Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carabetta Júnior,Valter
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400014
Resumo: São feitas algumas considerações sobre a importância da reflexão sobre a prática pedagógica na educação superior, em especial na escola de Medicina, a partir da concepção do professor como profissional reflexivo. Sugere-se a necessidade de um novo olhar para o processo ensino-aprendizagem, para viabilizar um trabalho docente que exercite a reflexão sobre a ação e conceba a aprendizagem como uma construção realizada pelo próprio indivíduo por meio das relações e significados que estabelece entre as informações que lhe são apresentadas e com seu meio social
id ABEM-1_c2114125584fdd45d232841f647d2e3f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000400014
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docenteEducação MédicaReflexãoEnsino-AprendizagemPrática DocenteSão feitas algumas considerações sobre a importância da reflexão sobre a prática pedagógica na educação superior, em especial na escola de Medicina, a partir da concepção do professor como profissional reflexivo. Sugere-se a necessidade de um novo olhar para o processo ensino-aprendizagem, para viabilizar um trabalho docente que exercite a reflexão sobre a ação e conceba a aprendizagem como uma construção realizada pelo próprio indivíduo por meio das relações e significados que estabelece entre as informações que lhe são apresentadas e com seu meio socialAssociação Brasileira de Educação Médica2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400014Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.4 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000400014info:eu-repo/semantics/openAccessCarabetta Júnior,Valterpor2011-02-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000400014Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-02-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente
title Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente
spellingShingle Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente
Carabetta Júnior,Valter
Educação Médica
Reflexão
Ensino-Aprendizagem
Prática Docente
title_short Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente
title_full Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente
title_fullStr Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente
title_full_unstemmed Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente
title_sort Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente
author Carabetta Júnior,Valter
author_facet Carabetta Júnior,Valter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carabetta Júnior,Valter
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Reflexão
Ensino-Aprendizagem
Prática Docente
topic Educação Médica
Reflexão
Ensino-Aprendizagem
Prática Docente
description São feitas algumas considerações sobre a importância da reflexão sobre a prática pedagógica na educação superior, em especial na escola de Medicina, a partir da concepção do professor como profissional reflexivo. Sugere-se a necessidade de um novo olhar para o processo ensino-aprendizagem, para viabilizar um trabalho docente que exercite a reflexão sobre a ação e conceba a aprendizagem como uma construção realizada pelo próprio indivíduo por meio das relações e significados que estabelece entre as informações que lhe são apresentadas e com seu meio social
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000400014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.4 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004562948096