Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de Experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000200200 |
Resumo: | RESUMO Introdução Tem havido um renovado interesse pela temática da relação médico-paciente e dos valores humanitários na formação dos estudantes de Medicina, pois a capacidade de sentir empatia pelos pacientes é considerada um dos pilares da boa prática médica. A inversão de papéis é uma técnica derivada do psicodrama que pode favorecer o desenvolvimento da capacidade empática na relação médico-paciente. Objetivo Relatar a experiência de ensino-aprendizagem da anamnese psiquiátrica no curso de Semiologia em Psiquiatria com alunos da terceira série do curso médico da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), utilizando a inversão de papéis como principal método pedagógico. Método Relato de experiência. A atividade é desenvolvida em cinco etapas distintas, mas inter-relacionadas: (1) leitura e estudo autônomos da apostila de propedêutica psiquiátrica; (2) realização da anamnese em três grupos de 15 alunos, em que estes alternam o papel de médico (entrevistador) e paciente (entrevistado); (3) realização de uma anamnese completa com um colega de turma, alternando-se também o papel de paciente e de médico; (4) realização, pela mesma dupla, da anamnese psiquiátrica com um paciente internado no hospital geral universitário; (5) discussão das anamneses realizadas, atividade em que os alunos assumem o papel do paciente entrevistado para relatar, em primeira pessoa, os dados obtidos na entrevista. Resultados Os alunos mostram-se colaborativos, participando com interesse de todas as etapas da atividade, que parece favorecer não apenas o aprendizado específico da anamnese psiquiátrica, mas também a capacidade empática pelos colegas e pacientes. Nas discussões, atenção especial é dada às descobertas e dificuldades vivenciadas pelos estudantes nessas atividades práticas, assim como aos sentimentos experimentados em cada uma das etapas do processo. A atitude do preceptor de ouvir e acolher com respeito todos os relatos, dúvidas e manifestações afetivas dos alunos procura ser um modelo de postura de acolhimento sem julgamento dos problemas e sentimentos dos pacientes, postura fundamental para o estabelecimento da aliança terapêutica. Conclusão A inversão de papéis pode auxiliar os estudantes de Medicina no aprendizado da anamnese psiquiátrica, assim como no desenvolvimento da empatia, habilidade essencial à prática médica de boa qualidade. |
id |
ABEM-1_c08ab8fc9c0c3653d31c2815abf1f62a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022019000200200 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de ExperiênciaEducação MédicaAnamnese PsiquiátricaInversão de PapéisPsicodramaEmpatiaRelação Médico-PacienteRESUMO Introdução Tem havido um renovado interesse pela temática da relação médico-paciente e dos valores humanitários na formação dos estudantes de Medicina, pois a capacidade de sentir empatia pelos pacientes é considerada um dos pilares da boa prática médica. A inversão de papéis é uma técnica derivada do psicodrama que pode favorecer o desenvolvimento da capacidade empática na relação médico-paciente. Objetivo Relatar a experiência de ensino-aprendizagem da anamnese psiquiátrica no curso de Semiologia em Psiquiatria com alunos da terceira série do curso médico da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), utilizando a inversão de papéis como principal método pedagógico. Método Relato de experiência. A atividade é desenvolvida em cinco etapas distintas, mas inter-relacionadas: (1) leitura e estudo autônomos da apostila de propedêutica psiquiátrica; (2) realização da anamnese em três grupos de 15 alunos, em que estes alternam o papel de médico (entrevistador) e paciente (entrevistado); (3) realização de uma anamnese completa com um colega de turma, alternando-se também o papel de paciente e de médico; (4) realização, pela mesma dupla, da anamnese psiquiátrica com um paciente internado no hospital geral universitário; (5) discussão das anamneses realizadas, atividade em que os alunos assumem o papel do paciente entrevistado para relatar, em primeira pessoa, os dados obtidos na entrevista. Resultados Os alunos mostram-se colaborativos, participando com interesse de todas as etapas da atividade, que parece favorecer não apenas o aprendizado específico da anamnese psiquiátrica, mas também a capacidade empática pelos colegas e pacientes. Nas discussões, atenção especial é dada às descobertas e dificuldades vivenciadas pelos estudantes nessas atividades práticas, assim como aos sentimentos experimentados em cada uma das etapas do processo. A atitude do preceptor de ouvir e acolher com respeito todos os relatos, dúvidas e manifestações afetivas dos alunos procura ser um modelo de postura de acolhimento sem julgamento dos problemas e sentimentos dos pacientes, postura fundamental para o estabelecimento da aliança terapêutica. Conclusão A inversão de papéis pode auxiliar os