Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100244 |
Resumo: | O presente estudo apresenta como objetivo analisar a Atenção Primária à Saúde (APS) como ambiente de aprendizagem para os discentes do curso de Medicina. Realizou-se um estudo transversal descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de quatro grupos focais com internos dos quatro cursos de Medicina em Fortaleza (Ceará, Brasil). Utilizou-se o método de interpretação dos sentidos, tendo sido identificadas duas categorias empíricas. Para os alunos, a Atenção Primária é um cenário de ensino importante para correlação teoria e prática, mas sem dimensionar a importância desta no Sistema Único de Saúde (SUS). Não incluindo, portanto, a defesa do SUS como um principio importante em sua profissão. No entanto, o incentivo à docência na Atenção Primária e o desenvolvimento de aspectos humanísticos durante a formação seriam fatores motivadores para atuação nessa área. |
id |
UNESP-8_c86ac4d3ef43f07a1106f4ccf7128778 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832020000100244 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médicoAtenção Primária à SaúdeEducação médicaEnsino médicoGraduação de MedicinaO presente estudo apresenta como objetivo analisar a Atenção Primária à Saúde (APS) como ambiente de aprendizagem para os discentes do curso de Medicina. Realizou-se um estudo transversal descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de quatro grupos focais com internos dos quatro cursos de Medicina em Fortaleza (Ceará, Brasil). Utilizou-se o método de interpretação dos sentidos, tendo sido identificadas duas categorias empíricas. Para os alunos, a Atenção Primária é um cenário de ensino importante para correlação teoria e prática, mas sem dimensionar a importância desta no Sistema Único de Saúde (SUS). Não incluindo, portanto, a defesa do SUS como um principio importante em sua profissão. No entanto, o incentivo à docência na Atenção Primária e o desenvolvimento de aspectos humanísticos durante a formação seriam fatores motivadores para atuação nessa área.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100244Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190740info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Márcia Gomes MarinheiroMachado,Maria de Fátima Antero SousaBessa,Olivia Andrea Alencar CostaNuto,Sharmênia de Araújo Soarespor2020-06-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100244Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-06-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico |
title |
Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico |
spellingShingle |
Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico Coelho,Márcia Gomes Marinheiro Atenção Primária à Saúde Educação médica Ensino médico Graduação de Medicina |
title_short |
Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico |
title_full |
Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico |
title_fullStr |
Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico |
title_full_unstemmed |
Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico |
title_sort |
Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico |
author |
Coelho,Márcia Gomes Marinheiro |
author_facet |
Coelho,Márcia Gomes Marinheiro Machado,Maria de Fátima Antero Sousa Bessa,Olivia Andrea Alencar Costa Nuto,Sharmênia de Araújo Soares |
author_role |
author |
author2 |
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa Bessa,Olivia Andrea Alencar Costa Nuto,Sharmênia de Araújo Soares |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho,Márcia Gomes Marinheiro Machado,Maria de Fátima Antero Sousa Bessa,Olivia Andrea Alencar Costa Nuto,Sharmênia de Araújo Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Primária à Saúde Educação médica Ensino médico Graduação de Medicina |
topic |
Atenção Primária à Saúde Educação médica Ensino médico Graduação de Medicina |
description |
O presente estudo apresenta como objetivo analisar a Atenção Primária à Saúde (APS) como ambiente de aprendizagem para os discentes do curso de Medicina. Realizou-se um estudo transversal descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de quatro grupos focais com internos dos quatro cursos de Medicina em Fortaleza (Ceará, Brasil). Utilizou-se o método de interpretação dos sentidos, tendo sido identificadas duas categorias empíricas. Para os alunos, a Atenção Primária é um cenário de ensino importante para correlação teoria e prática, mas sem dimensionar a importância desta no Sistema Único de Saúde (SUS). Não incluindo, portanto, a defesa do SUS como um principio importante em sua profissão. No entanto, o incentivo à docência na Atenção Primária e o desenvolvimento de aspectos humanísticos durante a formação seriam fatores motivadores para atuação nessa área. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100244 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.190740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524212248576 |