Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González,Alberto Durán
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Almeida,Marcio José de, Mendonça,Fernanda de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200003
Resumo: Analisa-se a percepção de participantes do curso de especialização em ativação de processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde quanto à participação no curso. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com egressos do curso residentes no Paraná. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a abril de 2007. Trabalhou-se com dados secundários, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dados primários, entrevistas semiestruturadas realizadas com autores de TCC que se caracterizassem como planos de ação. Como se tratava de planos de ação 21 TCC, suas autoras foram entrevistadas. Todos os participantes entrevistados eram do sexo feminino. O curso ajudou a identificar o desconforto vivenciado na realidade das participantes, forneceu ferramentas para a mudança e propiciou a experiência de utilização das mesmas. Entretanto, o curso de ativadores não conseguiu, após seu encerramento, manter a articulação desses novos atores do movimento pró-mudança.
id ABEM-1_c01988f6b58ec00ae3fd61714024c684
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000200003
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúdeEducação em saúdeRecursos humanos em saúdePolítica de saúdeEducação permanente em saúdeAnalisa-se a percepção de participantes do curso de especialização em ativação de processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde quanto à participação no curso. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com egressos do curso residentes no Paraná. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a abril de 2007. Trabalhou-se com dados secundários, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dados primários, entrevistas semiestruturadas realizadas com autores de TCC que se caracterizassem como planos de ação. Como se tratava de planos de ação 21 TCC, suas autoras foram entrevistadas. Todos os participantes entrevistados eram do sexo feminino. O curso ajudou a identificar o desconforto vivenciado na realidade das participantes, forneceu ferramentas para a mudança e propiciou a experiência de utilização das mesmas. Entretanto, o curso de ativadores não conseguiu, após seu encerramento, manter a articulação desses novos atores do movimento pró-mudança.Associação Brasileira de Educação Médica2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200003Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000200003info:eu-repo/semantics/openAccessGonzález,Alberto DuránAlmeida,Marcio José deMendonça,Fernanda de Freitaspor2009-08-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000200003Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-08-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde
title Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde
spellingShingle Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde
González,Alberto Durán
Educação em saúde
Recursos humanos em saúde
Política de saúde
Educação permanente em saúde
title_short Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde
title_full Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde
title_fullStr Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde
title_full_unstemmed Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde
title_sort Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde
author González,Alberto Durán
author_facet González,Alberto Durán
Almeida,Marcio José de
Mendonça,Fernanda de Freitas
author_role author
author2 Almeida,Marcio José de
Mendonça,Fernanda de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv González,Alberto Durán
Almeida,Marcio José de
Mendonça,Fernanda de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Recursos humanos em saúde
Política de saúde
Educação permanente em saúde
topic Educação em saúde
Recursos humanos em saúde
Política de saúde
Educação permanente em saúde
description Analisa-se a percepção de participantes do curso de especialização em ativação de processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde quanto à participação no curso. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com egressos do curso residentes no Paraná. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a abril de 2007. Trabalhou-se com dados secundários, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dados primários, entrevistas semiestruturadas realizadas com autores de TCC que se caracterizassem como planos de ação. Como se tratava de planos de ação 21 TCC, suas autoras foram entrevistadas. Todos os participantes entrevistados eram do sexo feminino. O curso ajudou a identificar o desconforto vivenciado na realidade das participantes, forneceu ferramentas para a mudança e propiciou a experiência de utilização das mesmas. Entretanto, o curso de ativadores não conseguiu, após seu encerramento, manter a articulação desses novos atores do movimento pró-mudança.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.2 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004141420544