Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,João Barberino
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Pires,Liana Lauria, Silva,Antônio Emanuel, Castro,Cleudson Nery de
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200147
Resumo: Resumo: A Semiologia Médica representa a ponte entre os ciclos básico e profissionalizante do curso médico. Neste artigo, o ensino da Semiologia é enfatizado como essencial ao raciocínio clínico que irá conduzir ao diagnóstico e ao estabelecimento da boa relação médico-paciente. São levantadas considerações acerca dos objetivos, logística, segmentos envolvidos, estruturação e desenvolvimento do curso, baseadas em experiência vivida na Universidade de Brasília.
id ABEM-1_cd9e5104450d8d0191e16a7bdb60c65c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022003000200147
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o Ensino da Semiologia MédicaEducação MédicasRelações Médico-PacienteAnamneseHistória ClínicaExame FísicoResumo: A Semiologia Médica representa a ponte entre os ciclos básico e profissionalizante do curso médico. Neste artigo, o ensino da Semiologia é enfatizado como essencial ao raciocínio clínico que irá conduzir ao diagnóstico e ao estabelecimento da boa relação médico-paciente. São levantadas considerações acerca dos objetivos, logística, segmentos envolvidos, estruturação e desenvolvimento do curso, baseadas em experiência vivida na Universidade de Brasília.Associação Brasileira de Educação Médica2003-08-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200147Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.2 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.2-010info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,João BarberinoPires,Liana LauriaSilva,Antônio EmanuelCastro,Cleudson Nery depor2021-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000200147Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-05-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica
title Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica
spellingShingle Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica
Santos,João Barberino
Educação Médicas
Relações Médico-Paciente
Anamnese
História Clínica
Exame Físico
title_short Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica
title_full Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica
title_fullStr Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica
title_full_unstemmed Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica
title_sort Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica
author Santos,João Barberino
author_facet Santos,João Barberino
Pires,Liana Lauria
Silva,Antônio Emanuel
Castro,Cleudson Nery de
author_role author
author2 Pires,Liana Lauria
Silva,Antônio Emanuel
Castro,Cleudson Nery de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,João Barberino
Pires,Liana Lauria
Silva,Antônio Emanuel
Castro,Cleudson Nery de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médicas
Relações Médico-Paciente
Anamnese
História Clínica
Exame Físico
topic Educação Médicas
Relações Médico-Paciente
Anamnese
História Clínica
Exame Físico
description Resumo: A Semiologia Médica representa a ponte entre os ciclos básico e profissionalizante do curso médico. Neste artigo, o ensino da Semiologia é enfatizado como essencial ao raciocínio clínico que irá conduzir ao diagnóstico e ao estabelecimento da boa relação médico-paciente. São levantadas considerações acerca dos objetivos, logística, segmentos envolvidos, estruturação e desenvolvimento do curso, baseadas em experiência vivida na Universidade de Brasília.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200147
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v27.2-010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.2 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003168342016