Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência Inovadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccini,Roberto X.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Faleiros,José J., Faria,Luís H., Ceia,Milton L.
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200064
Resumo: Resumo: Descreve-se uma experiência inovadora na disciplina de Medicina Comunitária inserida no sétimo semestre do curso da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas. São identificados aspectos da infra-estrutura, do corpo docente e da metodologia adotada durante o ano de 1997. O crescimento cognitivo dos alunos nesse período é medido por um teste de qualificação cognitiva e, nos dois semestres, mostra valores em torno de 20%. A partir do primeiro semestre de 1998, desencadeia-se uma auto-intervenção, democrática, que reduz o número de docentes envolvidos, altera a metodologia de ensino e adota instrumentos de avaliação que orientam as correções de trajetória necessárias e cada um dos alunos. O teste de qualificação cognitiva é o instrumento objetivo de afeição do crescimento cognitivo dos alunos e revela, nos quatro semestre da experiência e até o presente momento, que os alunos apresentam um crescimento de aproximadamente 50%, ou seja, maior do que o dobro do revelado na situação inicial que precede a intervenção. São enfatizados aspectos metodológicos, principais resultados e limitações deste tipo de experiência inovadora. Sugere-se a realização de outras experiências semelhantes, para a necessária crítica e avanço no desenvolvimento do conhecimento desta área.
id ABEM-1_a3f19c322d03f0e02432eb0e7b6056d1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022001000200064
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência InovadoraMedicina comunitária - educaçãoEducação médica - tendênciasResumo: Descreve-se uma experiência inovadora na disciplina de Medicina Comunitária inserida no sétimo semestre do curso da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas. São identificados aspectos da infra-estrutura, do corpo docente e da metodologia adotada durante o ano de 1997. O crescimento cognitivo dos alunos nesse período é medido por um teste de qualificação cognitiva e, nos dois semestres, mostra valores em torno de 20%. A partir do primeiro semestre de 1998, desencadeia-se uma auto-intervenção, democrática, que reduz o número de docentes envolvidos, altera a metodologia de ensino e adota instrumentos de avaliação que orientam as correções de trajetória necessárias e cada um dos alunos. O teste de qualificação cognitiva é o instrumento objetivo de afeição do crescimento cognitivo dos alunos e revela, nos quatro semestre da experiência e até o presente momento, que os alunos apresentam um crescimento de aproximadamente 50%, ou seja, maior do que o dobro do revelado na situação inicial que precede a intervenção. São enfatizados aspectos metodológicos, principais resultados e limitações deste tipo de experiência inovadora. Sugere-se a realização de outras experiências semelhantes, para a necessária crítica e avanço no desenvolvimento do conhecimento desta área.Associação Brasileira de Educação Médica2001-08-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200064Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.2 2001reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v25.2-009info:eu-repo/semantics/openAccessPiccini,Roberto X.Faleiros,José J.Faria,Luís H.Ceia,Milton L.por2021-06-25T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022001000200064Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-25T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência Inovadora
title Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência Inovadora
spellingShingle Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência Inovadora
Piccini,Roberto X.
Medicina comunitária - educação
Educação médica - tendências
title_short Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência Inovadora
title_full Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência Inovadora
title_fullStr Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência Inovadora
title_full_unstemmed Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência Inovadora
title_sort Disciplina de Medicina Comunitária: Relato de uma Experiência Inovadora
author Piccini,Roberto X.
author_facet Piccini,Roberto X.
Faleiros,José J.
Faria,Luís H.
Ceia,Milton L.
author_role author
author2 Faleiros,José J.
Faria,Luís H.
Ceia,Milton L.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccini,Roberto X.
Faleiros,José J.
Faria,Luís H.
Ceia,Milton L.
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina comunitária - educação
Educação médica - tendências
topic Medicina comunitária - educação
Educação médica - tendências
description Resumo: Descreve-se uma experiência inovadora na disciplina de Medicina Comunitária inserida no sétimo semestre do curso da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas. São identificados aspectos da infra-estrutura, do corpo docente e da metodologia adotada durante o ano de 1997. O crescimento cognitivo dos alunos nesse período é medido por um teste de qualificação cognitiva e, nos dois semestres, mostra valores em torno de 20%. A partir do primeiro semestre de 1998, desencadeia-se uma auto-intervenção, democrática, que reduz o número de docentes envolvidos, altera a metodologia de ensino e adota instrumentos de avaliação que orientam as correções de trajetória necessárias e cada um dos alunos. O teste de qualificação cognitiva é o instrumento objetivo de afeição do crescimento cognitivo dos alunos e revela, nos quatro semestre da experiência e até o presente momento, que os alunos apresentam um crescimento de aproximadamente 50%, ou seja, maior do que o dobro do revelado na situação inicial que precede a intervenção. São enfatizados aspectos metodológicos, principais resultados e limitações deste tipo de experiência inovadora. Sugere-se a realização de outras experiências semelhantes, para a necessária crítica e avanço no desenvolvimento do conhecimento desta área.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200064
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000200064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v25.2-009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.25 n.2 2001
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003086553088