A relevância da formação permanente dos profissionais em Enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SRR5A |
Resumo: | A Formação Permanente dos Profissionais em Enfermagem é temática cuja discussão tem aumentado exponencialmente face fatores como os avanços ocorridos nas esferas tecnológicas e a modificação dos processos de produção. Esses fatores têm repercutido nos diversos saberes alcançados pelo profissional da Enfermagem na sua formação inicial, tornando-os obsoletos em tempo muito curto, comprovando a situação de descompasso entre a educação formal e o crescente desenvolvimento do conhecimento em vários campos do saber. O presente trabalho visa perquirir a existência ou não de uma demanda atual do desenvolvimento de processos e mecanismos voltados para construção de uma plataforma de conhecimentos teóricos e empíricos constantemente exercitada para transformação do profissional, do grupo envolvido na Enfermagem Pública. Bem como, tentará propor alguns apontamentos para a elaboração de tal dinâmica cognitiva em torno do constante aperfeiçoamento do profissional, de modo a otimizar sua atuação na promoção da saúde. Metodologicamente, será empregada a revisão narrativa de uma gama de obras produzidas sobre o tema, escolhidas em razão de sua ficha catalográfica, adoção como literatura de referência pelo Sistema Único de Saúde ou mesmo por menção em outras obras sobre o assunto pesquisado. A escolha dos textos teve como critérios publicações brasileiras, realizadas nos últimos 10 (dez) anos. Para a determinação da amostragem, foi realizada busca por artigos científicos publicados em periódicos indexados nas bases eletrônicas de dados LILACS, SciELO, BDENF. Os descritores usados foram: Capacitação Educação Profissional em Saúde Ensino e seus respectivos descritores, no idioma vernáculo (português). A busca foi restrita ao tipo de publicação indexada como Validation Studies (estudos de validação). Foram identificados 30 (trinta) artigos de maior relevância, todos nas bases de dados supracitadas. A partir de uma leitura criteriosa dos títulos e resumos, foram selecionados 20 (vinte) artigos que atendiam aos seguintes critérios: a) publicados entre os anos de 2003 e 2013, b) que apresentaram versão completa do estudo disponível on-line, relevância e pertinência com o tema em estudo. Na discutida revisão, enfocar-se-á o modo como já é discutida a necessidade de uma educação permanente em saúde. Confirmado o pressuposto de que existe tal necessidade, serão apontados indicativos de como poderá ser efetivada uma política de atualização e aperfeiçoamento do trabalho do enfermeiro. O estudo empreendido verificou a existência de uma necessidade de melhor compreensão do significado da educação permanente em Saúde para os profissionais em Enfermagem. Sendo que, de resultado principal tem-se claro que a atual conjuntura de volatilidade do conhecimento científico, em incessante revisão e reformulação, exige uma busca por atualização de forma constante, apurando conhecimentos referentes à atuação prática e profissional. E, para tal desiderato, a conclusão que não pó de escapar é que a promoção das políticas de saúde deverá promover o frequente aperfeiçoamento do profissional e sua capacitação, caso pretenda à melhoria do serviço do trabalhador de saúde, da equipe e do cliente. A educação permanente do profissional de Enfermagem é exigência não só da época em que vivemos, mas do objetivo buscado a promoção da saúde e bem estar da coletividade. |
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Ana Maria Chagas Sette CamaraBruno Leonardo de Castro SenaLaudinéia Maria Neves Dias2019-08-14T13:39:35Z2019-08-14T13:39:35Z2014-03-22http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SRR5AA Formação Permanente dos Profissionais em Enfermagem é temática cuja discussão tem aumentado exponencialmente face fatores como os avanços ocorridos nas esferas tecnológicas e a modificação dos processos de produção. Esses fatores têm repercutido nos diversos saberes alcançados pelo profissional da Enfermagem na sua formação inicial, tornando-os obsoletos em tempo muito curto, comprovando a situação de descompasso entre a educação formal e o crescente desenvolvimento do conhecimento em vários campos do saber. O presente trabalho visa perquirir a existência ou não de uma demanda atual do desenvolvimento de processos e mecanismos voltados para construção de uma plataforma de conhecimentos teóricos e empíricos constantemente exercitada para transformação do profissional, do grupo envolvido na Enfermagem Pública. Bem como, tentará propor alguns apontamentos para a elaboração de tal dinâmica cognitiva em torno do constante aperfeiçoamento do profissional, de modo a otimizar sua atuação na promoção da saúde. Metodologicamente, será empregada a revisão narrativa de uma gama de obras produzidas sobre o tema, escolhidas em razão de sua ficha catalográfica, adoção como literatura de referência pelo Sistema Único de Saúde ou mesmo por menção em outras obras sobre o assunto pesquisado. A escolha dos textos teve como critérios publicações brasileiras, realizadas nos últimos 10 (dez) anos. Para a determinação da amostragem, foi realizada busca por artigos científicos publicados em periódicos indexados nas bases eletrônicas de dados LILACS, SciELO, BDENF. Os descritores usados foram: Capacitação Educação Profissional em Saúde Ensino e seus respectivos descritores, no idioma vernáculo (português). A busca foi restrita ao tipo de publicação indexada como Validation Studies (estudos de validação). Foram identificados 30 (trinta) artigos de maior