Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200147 |
Resumo: | Resumo: A Semiologia Médica representa a ponte entre os ciclos básico e profissionalizante do curso médico. Neste artigo, o ensino da Semiologia é enfatizado como essencial ao raciocínio clínico que irá conduzir ao diagnóstico e ao estabelecimento da boa relação médico-paciente. São levantadas considerações acerca dos objetivos, logística, segmentos envolvidos, estruturação e desenvolvimento do curso, baseadas em experiência vivida na Universidade de Brasília. |
id |
ABEM-1_cd9e5104450d8d0191e16a7bdb60c65c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022003000200147 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o Ensino da Semiologia MédicaEducação MédicasRelações Médico-PacienteAnamneseHistória ClínicaExame FísicoResumo: A Semiologia Médica representa a ponte entre os ciclos básico e profissionalizante do curso médico. Neste artigo, o ensino da Semiologia é enfatizado como essencial ao raciocínio clínico que irá conduzir ao diagnóstico e ao estabelecimento da boa relação médico-paciente. São levantadas considerações acerca dos objetivos, logística, segmentos envolvidos, estruturação e desenvolvimento do curso, baseadas em experiência vivida na Universidade de Brasília.Associação Brasileira de Educação Médica2003-08-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200147Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.2 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.2-010info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,João BarberinoPires,Liana LauriaSilva,Antônio EmanuelCastro,Cleudson Nery depor2021-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000200147Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-05-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica |
title |
Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica |
spellingShingle |
Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica Santos,João Barberino Educação Médicas Relações Médico-Paciente Anamnese História Clínica Exame Físico |
title_short |
Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica |
title_full |
Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica |
title_fullStr |
Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica |
title_sort |
Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica |
author |
Santos,João Barberino |
author_facet |
Santos,João Barberino Pires,Liana Lauria Silva,Antônio Emanuel Castro,Cleudson Nery de |
author_role |
author |
author2 |
Pires,Liana Lauria Silva,Antônio Emanuel Castro,Cleudson Nery de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,João Barberino Pires,Liana Lauria Silva,Antônio Emanuel Castro,Cleudson Nery de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médicas Relações Médico-Paciente Anamnese História Clínica Exame Físico |
topic |
Educação Médicas Relações Médico-Paciente Anamnese História Clínica Exame Físico |
description |
Resumo: A Semiologia Médica representa a ponte entre os ciclos básico e profissionalizante do curso médico. Neste artigo, o ensino da Semiologia é enfatizado como essencial ao raciocínio clínico que irá conduzir ao diagnóstico e ao estabelecimento da boa relação médico-paciente. São levantadas considerações acerca dos objetivos, logística, segmentos envolvidos, estruturação e desenvolvimento do curso, baseadas em experiência vivida na Universidade de Brasília. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200147 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v27.2-010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.2 2003 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003168342016 |