Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harzheim,Erno
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Furtado,Claudia D., Stein,Airton T., Rosenthal,Joe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200074
Resumo: Resumo: Este artigo compara as opiniões de estudantes britânicos e brasileiros sobre a qualidade do ensino na graduação, a ênfase dada ao ensino de especialidades e ao ensino de Medicina Geral Comunitária, além da ocorrência de arrependimento em estudar Medicina. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário padronizado, com perguntas quantitativas e de lista livre a estudantes em diferentes níveis da graduação. Constatou-se, com base na opinião dos alunos, ênfase excessiva no ensino de especialidades em detrimento do ensino de medicina geral no Brasil, com diferença significativa (p < 0,05) quando comparado com a Grã-Bretanha. Encontrou-se, também, menor porcentagem de estudantes brasileiros (32%) dispostos a especializar-se em MGC do que na Grã-Bretanha (55%), havendo diferença significativa (p < 0,05). Quanto à ocorrência de arrependimento, não houve diferenças significativas entre os dois países, mas, no Brasil, observa-se excessiva preocupação dos alunos em formar um currículo competitivo para a disputa de vagas de residência médica (“curriculite”), o que não ocorre na Grã-Bretanha.
id ABEM-1_d307ae7083950b4cf596a4a0aa5f4234
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021999000200074
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e BrasileirosMedicina comunitária - educaçãoEstudantes de medicinaResumo: Este artigo compara as opiniões de estudantes britânicos e brasileiros sobre a qualidade do ensino na graduação, a ênfase dada ao ensino de especialidades e ao ensino de Medicina Geral Comunitária, além da ocorrência de arrependimento em estudar Medicina. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário padronizado, com perguntas quantitativas e de lista livre a estudantes em diferentes níveis da graduação. Constatou-se, com base na opinião dos alunos, ênfase excessiva no ensino de especialidades em detrimento do ensino de medicina geral no Brasil, com diferença significativa (p < 0,05) quando comparado com a Grã-Bretanha. Encontrou-se, também, menor porcentagem de estudantes brasileiros (32%) dispostos a especializar-se em MGC do que na Grã-Bretanha (55%), havendo diferença significativa (p < 0,05). Quanto à ocorrência de arrependimento, não houve diferenças significativas entre os dois países, mas, no Brasil, observa-se excessiva preocupação dos alunos em formar um currículo competitivo para a disputa de vagas de residência médica (“curriculite”), o que não ocorre na Grã-Bretanha.Associação Brasileira de Educação Médica1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200074Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.2-3-010info:eu-repo/semantics/openAccessHarzheim,ErnoFurtado,Claudia D.Stein,Airton T.Rosenthal,Joepor2020-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000200074Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros
title Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros
spellingShingle Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros
Harzheim,Erno
Medicina comunitária - educação
Estudantes de medicina
title_short Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros
title_full Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros
title_fullStr Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros
title_full_unstemmed Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros
title_sort Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros
author Harzheim,Erno
author_facet Harzheim,Erno
Furtado,Claudia D.
Stein,Airton T.
Rosenthal,Joe
author_role author
author2 Furtado,Claudia D.
Stein,Airton T.
Rosenthal,Joe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Harzheim,Erno
Furtado,Claudia D.
Stein,Airton T.
Rosenthal,Joe
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina comunitária - educação
Estudantes de medicina
topic Medicina comunitária - educação
Estudantes de medicina
description Resumo: Este artigo compara as opiniões de estudantes britânicos e brasileiros sobre a qualidade do ensino na graduação, a ênfase dada ao ensino de especialidades e ao ensino de Medicina Geral Comunitária, além da ocorrência de arrependimento em estudar Medicina. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário padronizado, com perguntas quantitativas e de lista livre a estudantes em diferentes níveis da graduação. Constatou-se, com base na opinião dos alunos, ênfase excessiva no ensino de especialidades em detrimento do ensino de medicina geral no Brasil, com diferença significativa (p < 0,05) quando comparado com a Grã-Bretanha. Encontrou-se, também, menor porcentagem de estudantes brasileiros (32%) dispostos a especializar-se em MGC do que na Grã-Bretanha (55%), havendo diferença significativa (p < 0,05). Quanto à ocorrência de arrependimento, não houve diferenças significativas entre os dois países, mas, no Brasil, observa-se excessiva preocupação dos alunos em formar um currículo competitivo para a disputa de vagas de residência médica (“curriculite”), o que não ocorre na Grã-Bretanha.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200074
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v23.2-3-010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002827554816