relevância, todos nas bases de dados supracitadas. A partir de uma leitura criteriosa dos títulos e resumos, foram selecionados 20 (vinte) artigos que atendiam aos seguintes critérios: a) publicados entre os anos de 2003 e 2013, b) que apresentaram versão completa do estudo disponível on-line, relevância e pertinência com o tema em estudo. Na discutida revisão, enfocar-se-á o modo como já é discutida a necessidade de uma educação permanente em saúde. Confirmado o pressuposto de que existe tal necessidade, serão apontados indicativos de como poderá ser efetivada uma política de atualização e aperfeiçoamento do trabalho do enfermeiro. O estudo empreendido verificou a existência de uma necessidade de melhor compreensão do significado da educação permanente em Saúde para os profissionais em Enfermagem. Sendo que, de resultado principal tem-se claro que a atual conjuntura de volatilidade do conhecimento científico, em incessante revisão e reformulação, exige uma busca por atualização de forma constante, apurando conhecimentos referentes à atuação prática e profissional. E, para tal desiderato, a conclusão que não pó de escapar é que a promoção das políticas de saúde deverá promover o frequente aperfeiçoamento do profissional e sua capacitação, caso pretenda à melhoria do serviço do trabalhador de saúde, da equipe e do cliente. A educação permanente do profissional de Enfermagem é exigência não só da época em que vivemos, mas do objetivo buscado a promoção da saúde e bem estar da coletividade.The Continuing Education of Professional Nursing is thematic discussion which has increased exponentially compared factors such as advancements in the technological spheres and modification of production processes. These factors are reflected in the diverse knowledge achieved by the professional nursing in their initial training, making them obsolete in very short time, proving the situation of mismatch between formal education and the increasing development of knowledge in various fields of knowledge. The present work aims to assert the existence of a current demand of the development of processes and mechanisms aimed at building a platform for theoretical and empirical knowledge constantly exercised for the transformation of the professional group involved in Public Nursing. As well, try to propose some pointers for designing such cognitive dynamics around the steady improvement of the professional in order to optimize its performance in health promotion. Methodologically, the literature review will be used in a range of works produced on the subject, chosen because of its card catalog, adopting as reference literature for the Health System or even mention in other articles on the subject researched. The choice of texts had as criteria Brazilian publications, conducted over the past ten (10) years. To determine the sampling was carried out search for scientific articles published in journals indexed in the electronic databases LILACS, SciELO , BDENF . The keywords used were Training - Health Professional Education - Education and their respective descriptors in the vernacular language (Portuguese). The search was restricted to the type of publication pegged as Validation Studies (validation studies). Thirty (30) the most relevant articles, all on the basis of the above data were identified. From a careful reading of the titles and abstracts were selected twenty (20) articles that met the following criteria: a) published between 2003 and 2013, b) who had complete version of the study available online, relevance and relevance to the subject under study. Discussed in the review will focus on the way up as the need for continuing education in health is already discussed. Confirmed the assumption that there is such a need, may be indicative of how effective a policy of updating and improving the work of nurses will be appointed. The study undertaken found that there was a need for better understanding of the significance of continuous health education for professional nursing. Since, the main result has become clear that the current environment of volatility of scientific knowledge in constant review and reformulation requires a search for update steadily, assessing knowledge regarding the practice and professional performance. And, to this aim, the conclusion that no dust to escape is that the promotion of health policies should promote the frequent improvement of their professional and training if you want to improve the service of the health worker, the team and the client. The continuing education of the nursing professional is required not only the time in which we live, but the objective sought to promote the health and wellness of the community.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde da famíliaEnfermagemSaúdeEducação Permanente em SaúdeA relevância da formação permanente dos profissionais em Enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlaudineia_passar_p_cd.pdfapplication/pdf457088https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SRR5A/1/laudineia_passar_p_cd.pdf1fe66b698ab896744f1f398ce0dce8a5MD51TEXTlaudineia_passar_p_cd.pdf.txtlaudineia_passar_p_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain76348https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9SRR5A/2/laudineia_passar_p_cd.pdf.txt695c1f49398631ed9940f7365e05f854MD521843/VRNS-9SRR5A2019-11-14 13:31:48.356oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9SRR5ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:31:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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