Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000600014 |
Resumo: | A tradicional formação médica no Brasil tem reconhecido no hospital o lugar por excelência para a aprendizagem prática do estudante - enfatizando as tecnologias duras e os procedimentos - em detrimento da Atenção Primária à Saúde, ainda que esta seja, reconhecidamente, capaz de resolver cerca de 80% dos problemas de saúde. Embora este cenário venha se alterando paulatinamente no século XXI, em especial após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Medicina, ainda permanecem dúvidas sobre os melhores modos para viabilizar a inserção de forma exitosa. Com base nestas premissas, o presente artigo tem por escopo contextualizar este debate e apresentar propostas para consecução de processos ensino-aprendizagem na Atenção Básica. |
id |
ABEM-1_c7bc28d10d6ad43110cdcf0ed4fd58d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000600014 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxisEducação MédicaAtenção Primária à SaúdeEducação SuperiorA tradicional formação médica no Brasil tem reconhecido no hospital o lugar por excelência para a aprendizagem prática do estudante - enfatizando as tecnologias duras e os procedimentos - em detrimento da Atenção Primária à Saúde, ainda que esta seja, reconhecidamente, capaz de resolver cerca de 80% dos problemas de saúde. Embora este cenário venha se alterando paulatinamente no século XXI, em especial após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Medicina, ainda permanecem dúvidas sobre os melhores modos para viabilizar a inserção de forma exitosa. Com base nestas premissas, o presente artigo tem por escopo contextualizar este debate e apresentar propostas para consecução de processos ensino-aprendizagem na Atenção Básica.Associação Brasileira de Educação Médica2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000600014Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.4 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000600014info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Andréia PatríciaCosta,José Roberto BittencourtJunqueira,Túlio da SilvaArcuri,Mariana BeatrizSiqueira-Batista,Rodrigopor2013-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000600014Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-06-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis |
title |
Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis |
spellingShingle |
Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis Gomes,Andréia Patrícia Educação Médica Atenção Primária à Saúde Educação Superior |
title_short |
Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis |
title_full |
Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis |
title_fullStr |
Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis |
title_full_unstemmed |
Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis |
title_sort |
Atenção primária à saúde e formação médica: entre episteme e práxis |
author |
Gomes,Andréia Patrícia |
author_facet |
Gomes,Andréia Patrícia Costa,José Roberto Bittencourt Junqueira,Túlio da Silva Arcuri,Mariana Beatriz Siqueira-Batista,Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Costa,José Roberto Bittencourt Junqueira,Túlio da Silva Arcuri,Mariana Beatriz Siqueira-Batista,Rodrigo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,Andréia Patrícia Costa,José Roberto Bittencourt Junqueira,Túlio da Silva Arcuri,Mariana Beatriz Siqueira-Batista,Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Atenção Primária à Saúde Educação Superior |
topic |
Educação Médica Atenção Primária à Saúde Educação Superior |
description |
A tradicional formação médica no Brasil tem reconhecido no hospital o lugar por excelência para a aprendizagem prática do estudante - enfatizando as tecnologias duras e os procedimentos - em detrimento da Atenção Primária à Saúde, ainda que esta seja, reconhecidamente, capaz de resolver cerca de 80% dos problemas de saúde. Embora este cenário venha se alterando paulatinamente no século XXI, em especial após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Medicina, ainda permanecem dúvidas sobre os melhores modos para viabilizar a inserção de forma exitosa. Com base nestas premissas, o presente artigo tem por escopo contextualizar este debate e apresentar propostas para consecução de processos ensino-aprendizagem na Atenção Básica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000600014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000600014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000600014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.4 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005304291328 |