suas autoras foram entrevistadas. Todos os participantes entrevistados eram do sexo feminino. O curso ajudou a identificar o desconforto vivenciado na realidade das participantes, forneceu ferramentas para a mudança e propiciou a experiência de utilização das mesmas. Entretanto, o curso de ativadores não conseguiu, após seu encerramento, manter a articulação desses novos atores do movimento pró-mudança. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022009000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004141420544 |