Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro,Osni Lázaro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Spadella,Maria Angélica, Moreira,Haydée Maria, Ribeiro,Zilda Maria Tosta, Guimarães,Ana Paula Ceolotto, Almeida Filho,Odilon Marques, Hafner,Maria de Lourdes Marmorato Botta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100068
Resumo: Este estudo teve por objetivo averiguar as potencialidades do Teste de Progresso (TP) no auxílio à gestão acadêmica. Foram analisados os desempenhos dos estudantes do curso de Medicina no TP aplicado em 2008 e reaplicado sem modificações em 2011. Os resultados demonstraram que, no TP de 2008, a progressão ocorreu a cada dois anos de curso, e no TP 2011 esta progressão iniciou-se somente a partir da terceira série. Nas áreas de Saúde Coletiva, Clínica Cirúrgica e Áreas Básicas, não houve acúmulo de conhecimentos gradativo desde o início do curso, o que merece reflexões por parte dos gestores do currículo.
id ABEM-1_d4dcae1697d4bfd2d86c474984496c10
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000100068
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão AcadêmicaAprendizagem Baseada em ProblemasAvaliação de DesempenhoCurrículoEducação MédicaEste estudo teve por objetivo averiguar as potencialidades do Teste de Progresso (TP) no auxílio à gestão acadêmica. Foram analisados os desempenhos dos estudantes do curso de Medicina no TP aplicado em 2008 e reaplicado sem modificações em 2011. Os resultados demonstraram que, no TP de 2008, a progressão ocorreu a cada dois anos de curso, e no TP 2011 esta progressão iniciou-se somente a partir da terceira série. Nas áreas de Saúde Coletiva, Clínica Cirúrgica e Áreas Básicas, não houve acúmulo de conhecimentos gradativo desde o início do curso, o que merece reflexões por parte dos gestores do currículo.Associação Brasileira de Educação Médica2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100068Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n1e02182013info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro,Osni LázaroSpadella,Maria AngélicaMoreira,Haydée MariaRibeiro,Zilda Maria TostaGuimarães,Ana Paula CeolottoAlmeida Filho,Odilon MarquesHafner,Maria de Lourdes Marmorato Bottapor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000100068Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-05-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica
title Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica
spellingShingle Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica
Pinheiro,Osni Lázaro
Aprendizagem Baseada em Problemas
Avaliação de Desempenho
Currículo
Educação Médica
title_short Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica
title_full Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica
title_fullStr Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica
title_full_unstemmed Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica
title_sort Teste de Progresso: uma Ferramenta Avaliativa para a Gestão Acadêmica
author Pinheiro,Osni Lázaro
author_facet Pinheiro,Osni Lázaro
Spadella,Maria Angélica
Moreira,Haydée Maria
Ribeiro,Zilda Maria Tosta
Guimarães,Ana Paula Ceolotto
Almeida Filho,Odilon Marques
Hafner,Maria de Lourdes Marmorato Botta
author_role author
author2 Spadella,Maria Angélica
Moreira,Haydée Maria
Ribeiro,Zilda Maria Tosta
Guimarães,Ana Paula Ceolotto
Almeida Filho,Odilon Marques
Hafner,Maria de Lourdes Marmorato Botta
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro,Osni Lázaro
Spadella,Maria Angélica
Moreira,Haydée Maria
Ribeiro,Zilda Maria Tosta
Guimarães,Ana Paula Ceolotto
Almeida Filho,Odilon Marques
Hafner,Maria de Lourdes Marmorato Botta
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas
Avaliação de Desempenho
Currículo
Educação Médica
topic Aprendizagem Baseada em Problemas
Avaliação de Desempenho
Currículo
Educação Médica
description Este estudo teve por objetivo averiguar as potencialidades do Teste de Progresso (TP) no auxílio à gestão acadêmica. Foram analisados os desempenhos dos estudantes do curso de Medicina no TP aplicado em 2008 e reaplicado sem modificações em 2011. Os resultados demonstraram que, no TP de 2008, a progressão ocorreu a cada dois anos de curso, e no TP 2011 esta progressão iniciou-se somente a partir da terceira série. Nas áreas de Saúde Coletiva, Clínica Cirúrgica e Áreas Básicas, não houve acúmulo de conhecimentos gradativo desde o início do curso, o que merece reflexões por parte dos gestores do currículo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100068
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n1e02182013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005777199104