Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Beatriz Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lelis, Eloísa Lee, Campolina , Maria Clara Soares Barbosa, Fonseca , Maria Karoline Soares, Silva, Rodrigo Gonçalves da, Almeida, Rodrigo Mendes, Reis, Claudiojanes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bionorte
Texto Completo: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499
Resumo: Objetivo: Analisar a percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico privado. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 3 gestores do curso médico de instituição privada, que responderam uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se análise de conteúdo das entrevistas, que foram transcritas e revisadas. Resultados: A análise enfatizou o processo de organização do curso e a participação dos atores envolvidos na formação médica. O gestor destaca a estruturação do currículo aplicada na instituição, discorrendo sobre o papel da gestão acadêmica, a comunicação entre seus setores e o método de ensino, em suas características e impactos na formação acadêmica. Identificou-se a percepção dos entrevistados quanto à relação do estudante com as demandas comunitárias em saúde e com o corpo docente, reconhecendo pontos positivos e dificuldades a serem superadas na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Considerações finais: A atuação dos gestores na construção e aplicação da estrutura curricular ancora-se na adoção de metodologia ativa para a formação médica. O método é percebido como um avanço, contribuindo para uma formação holística e contextualizada com a prática e as demandas de saúde da população. A participação dos gestores é relevante, interferindo direta ou indiretamente, na qualidade desse processo.
id FUNORTE_b2ca0c75f5e0a16260a7d6646a3a60da
oai_identifier_str oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/499
network_acronym_str FUNORTE
network_name_str Bionorte
repository_id_str
spelling Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privadaEducação MédicaCurrículoGestão em saúdeAprendizagem baseada em problemasAvaliação educacionalObjetivo: Analisar a percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico privado. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 3 gestores do curso médico de instituição privada, que responderam uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se análise de conteúdo das entrevistas, que foram transcritas e revisadas. Resultados: A análise enfatizou o processo de organização do curso e a participação dos atores envolvidos na formação médica. O gestor destaca a estruturação do currículo aplicada na instituição, discorrendo sobre o papel da gestão acadêmica, a comunicação entre seus setores e o método de ensino, em suas características e impactos na formação acadêmica. Identificou-se a percepção dos entrevistados quanto à relação do estudante com as demandas comunitárias em saúde e com o corpo docente, reconhecendo pontos positivos e dificuldades a serem superadas na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Considerações finais: A atuação dos gestores na construção e aplicação da estrutura curricular ancora-se na adoção de metodologia ativa para a formação médica. O método é percebido como um avanço, contribuindo para uma formação holística e contextualizada com a prática e as demandas de saúde da população. A participação dos gestores é relevante, interferindo direta ou indiretamente, na qualidade desse processo.Centro Universitário FUNORTE2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/49910.47822/bn.v11i2.499Bionorte; v. 11 n. 2 (2022); 265-2842526-63492175-194310.47822/bn.v11i2reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499/322http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499/367Copyright (c) 2022 Claudiojanes Reis, Beatriz Rodrigues Nunes, Eloísa Lee Lelis, Maria Clara Soares Barbosa Campolina , Maria Karoline Soares Fonseca , Rodrigo Gonçalves da Silva, Rodrigo Mendes Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Beatriz Rodrigues Lelis, Eloísa LeeCampolina , Maria Clara Soares Barbosa Fonseca , Maria Karoline SoaresSilva, Rodrigo Gonçalves daAlmeida, Rodrigo MendesReis, Claudiojanes2023-04-11T17:51:38Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/499Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-04-11T17:51:38Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada
title Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada
spellingShingle Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada
Nunes, Beatriz Rodrigues
Educação Médica
Currículo
Gestão em saúde
Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
title_short Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada
title_full Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada
title_fullStr Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada
title_full_unstemmed Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada
title_sort Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada
author Nunes, Beatriz Rodrigues
author_facet Nunes, Beatriz Rodrigues
Lelis, Eloísa Lee
Campolina , Maria Clara Soares Barbosa
Fonseca , Maria Karoline Soares
Silva, Rodrigo Gonçalves da
Almeida, Rodrigo Mendes
Reis, Claudiojanes
author_role author
author2 Lelis, Eloísa Lee
Campolina , Maria Clara Soares Barbosa
Fonseca , Maria Karoline Soares
Silva, Rodrigo Gonçalves da
Almeida, Rodrigo Mendes
Reis, Claudiojanes
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Beatriz Rodrigues
Lelis, Eloísa Lee
Campolina , Maria Clara Soares Barbosa
Fonseca , Maria Karoline Soares
Silva, Rodrigo Gonçalves da
Almeida, Rodrigo Mendes
Reis, Claudiojanes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Currículo
Gestão em saúde
Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
topic Educação Médica
Currículo
Gestão em saúde
Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
description Objetivo: Analisar a percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico privado. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 3 gestores do curso médico de instituição privada, que responderam uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se análise de conteúdo das entrevistas, que foram transcritas e revisadas. Resultados: A análise enfatizou o processo de organização do curso e a participação dos atores envolvidos na formação médica. O gestor destaca a estruturação do currículo aplicada na instituição, discorrendo sobre o papel da gestão acadêmica, a comunicação entre seus setores e o método de ensino, em suas características e impactos na formação acadêmica. Identificou-se a percepção dos entrevistados quanto à relação do estudante com as demandas comunitárias em saúde e com o corpo docente, reconhecendo pontos positivos e dificuldades a serem superadas na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Considerações finais: A atuação dos gestores na construção e aplicação da estrutura curricular ancora-se na adoção de metodologia ativa para a formação médica. O método é percebido como um avanço, contribuindo para uma formação holística e contextualizada com a prática e as demandas de saúde da população. A participação dos gestores é relevante, interferindo direta ou indiretamente, na qualidade desse processo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499
10.47822/bn.v11i2.499
url http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499
identifier_str_mv 10.47822/bn.v11i2.499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499/322
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499/367
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
dc.source.none.fl_str_mv Bionorte; v. 11 n. 2 (2022); 265-284
2526-6349
2175-1943
10.47822/bn.v11i2
reponame:Bionorte
instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron:FUNORTE
instname_str Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron_str FUNORTE
institution FUNORTE
reponame_str Bionorte
collection Bionorte
repository.name.fl_str_mv Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
repository.mail.fl_str_mv editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br
_version_ 1797067933165289472