Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Maria Dulce Santiago de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000100405
Resumo: Resumo: Introdução: Caracterizada como uma das tarefas mais difíceis enfrentadas pelos profissionais de saúde, a comunicação de notícias difíceis se revela como um assunto indispensável na formação do médico, tanto no que se refere às habilidades técnicas como essencialmente às competências humanas. Nesse contexto desafiador, surge a questão: “Em que medida os estudantes de Medicina estão preparados para lidar com essa temática?”. Relato de experiência: Tomando o protocolo SPIKES como manejo técnico associado à metodologia psicodramática, o estudo apresenta uma situação hipotético-prática na formação médica em uma instituição do interior de Minas Gerais, objetivando relatar e analisar a experiência da utilização da metodologia psicodramática na educação médica. Discussão: O deslocar-se de seu papel para experimentar o outro lado - o papel de paciente - fez com que os estudantes vivenciassem maior sensibilidade na relação profissional, ao mesmo tempo que facilitou a assimilação de estratégias adequadas no manejo da comunicação de uma notícia difícil. Conclusão: Os estudantes foram conduzidos a uma maior reflexão do papel do Médico, incorporando técnicas para além das habilidades biomédicas e se encontrando mais bem preparados para lidar com questões desafiadoras em sua prática profissional.
id ABEM-1_51864b808dc25cf6e4ddef2ff899545e
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022022000100405
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodramaPsicodramaDesempenho de PapéisEducação MédicaRelação Médico-PacienteComunicação em SaúdeResumo: Introdução: Caracterizada como uma das tarefas mais difíceis enfrentadas pelos profissionais de saúde, a comunicação de notícias difíceis se revela como um assunto indispensável na formação do médico, tanto no que se refere às habilidades técnicas como essencialmente às competências humanas. Nesse contexto desafiador, surge a questão: “Em que medida os estudantes de Medicina estão preparados para lidar com essa temática?”. Relato de experiência: Tomando o protocolo SPIKES como manejo técnico associado à metodologia psicodramática, o estudo apresenta uma situação hipotético-prática na formação médica em uma instituição do interior de Minas Gerais, objetivando relatar e analisar a experiência da utilização da metodologia psicodramática na educação médica. Discussão: O deslocar-se de seu papel para experimentar o outro lado - o papel de paciente - fez com que os estudantes vivenciassem maior sensibilidade na relação profissional, ao mesmo tempo que facilitou a assimilação de estratégias adequadas no manejo da comunicação de uma notícia difícil. Conclusão: Os estudantes foram conduzidos a uma maior reflexão do papel do Médico, incorporando técnicas para além das habilidades biomédicas e se encontrando mais bem preparados para lidar com questões desafiadoras em sua prática profissional.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000100405Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.1 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.1-20210361info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Maria Dulce Santiago depor2022-02-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000100405Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-02-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama
title Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama
spellingShingle Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama
Carvalho,Maria Dulce Santiago de
Psicodrama
Desempenho de Papéis
Educação Médica
Relação Médico-Paciente
Comunicação em Saúde
title_short Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama
title_full Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama
title_fullStr Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama
title_full_unstemmed Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama
title_sort Comunicação de notícias difíceis na formação do estudante de Medicina: uma experiência utilizando o psicodrama
author Carvalho,Maria Dulce Santiago de
author_facet Carvalho,Maria Dulce Santiago de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Maria Dulce Santiago de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicodrama
Desempenho de Papéis
Educação Médica
Relação Médico-Paciente
Comunicação em Saúde
topic Psicodrama
Desempenho de Papéis
Educação Médica
Relação Médico-Paciente
Comunicação em Saúde
description Resumo: Introdução: Caracterizada como uma das tarefas mais difíceis enfrentadas pelos profissionais de saúde, a comunicação de notícias difíceis se revela como um assunto indispensável na formação do médico, tanto no que se refere às habilidades técnicas como essencialmente às competências humanas. Nesse contexto desafiador, surge a questão: “Em que medida os estudantes de Medicina estão preparados para lidar com essa temática?”. Relato de experiência: Tomando o protocolo SPIKES como manejo técnico associado à metodologia psicodramática, o estudo apresenta uma situação hipotético-prática na formação médica em uma instituição do interior de Minas Gerais, objetivando relatar e analisar a experiência da utilização da metodologia psicodramática na educação médica. Discussão: O deslocar-se de seu papel para experimentar o outro lado - o papel de paciente - fez com que os estudantes vivenciassem maior sensibilidade na relação profissional, ao mesmo tempo que facilitou a assimilação de estratégias adequadas no manejo da comunicação de uma notícia difícil. Conclusão: Os estudantes foram conduzidos a uma maior reflexão do papel do Médico, incorporando técnicas para além das habilidades biomédicas e se encontrando mais bem preparados para lidar com questões desafiadoras em sua prática profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000100405
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000100405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v46.1-20210361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.1 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009208139776