estudantes de Medicina no aprendizado da anamnese psiquiátrica, assim como no desenvolvimento da empatia, habilidade essencial à prática médica de boa qualidade.Associação Brasileira de Educação Médica2019-06-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000200200Revista Brasileira de Educação Médica v.43 n.2 2019reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v43n2rb20180123info:eu-repo/semantics/openAccessTorres,Albina RodriguesSmaira,Sumaia InatyVellozo,Aline PaesTrench,Érica VasquesLovadini,Gustavo BigatonLima,Maria Cristina Pereirapor2019-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022019000200200Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2019-03-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de Experiência |
title |
Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de Experiência |
spellingShingle |
Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de Experiência Torres,Albina Rodrigues Educação Médica Anamnese Psiquiátrica Inversão de Papéis Psicodrama Empatia Relação Médico-Paciente |
title_short |
Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de Experiência |
title_full |
Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de Experiência |
title_fullStr |
Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de Experiência |
title_full_unstemmed |
Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de Experiência |
title_sort |
Ensinando a Anamnese Psiquiátrica para Estudantes de Medicina através da Inversão de Papéis: Relato de Experiência |
author |
Torres,Albina Rodrigues |
author_facet |
Torres,Albina Rodrigues Smaira,Sumaia Inaty Vellozo,Aline Paes Trench,Érica Vasques Lovadini,Gustavo Bigaton Lima,Maria Cristina Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Smaira,Sumaia Inaty Vellozo,Aline Paes Trench,Érica Vasques Lovadini,Gustavo Bigaton Lima,Maria Cristina Pereira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres,Albina Rodrigues Smaira,Sumaia Inaty Vellozo,Aline Paes Trench,Érica Vasques Lovadini,Gustavo Bigaton Lima,Maria Cristina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Anamnese Psiquiátrica Inversão de Papéis Psicodrama Empatia Relação Médico-Paciente |
topic |
Educação Médica Anamnese Psiquiátrica Inversão de Papéis Psicodrama Empatia Relação Médico-Paciente |
description |
RESUMO Introdução Tem havido um renovado interesse pela temática da relação médico-paciente e dos valores humanitários na formação dos estudantes de Medicina, pois a capacidade de sentir empatia pelos pacientes é considerada um dos pilares da boa prática médica. A inversão de papéis é uma técnica derivada do psicodrama que pode favorecer o desenvolvimento da capacidade empática na relação médico-paciente. Objetivo Relatar a experiência de ensino-aprendizagem da anamnese psiquiátrica no curso de Semiologia em Psiquiatria com alunos da terceira série do curso médico da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), utilizando a inversão de papéis como principal método pedagógico. Método Relato de experiência. A atividade é desenvolvida em cinco etapas distintas, mas inter-relacionadas: (1) leitura e estudo autônomos da apostila de propedêutica psiquiátrica; (2) realização da anamnese em três grupos de 15 alunos, em que estes alternam o papel de médico (entrevistador) e paciente (entrevistado); (3) realização de uma anamnese completa com um colega de turma, alternando-se também o papel de paciente e de médico; (4) realização, pela mesma dupla, da anamnese psiquiátrica com um paciente internado no hospital geral universitário; (5) discussão das anamneses realizadas, atividade em que os alunos assumem o papel do paciente entrevistado para relatar, em primeira pessoa, os dados obtidos na entrevista. Resultados Os alunos mostram-se colaborativos, participando com interesse de todas as etapas da atividade, que parece favorecer não apenas o aprendizado específico da anamnese psiquiátrica, mas também a capacidade empática pelos colegas e pacientes. Nas discussões, atenção especial é dada às descobertas e dificuldades vivenciadas pelos estudantes nessas atividades práticas, assim como aos sentimentos experimentados em cada uma das etapas do processo. A atitude do preceptor de ouvir e acolher com respeito todos os relatos, dúvidas e manifestações afetivas dos alunos procura ser um modelo de postura de acolhimento sem julgamento dos problemas e sentimentos dos pacientes, postura fundamental para o estabelecimento da aliança terapêutica. Conclusão A inversão de papéis pode auxiliar os estudantes de Medicina no aprendizado da anamnese psiquiátrica, assim como no desenvolvimento da empatia, habilidade essencial à prática médica de boa qualidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000200200 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000200200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v43n2rb20180123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.43 n.2 2019 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303007375228928 |