"Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos,Rosana Maria Paiva dos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gianini,Reinaldo José, Minari,Fátima Cristina, Luca,Ana Helena Seabra de, Rodrigues,Mauro Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100021
Resumo: O projeto "Vivendo o SUS", realizado com a participação dos alunos do primeiro ano do curso de Medicina da PUC/SP, visou introduzir os estudantes no contexto das ações do sistema público de saúde e suas relações com a população local, no município de Sorocaba. Posteriormente, com a reforma curricular do curso de Medicina, foi construído o Módulo de Prática em Atenção à Saúde (PAS), com desenvolvimento nos seis anos do curso. A realização desse projeto foi importante para estimular e nortear o processo de mudança curricular, por meio da execução de uma atividade que propiciou exercícios de reflexão sobre a experiência vivenciada pelo estudante de Medicina, estimulando a percepção de situações como o cuidado e a organização do processo de trabalho na atenção básica, as relações na equipe de saúde e as informações como ferramentas para o planejamento. Atualmente, o ensino médico, inserido no espaço da Atenção Básica, contribui na produção de conhecimentos para o aprimoramento do sistema de saúde local e, intervindo na realidade, forma um profissional mais habilitado e comprometido com a comunidade.
id ABEM-1_d8281f43d750d6589fce36fc8f91f445
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000100021
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling "Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básicaReforma CurricularAtenção BásicaEnsino MédicoIntegralidade em SaúdeO projeto "Vivendo o SUS", realizado com a participação dos alunos do primeiro ano do curso de Medicina da PUC/SP, visou introduzir os estudantes no contexto das ações do sistema público de saúde e suas relações com a população local, no município de Sorocaba. Posteriormente, com a reforma curricular do curso de Medicina, foi construído o Módulo de Prática em Atenção à Saúde (PAS), com desenvolvimento nos seis anos do curso. A realização desse projeto foi importante para estimular e nortear o processo de mudança curricular, por meio da execução de uma atividade que propiciou exercícios de reflexão sobre a experiência vivenciada pelo estudante de Medicina, estimulando a percepção de situações como o cuidado e a organização do processo de trabalho na atenção básica, as relações na equipe de saúde e as informações como ferramentas para o planejamento. Atualmente, o ensino médico, inserido no espaço da Atenção Básica, contribui na produção de conhecimentos para o aprimoramento do sistema de saúde local e, intervindo na realidade, forma um profissional mais habilitado e comprometido com a comunidade.Associação Brasileira de Educação Médica2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100021Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.1 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000100021info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos,Rosana Maria Paiva dosGianini,Reinaldo JoséMinari,Fátima CristinaLuca,Ana Helena Seabra deRodrigues,Mauro Paivapor2010-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000100021Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-06-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv "Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básica
title "Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básica
spellingShingle "Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básica
Anjos,Rosana Maria Paiva dos
Reforma Curricular
Atenção Básica
Ensino Médico
Integralidade em Saúde
title_short "Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básica
title_full "Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básica
title_fullStr "Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básica
title_full_unstemmed "Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básica
title_sort "Vivendo o SUS": uma experiência prática no cenário da atenção básica
author Anjos,Rosana Maria Paiva dos
author_facet Anjos,Rosana Maria Paiva dos
Gianini,Reinaldo José
Minari,Fátima Cristina
Luca,Ana Helena Seabra de
Rodrigues,Mauro Paiva
author_role author
author2 Gianini,Reinaldo José
Minari,Fátima Cristina
Luca,Ana Helena Seabra de
Rodrigues,Mauro Paiva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos,Rosana Maria Paiva dos
Gianini,Reinaldo José
Minari,Fátima Cristina
Luca,Ana Helena Seabra de
Rodrigues,Mauro Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma Curricular
Atenção Básica
Ensino Médico
Integralidade em Saúde
topic Reforma Curricular
Atenção Básica
Ensino Médico
Integralidade em Saúde
description O projeto "Vivendo o SUS", realizado com a participação dos alunos do primeiro ano do curso de Medicina da PUC/SP, visou introduzir os estudantes no contexto das ações do sistema público de saúde e suas relações com a população local, no município de Sorocaba. Posteriormente, com a reforma curricular do curso de Medicina, foi construído o Módulo de Prática em Atenção à Saúde (PAS), com desenvolvimento nos seis anos do curso. A realização desse projeto foi importante para estimular e nortear o processo de mudança curricular, por meio da execução de uma atividade que propiciou exercícios de reflexão sobre a experiência vivenciada pelo estudante de Medicina, estimulando a percepção de situações como o cuidado e a organização do processo de trabalho na atenção básica, as relações na equipe de saúde e as informações como ferramentas para o planejamento. Atualmente, o ensino médico, inserido no espaço da Atenção Básica, contribui na produção de conhecimentos para o aprimoramento do sistema de saúde local e, intervindo na realidade, forma um profissional mais habilitado e comprometido com a comunidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.1 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004269346816