Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bionorte |
Texto Completo: | http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499 |
Resumo: | Objetivo: Analisar a percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico privado. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 3 gestores do curso médico de instituição privada, que responderam uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se análise de conteúdo das entrevistas, que foram transcritas e revisadas. Resultados: A análise enfatizou o processo de organização do curso e a participação dos atores envolvidos na formação médica. O gestor destaca a estruturação do currículo aplicada na instituição, discorrendo sobre o papel da gestão acadêmica, a comunicação entre seus setores e o método de ensino, em suas características e impactos na formação acadêmica. Identificou-se a percepção dos entrevistados quanto à relação do estudante com as demandas comunitárias em saúde e com o corpo docente, reconhecendo pontos positivos e dificuldades a serem superadas na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Considerações finais: A atuação dos gestores na construção e aplicação da estrutura curricular ancora-se na adoção de metodologia ativa para a formação médica. O método é percebido como um avanço, contribuindo para uma formação holística e contextualizada com a prática e as demandas de saúde da população. A participação dos gestores é relevante, interferindo direta ou indiretamente, na qualidade desse processo. |
id |
FUNORTE_b2ca0c75f5e0a16260a7d6646a3a60da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/499 |
network_acronym_str |
FUNORTE |
network_name_str |
Bionorte |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privadaEducação MédicaCurrículoGestão em saúdeAprendizagem baseada em problemasAvaliação educacionalObjetivo: Analisar a percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico privado. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 3 gestores do curso médico de instituição privada, que responderam uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se análise de conteúdo das entrevistas, que foram transcritas e revisadas. Resultados: A análise enfatizou o processo de organização do curso e a participação dos atores envolvidos na formação médica. O gestor destaca a estruturação do currículo aplicada na instituição, discorrendo sobre o papel da gestão acadêmica, a comunicação entre seus setores e o método de ensino, em suas características e impactos na formação acadêmica. Identificou-se a percepção dos entrevistados quanto à relação do estudante com as demandas comunitárias em saúde e com o corpo docente, reconhecendo pontos positivos e dificuldades a serem superadas na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Considerações finais: A atuação dos gestores na construção e aplicação da estrutura curricular ancora-se na adoção de metodologia ativa para a formação médica. O método é percebido como um avanço, contribuindo para uma formação holística e contextualizada com a prática e as demandas de saúde da população. A participação dos gestores é relevante, interferindo direta ou indiretamente, na qualidade desse processo.Centro Universitário FUNORTE2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/49910.47822/bn.v11i2.499Bionorte; v. 11 n. 2 (2022); 265-2842526-63492175-194310.47822/bn.v11i2reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499/322http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499/367Copyright (c) 2022 Claudiojanes Reis, Beatriz Rodrigues Nunes, Eloísa Lee Lelis, Maria Clara Soares Barbosa Campolina , Maria Karoline Soares Fonseca , Rodrigo Gonçalves da Silva, Rodrigo Mendes Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Beatriz Rodrigues Lelis, Eloísa LeeCampolina , Maria Clara Soares Barbosa Fonseca , Maria Karoline SoaresSilva, Rodrigo Gonçalves daAlmeida, Rodrigo MendesReis, Claudiojanes2023-04-11T17:51:38Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/499Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-04-11T17:51:38Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada |
title |
Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada |
spellingShingle |
Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada Nunes, Beatriz Rodrigues Educação Médica Currículo Gestão em saúde Aprendizagem baseada em problemas Avaliação educacional |
title_short |
Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada |
title_full |
Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada |
title_fullStr |
Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada |
title_full_unstemmed |
Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada |
title_sort |
Percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico em instituição privada |
author |
Nunes, Beatriz Rodrigues |
author_facet |
Nunes, Beatriz Rodrigues Lelis, Eloísa Lee Campolina , Maria Clara Soares Barbosa Fonseca , Maria Karoline Soares Silva, Rodrigo Gonçalves da Almeida, Rodrigo Mendes Reis, Claudiojanes |
author_role |
author |
author2 |
Lelis, Eloísa Lee Campolina , Maria Clara Soares Barbosa Fonseca , Maria Karoline Soares Silva, Rodrigo Gonçalves da Almeida, Rodrigo Mendes Reis, Claudiojanes |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Beatriz Rodrigues Lelis, Eloísa Lee Campolina , Maria Clara Soares Barbosa Fonseca , Maria Karoline Soares Silva, Rodrigo Gonçalves da Almeida, Rodrigo Mendes Reis, Claudiojanes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Currículo Gestão em saúde Aprendizagem baseada em problemas Avaliação educacional |
topic |
Educação Médica Currículo Gestão em saúde Aprendizagem baseada em problemas Avaliação educacional |
description |
Objetivo: Analisar a percepção da gestão acadêmica sobre a construção curricular de um curso médico privado. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com 3 gestores do curso médico de instituição privada, que responderam uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se análise de conteúdo das entrevistas, que foram transcritas e revisadas. Resultados: A análise enfatizou o processo de organização do curso e a participação dos atores envolvidos na formação médica. O gestor destaca a estruturação do currículo aplicada na instituição, discorrendo sobre o papel da gestão acadêmica, a comunicação entre seus setores e o método de ensino, em suas características e impactos na formação acadêmica. Identificou-se a percepção dos entrevistados quanto à relação do estudante com as demandas comunitárias em saúde e com o corpo docente, reconhecendo pontos positivos e dificuldades a serem superadas na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Considerações finais: A atuação dos gestores na construção e aplicação da estrutura curricular ancora-se na adoção de metodologia ativa para a formação médica. O método é percebido como um avanço, contribuindo para uma formação holística e contextualizada com a prática e as demandas de saúde da população. A participação dos gestores é relevante, interferindo direta ou indiretamente, na qualidade desse processo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499 10.47822/bn.v11i2.499 |
url |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499 |
identifier_str_mv |
10.47822/bn.v11i2.499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499/322 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/499/367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário FUNORTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bionorte; v. 11 n. 2 (2022); 265-284 2526-6349 2175-1943 10.47822/bn.v11i2 reponame:Bionorte instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) instacron:FUNORTE |
instname_str |
Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
instacron_str |
FUNORTE |
institution |
FUNORTE |
reponame_str |
Bionorte |
collection |
Bionorte |
repository.name.fl_str_mv |
Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br |
_version_ |
1797067933165289472 |