O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1031 |
Resumo: | A história médica, colhida com escuta ativa e respeito ao outro, cedeu lugar aos exames complementares. E assim, a comunicação entre o médico e o paciente foi-se esvaindo, fragilizando esta importante relação. A proposta deste artigo é apresentar um relato de experiência do ensino de habilidades de Comunicação na graduação de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a partir de metodologias ativas. Procuramos ainda contribuir para a reflexão acerca da comunicação empática, a partir da crítica da ação comunicativa harbemasiana e da filosofia das emoções, a partir de Nussbaum. Acrescentamos também as reflexões surgidas a partir da experiência das autoras no ensino de habilidades comunicacionais do curso de Medicina em uma faculdade pernambucana. |
id |
UNIVASF-1_b4e084c4820e01c0bd4e76f1aab47a57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1031 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANAcomunicaçãoeducaçao médicaempatiahabilidades médicashumanizaçãoA história médica, colhida com escuta ativa e respeito ao outro, cedeu lugar aos exames complementares. E assim, a comunicação entre o médico e o paciente foi-se esvaindo, fragilizando esta importante relação. A proposta deste artigo é apresentar um relato de experiência do ensino de habilidades de Comunicação na graduação de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a partir de metodologias ativas. Procuramos ainda contribuir para a reflexão acerca da comunicação empática, a partir da crítica da ação comunicativa harbemasiana e da filosofia das emoções, a partir de Nussbaum. Acrescentamos também as reflexões surgidas a partir da experiência das autoras no ensino de habilidades comunicacionais do curso de Medicina em uma faculdade pernambucana.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1031Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 120-1472177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1031/794Guerra, JulianaNepomuceno, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-04T18:38:56Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1031Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-04T18:38:56Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA |
title |
O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA |
spellingShingle |
O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA Guerra, Juliana comunicação educaçao médica empatia habilidades médicas humanização |
title_short |
O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA |
title_full |
O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA |
title_fullStr |
O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA |
title_sort |
O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA |
author |
Guerra, Juliana |
author_facet |
Guerra, Juliana Nepomuceno, Mariana |
author_role |
author |
author2 |
Nepomuceno, Mariana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Juliana Nepomuceno, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação educaçao médica empatia habilidades médicas humanização |
topic |
comunicação educaçao médica empatia habilidades médicas humanização |
description |
A história médica, colhida com escuta ativa e respeito ao outro, cedeu lugar aos exames complementares. E assim, a comunicação entre o médico e o paciente foi-se esvaindo, fragilizando esta importante relação. A proposta deste artigo é apresentar um relato de experiência do ensino de habilidades de Comunicação na graduação de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a partir de metodologias ativas. Procuramos ainda contribuir para a reflexão acerca da comunicação empática, a partir da crítica da ação comunicativa harbemasiana e da filosofia das emoções, a partir de Nussbaum. Acrescentamos também as reflexões surgidas a partir da experiência das autoras no ensino de habilidades comunicacionais do curso de Medicina em uma faculdade pernambucana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1031 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1031/794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 120-147 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488546385920 |