Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200074 |
Resumo: | Resumo: Este artigo compara as opiniões de estudantes britânicos e brasileiros sobre a qualidade do ensino na graduação, a ênfase dada ao ensino de especialidades e ao ensino de Medicina Geral Comunitária, além da ocorrência de arrependimento em estudar Medicina. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário padronizado, com perguntas quantitativas e de lista livre a estudantes em diferentes níveis da graduação. Constatou-se, com base na opinião dos alunos, ênfase excessiva no ensino de especialidades em detrimento do ensino de medicina geral no Brasil, com diferença significativa (p < 0,05) quando comparado com a Grã-Bretanha. Encontrou-se, também, menor porcentagem de estudantes brasileiros (32%) dispostos a especializar-se em MGC do que na Grã-Bretanha (55%), havendo diferença significativa (p < 0,05). Quanto à ocorrência de arrependimento, não houve diferenças significativas entre os dois países, mas, no Brasil, observa-se excessiva preocupação dos alunos em formar um currículo competitivo para a disputa de vagas de residência médica (“curriculite”), o que não ocorre na Grã-Bretanha. |
id |
ABEM-1_d307ae7083950b4cf596a4a0aa5f4234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021999000200074 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e BrasileirosMedicina comunitária - educaçãoEstudantes de medicinaResumo: Este artigo compara as opiniões de estudantes britânicos e brasileiros sobre a qualidade do ensino na graduação, a ênfase dada ao ensino de especialidades e ao ensino de Medicina Geral Comunitária, além da ocorrência de arrependimento em estudar Medicina. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário padronizado, com perguntas quantitativas e de lista livre a estudantes em diferentes níveis da graduação. Constatou-se, com base na opinião dos alunos, ênfase excessiva no ensino de especialidades em detrimento do ensino de medicina geral no Brasil, com diferença significativa (p < 0,05) quando comparado com a Grã-Bretanha. Encontrou-se, também, menor porcentagem de estudantes brasileiros (32%) dispostos a especializar-se em MGC do que na Grã-Bretanha (55%), havendo diferença significativa (p < 0,05). Quanto à ocorrência de arrependimento, não houve diferenças significativas entre os dois países, mas, no Brasil, observa-se excessiva preocupação dos alunos em formar um currículo competitivo para a disputa de vagas de residência médica (“curriculite”), o que não ocorre na Grã-Bretanha.Associação Brasileira de Educação Médica1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200074Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.2-3-010info:eu-repo/semantics/openAccessHarzheim,ErnoFurtado,Claudia D.Stein,Airton T.Rosenthal,Joepor2020-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000200074Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros |
title |
Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros |
spellingShingle |
Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros Harzheim,Erno Medicina comunitária - educação Estudantes de medicina |
title_short |
Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros |
title_full |
Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros |
title_fullStr |
Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros |
title_full_unstemmed |
Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros |
title_sort |
Medicina Geral Comunitária na Graduação: A Opinião de Estudantes Ingleses e Brasileiros |
author |
Harzheim,Erno |
author_facet |
Harzheim,Erno Furtado,Claudia D. Stein,Airton T. Rosenthal,Joe |
author_role |
author |
author2 |
Furtado,Claudia D. Stein,Airton T. Rosenthal,Joe |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Harzheim,Erno Furtado,Claudia D. Stein,Airton T. Rosenthal,Joe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicina comunitária - educação Estudantes de medicina |
topic |
Medicina comunitária - educação Estudantes de medicina |
description |
Resumo: Este artigo compara as opiniões de estudantes britânicos e brasileiros sobre a qualidade do ensino na graduação, a ênfase dada ao ensino de especialidades e ao ensino de Medicina Geral Comunitária, além da ocorrência de arrependimento em estudar Medicina. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário padronizado, com perguntas quantitativas e de lista livre a estudantes em diferentes níveis da graduação. Constatou-se, com base na opinião dos alunos, ênfase excessiva no ensino de especialidades em detrimento do ensino de medicina geral no Brasil, com diferença significativa (p < 0,05) quando comparado com a Grã-Bretanha. Encontrou-se, também, menor porcentagem de estudantes brasileiros (32%) dispostos a especializar-se em MGC do que na Grã-Bretanha (55%), havendo diferença significativa (p < 0,05). Quanto à ocorrência de arrependimento, não houve diferenças significativas entre os dois países, mas, no Brasil, observa-se excessiva preocupação dos alunos em formar um currículo competitivo para a disputa de vagas de residência médica (“curriculite”), o que não ocorre na Grã-Bretanha. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200074 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000200074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v23.2-3-010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.2-3 1999 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002827554816 |