Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400014 |
Resumo: | São feitas algumas considerações sobre a importância da reflexão sobre a prática pedagógica na educação superior, em especial na escola de Medicina, a partir da concepção do professor como profissional reflexivo. Sugere-se a necessidade de um novo olhar para o processo ensino-aprendizagem, para viabilizar um trabalho docente que exercite a reflexão sobre a ação e conceba a aprendizagem como uma construção realizada pelo próprio indivíduo por meio das relações e significados que estabelece entre as informações que lhe são apresentadas e com seu meio social |
id |
ABEM-1_c2114125584fdd45d232841f647d2e3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022010000400014 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docenteEducação MédicaReflexãoEnsino-AprendizagemPrática DocenteSão feitas algumas considerações sobre a importância da reflexão sobre a prática pedagógica na educação superior, em especial na escola de Medicina, a partir da concepção do professor como profissional reflexivo. Sugere-se a necessidade de um novo olhar para o processo ensino-aprendizagem, para viabilizar um trabalho docente que exercite a reflexão sobre a ação e conceba a aprendizagem como uma construção realizada pelo próprio indivíduo por meio das relações e significados que estabelece entre as informações que lhe são apresentadas e com seu meio socialAssociação Brasileira de Educação Médica2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400014Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.4 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000400014info:eu-repo/semantics/openAccessCarabetta Júnior,Valterpor2011-02-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000400014Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-02-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente |
title |
Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente |
spellingShingle |
Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente Carabetta Júnior,Valter Educação Médica Reflexão Ensino-Aprendizagem Prática Docente |
title_short |
Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente |
title_full |
Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente |
title_fullStr |
Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente |
title_full_unstemmed |
Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente |
title_sort |
Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente |
author |
Carabetta Júnior,Valter |
author_facet |
Carabetta Júnior,Valter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carabetta Júnior,Valter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Reflexão Ensino-Aprendizagem Prática Docente |
topic |
Educação Médica Reflexão Ensino-Aprendizagem Prática Docente |
description |
São feitas algumas considerações sobre a importância da reflexão sobre a prática pedagógica na educação superior, em especial na escola de Medicina, a partir da concepção do professor como profissional reflexivo. Sugere-se a necessidade de um novo olhar para o processo ensino-aprendizagem, para viabilizar um trabalho docente que exercite a reflexão sobre a ação e conceba a aprendizagem como uma construção realizada pelo próprio indivíduo por meio das relações e significados que estabelece entre as informações que lhe são apresentadas e com seu meio social |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022010000400014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.4 2010 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004562948096 |