Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,Denise Ribeiro Barreto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leite,Ligia Costa, Campos,Maria das Graças Sepúlveda Campos e, Alves Filho,Roberto Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400012
Resumo: O ensino médico tem sido alvo, nas últimas décadas, de permanente reflexão, mudanças e transformações, principalmente no que tange à revalorização da humanização do ensino e da atividade médica. Inserindo-se no bojo destas discussões e ações, este artigo relata a experiência da inclusão de temas humanísticos no currículo médico que vem ocorrendo na Faculdade de Medicina de Campos/RJ (FMC) desde a década de 1990 e que, avançando neste processo, em 2009 e nos anos subsequentes, implementou a disciplina de Habilidades Médicas, subdividida em módulos. Um deles é o módulo Conversas Médicas, que propõe a reflexão e ampliação da discussão sobre as competências ético-moral, técnica e emocional da atividade médica, esta essencialmente relacional. A implementação da metodologia requereu um esforço interdisciplinar para trabalhar com métodos diversificados com vistas a estabelecer uma relação que transcende o modelo tradicional de ensino. Esta proposta surge das inquietações de profissionais envolvidos na formação médica com o intuito de valorizar os seres humanos envolvidos no cotidiano da atividade médica.
id ABEM-1_cba0f501dcc88b29dc60602a199c0d7f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000400012
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicinaMudanças no Ensino MédicoHumanizaçãoPsicologia MédicaEducação MédicaO ensino médico tem sido alvo, nas últimas décadas, de permanente reflexão, mudanças e transformações, principalmente no que tange à revalorização da humanização do ensino e da atividade médica. Inserindo-se no bojo destas discussões e ações, este artigo relata a experiência da inclusão de temas humanísticos no currículo médico que vem ocorrendo na Faculdade de Medicina de Campos/RJ (FMC) desde a década de 1990 e que, avançando neste processo, em 2009 e nos anos subsequentes, implementou a disciplina de Habilidades Médicas, subdividida em módulos. Um deles é o módulo Conversas Médicas, que propõe a reflexão e ampliação da discussão sobre as competências ético-moral, técnica e emocional da atividade médica, esta essencialmente relacional. A implementação da metodologia requereu um esforço interdisciplinar para trabalhar com métodos diversificados com vistas a estabelecer uma relação que transcende o modelo tradicional de ensino. Esta proposta surge das inquietações de profissionais envolvidos na formação médica com o intuito de valorizar os seres humanos envolvidos no cotidiano da atividade médica.Associação Brasileira de Educação Médica2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400012Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000400012info:eu-repo/semantics/openAccessMello,Denise Ribeiro BarretoLeite,Ligia CostaCampos,Maria das Graças Sepúlveda Campos eAlves Filho,Roberto Carvalhopor2012-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000400012Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicina
title Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicina
spellingShingle Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicina
Mello,Denise Ribeiro Barreto
Mudanças no Ensino Médico
Humanização
Psicologia Médica
Educação Médica
title_short Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicina
title_full Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicina
title_fullStr Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicina
title_full_unstemmed Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicina
title_sort Alçando voo: a experiência de ampliar o diálogo entre psicologia e medicina
author Mello,Denise Ribeiro Barreto
author_facet Mello,Denise Ribeiro Barreto
Leite,Ligia Costa
Campos,Maria das Graças Sepúlveda Campos e
Alves Filho,Roberto Carvalho
author_role author
author2 Leite,Ligia Costa
Campos,Maria das Graças Sepúlveda Campos e
Alves Filho,Roberto Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello,Denise Ribeiro Barreto
Leite,Ligia Costa
Campos,Maria das Graças Sepúlveda Campos e
Alves Filho,Roberto Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Mudanças no Ensino Médico
Humanização
Psicologia Médica
Educação Médica
topic Mudanças no Ensino Médico
Humanização
Psicologia Médica
Educação Médica
description O ensino médico tem sido alvo, nas últimas décadas, de permanente reflexão, mudanças e transformações, principalmente no que tange à revalorização da humanização do ensino e da atividade médica. Inserindo-se no bojo destas discussões e ações, este artigo relata a experiência da inclusão de temas humanísticos no currículo médico que vem ocorrendo na Faculdade de Medicina de Campos/RJ (FMC) desde a década de 1990 e que, avançando neste processo, em 2009 e nos anos subsequentes, implementou a disciplina de Habilidades Médicas, subdividida em módulos. Um deles é o módulo Conversas Médicas, que propõe a reflexão e ampliação da discussão sobre as competências ético-moral, técnica e emocional da atividade médica, esta essencialmente relacional. A implementação da metodologia requereu um esforço interdisciplinar para trabalhar com métodos diversificados com vistas a estabelecer uma relação que transcende o modelo tradicional de ensino. Esta proposta surge das inquietações de profissionais envolvidos na formação médica com o intuito de valorizar os seres humanos envolvidos no cotidiano da atividade médica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000400012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005249765376