Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho,Márcia Gomes Marinheiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Machado,Maria de Fátima Antero Sousa, Bessa,Olivia Andrea Alencar Costa, Nuto,Sharmênia de Araújo Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100244
Resumo: O presente estudo apresenta como objetivo analisar a Atenção Primária à Saúde (APS) como ambiente de aprendizagem para os discentes do curso de Medicina. Realizou-se um estudo transversal descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de quatro grupos focais com internos dos quatro cursos de Medicina em Fortaleza (Ceará, Brasil). Utilizou-se o método de interpretação dos sentidos, tendo sido identificadas duas categorias empíricas. Para os alunos, a Atenção Primária é um cenário de ensino importante para correlação teoria e prática, mas sem dimensionar a importância desta no Sistema Único de Saúde (SUS). Não incluindo, portanto, a defesa do SUS como um principio importante em sua profissão. No entanto, o incentivo à docência na Atenção Primária e o desenvolvimento de aspectos humanísticos durante a formação seriam fatores motivadores para atuação nessa área.
id UNESP-8_c86ac4d3ef43f07a1106f4ccf7128778
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100244
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médicoAtenção Primária à SaúdeEducação médicaEnsino médicoGraduação de MedicinaO presente estudo apresenta como objetivo analisar a Atenção Primária à Saúde (APS) como ambiente de aprendizagem para os discentes do curso de Medicina. Realizou-se um estudo transversal descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de quatro grupos focais com internos dos quatro cursos de Medicina em Fortaleza (Ceará, Brasil). Utilizou-se o método de interpretação dos sentidos, tendo sido identificadas duas categorias empíricas. Para os alunos, a Atenção Primária é um cenário de ensino importante para correlação teoria e prática, mas sem dimensionar a importância desta no Sistema Único de Saúde (SUS). Não incluindo, portanto, a defesa do SUS como um principio importante em sua profissão. No entanto, o incentivo à docência na Atenção Primária e o desenvolvimento de aspectos humanísticos durante a formação seriam fatores motivadores para atuação nessa área.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100244Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190740info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Márcia Gomes MarinheiroMachado,Maria de Fátima Antero SousaBessa,Olivia Andrea Alencar CostaNuto,Sharmênia de Araújo Soarespor2020-06-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100244Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-06-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico
title Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico
spellingShingle Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico
Coelho,Márcia Gomes Marinheiro
Atenção Primária à Saúde
Educação médica
Ensino médico
Graduação de Medicina
title_short Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico
title_full Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico
title_fullStr Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico
title_full_unstemmed Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico
title_sort Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico
author Coelho,Márcia Gomes Marinheiro
author_facet Coelho,Márcia Gomes Marinheiro
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Bessa,Olivia Andrea Alencar Costa
Nuto,Sharmênia de Araújo Soares
author_role author
author2 Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Bessa,Olivia Andrea Alencar Costa
Nuto,Sharmênia de Araújo Soares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho,Márcia Gomes Marinheiro
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Bessa,Olivia Andrea Alencar Costa
Nuto,Sharmênia de Araújo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde
Educação médica
Ensino médico
Graduação de Medicina
topic Atenção Primária à Saúde
Educação médica
Ensino médico
Graduação de Medicina
description O presente estudo apresenta como objetivo analisar a Atenção Primária à Saúde (APS) como ambiente de aprendizagem para os discentes do curso de Medicina. Realizou-se um estudo transversal descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de quatro grupos focais com internos dos quatro cursos de Medicina em Fortaleza (Ceará, Brasil). Utilizou-se o método de interpretação dos sentidos, tendo sido identificadas duas categorias empíricas. Para os alunos, a Atenção Primária é um cenário de ensino importante para correlação teoria e prática, mas sem dimensionar a importância desta no Sistema Único de Saúde (SUS). Não incluindo, portanto, a defesa do SUS como um principio importante em sua profissão. No entanto, o incentivo à docência na Atenção Primária e o desenvolvimento de aspectos humanísticos durante a formação seriam fatores motivadores para atuação nessa área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100244
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190740
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524212248576